A primavera é a estação delas, as flores. E não tem como falar de flores sem falar das orquídeas, de seu multicolorido, curiosidades e dicas de cultivo. Afinal, o florescimento depende muito de sua adaptação ao ambiente, e não somente da época do ano.
Para manter as sensíveis orquídeas saudáveis e lindas, é preciso reforçar os cuidados com a drenagem no vaso, investir em fertilizantes e não esquecer de regar as folhas.
Um detalhe importante: é necessário conhecer o tipo de orquídea para adequar os cuidados.
Falta ou excesso de luz, água demais, substratos errados e mudanças no local de cultivo são aspectos capazes de comprometer os brotos. Ou seja, orquídeas exigem atenção!
Outras dicas de cultivo das orquídeas
• Prefira os vasos de barro, pois eles são porosos, favorecem a drenagem da água e, portanto, evitam que as raízes da planta apodreçam – ao contrário dos vasos de plástico.
• Jamais deixe a planta ultrapassar o limite do vaso. A dica é manter a orquídea dois dedos para dentro da superfície.
• Evite trocar a planta de vaso sem perceber de que lado surgem os brotos novos, também chamados de “parte da frente”. Eles precisam ficar livres, sem encostar na parede.
• Lembre-se de colocar nó de pinho ou placas de madeira na orquídea, para conservar a água por mais tempo e ainda decorar o vaso.
• Esterilize a tesoura antes da poda com um maçarico portátil ou a chama do fogão. Deixe o objeto esfriar antes de aparar a orquídea. O ideal é esterilizar o equipamento de novo se for podar outra planta, impedindo a transmissão de doenças.
• Aplique canela em pó depois de podar as orquídeas para cicatrizar naturalmente a planta.
• Fique de olho nas manchas na folhagem – que podem ser sinal de praga. Geralmente, detergente líquido diluído em água e borrifado nas folhas e raízes ajuda a resolver o problema.
Caso a infestação seja grande, aplique o sabão puro. Em seguida, deixe a planta na sombra, lave e replante.
• Troque de vaso depois de eliminar pragas. Se não for possível, lave bem o recipiente com cloro seguido de detergente neutro, enxaguando bastante antes de devolver a orquídea a ele.
• Saiba interpretar a coloração das folhas: muito escura quer dizer que está faltando luz. Então, troque a orquídea de lugar.
O recomendado é que a planta fique em local no qual seja possível tomar banho de sol até 9 h da manhã ou depois das 16 h. Do contrário, ela não vai florescer.
• As orquídeas também podem ser cultivadas no tronco das árvores que não façam sombra muito densa, como as mangueiras, por exemplo. Mas atenção: quando a planta florescer, não poderá ser levada para dentro de casa.
• Outra recomendação de plantio das orquídeas é que seus vasos fiquem o máximo possível no mesmo lugar e na mesma posição.
• Use placas para anotar o nome da espécie e o período da última floração.
• Plante orquídeas compatíveis com a região onde você vive, as que já foram catalogadas nela.
• Como as orquídeas florescem uma ou, no máximo, duas vezes por ano é interessante ter várias espécies diferentes, pois os ciclos de floração serão diversificados. Resultado: maior chance de ter sempre alguma bela flor por perto.
• Plante suas orquídeas em locais arejados, porém, sem exagero na ventilação, para não derrubar os vasos e prejudicar as flores.
As orquídeas são associadas à sofisticação. Donas de uma beleza única, elas fascinam gente no mundo inteiro.
Existem mais de 1,8 mil gêneros de orquídeas, sendo que o total de espécies pode ser algo em torno de 35 mil.
Que tal escolher a sua e aproveitar as dicas de cultivo de hoje para deixar seu ambiente ainda mais agradável e encantador?
Boa sorte! Até breve…
Veja também:
- Bromélias: Curiosidades e Dicas de Cultivo
- Rosas: Curiosidades e Dicas de Cultivo
- Flor-de-maio: Curiosidades e Dicas de Cultivo