Saúde Terapias

Conheça a origem e história do reiki

Origem e história do reiki

O reiki é uma das terapias holísticas mais difundidas no Brasil e no mundo.

Técnica capaz de auxiliar no tratamento de diversos distúrbios relacionados ao corpo, mente e espírito, o reiki utiliza a transmissão de energia através da imposição de mãos para trazer mais saúde e bem-estar.

Mas você sabe como e de onde surgiu o reiki? Leia este post e descubra a origem e história desta técnica.

Assuntos

O que é reiki

Mas antes de conhecermos a origem e história do reiki, é importante saber os principais conceitos desta técnica.

O reiki é uma técnica japonesa milenar de relaxamento e redução do estresse que promove a cura.

O termo reiki é composto por duas palavras japonesas: rei, que significa “sabedoria divina ou o poder superior” e ki que significa “energia vital”. Assim, podemos afirmar que o reiki é a energia vital espiritualmente guiada.

A técnica baseia-se na ideia de que uma energia vital invisível chamada ki flui por nosso corpo e é o que nos faz estar vivos. Se o nível de energia vital ki está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Já se estiver alta, nos sentirmos felizes e saudáveis.

História e origem do reiki

O reiki teve a sua origem formal por meio das pesquisas e vivências espirituais do Dr. Mikao Usui, apesar de haverem indícios de que técnicas de canalização da energia ki já existissem há muito mais tempo.

O Dr. Usui nasceu no Japão em 1865 e se dedicou, entre outras coisas, ao budismo e a técnicas que levassem à cura através do universo holístico.

Em sua juventude, Usui aprendeu uma técnica chamada kiko, na qual o terapeuta usa sua própria energia vital para curar o paciente, ficando exaurido. Não contente com essa prática, ele viajou pela China, Europa e Japão, visando encontrar uma técnica que o ajudasse no processo de cura sem exaurir a sua própria energia vital.

Durante as suas pesquisas, Usui aprendeu sânscrito e encontrou informações importantes sobre como restabelecer a energia ki no planeta nas anotações de um discípulo de Buda.

Com o intuito de encontrar verdadeira técnica de cura e auto cura, Usui viajou até o Monte Kurama, onde meditou e jejuou durante 21 dias, quando finalmente entrou em contato com a espiritualidade superior.

Em umas dessas meditações, Usui teve contato com um conhecimento superior e foi ensinado a utilizar a técnica do reiki, bem como seus símbolos e o método de imposição de mãos.

Foi então que, em 1922, Usui fundou a Escola Usui Reiki RyohoGakkai, em Tókio, que existe até hoje e já formou diversos terapeutas reikianos.

O reiki na atualidade e no Ocidente

A escola Usui Reiki Ryoho Gakkai formou, entre muitos terapeutas reikianos, um oficial da Marinha chamado Chujiro Hayashi, que iniciou a Mestra HawoyoTakata, a qual é responsável por difundir a técnica no ocidente.

Daí em diante a técnica foi se difundindo rapidamente por diversos países e hoje é faz parte das chamadas terapias holísticas.

Atualmente, o reiki é ensinado por todo o mundo e aplicado com sucesso em pessoas que buscam harmonia e a cura integral do corpo. Com cada vez mais destaque, a técnica é utilizada até mesmo em hospitais, como por exemplo, o Hospital Sarah Kubitscheck em Brasília.

Você já conhecia a origem do reiki? Tinha ideia da história da técnica? Posta nos comentários!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */