Doenças Saúde

Osteoporose: o que é, como surge, quais os sintomas e como tratar?

O número de pessoas com osteoporose vem aumentando a cada dia e é importantíssimo se prevenir das fraturas que essa doença provoca. Infelizmente o número de mulheres com essa enfermidade é muito maior do que os homens. Conheça tudo sobre essa doença que deixa os ossos frágeis e quebradiços e como se prevenir.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Esta doença muitas vezes silenciosa é cruel e provoca sérios danos aos ossos, deixando-os completamente frágeis e quebradiços. Até hoje, a osteoporose é objeto de estudos e pesquisas diversas, mas nenhuma cura foi descoberta ainda.

As mulheres são as que mais sofrem com essa doença, geralmente ela começa a aparecer depois dos 40 anos e as fraturas que começam a surgir são bem delicadas. Acredita-se que os fatores metabólicos são os principais causadores do seu surgimento.

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença muito comum entre as mulheres que possuem idade acima de 45 anos. Ela costuma ser silenciosa e só é descoberta depois da primeira fratura.

Com o aumento da idade, o corpo vai se tornando mais frágil, aumentando assim a quantidade de fraturas.

Os ossos vão se formando até os 20 anos de idade e depois dos 40 ele vai se desgastando. Os osteoblastos e osteoclastos são os responsáveis pela regeneração e renovação dos ossos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Enquanto os osteoclastos tem a função de absorver os minerais e eliminar algumas áreas de tecido ósseo, ele também cria cavidades que serão preenchidas pelos osteoblastos.

Todo o cálcio disponível no organismo é absorvido com a ajuda da vitamina D, isso significa que é possível que todo o esqueleto se renove pelo menos em um total de 10%.

7 fatores que contribuem para o surgimento da osteoporose

Quando completamos 35 anos, nosso corpo começa a envelhecer, esse fenômeno é completamente normal e faz parte de todo o processo fisiológico que todos irão passar.

Nesse processo de envelhecimento, ocorre uma maior quantidade de perda de massa óssea. Quando essa perda se torna exagerada e sem controle, surge a osteoporose.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Geralmente é uma doença que acomete muito mais mulheres e idosos, principalmente por causa dos fatores fisiológicos que cada um deles apresenta. Não pense que os homens estão imunes ao surgimento dessa doença, ela pode aparecer sim neles também.

Existem alguns fatores que contribuem e muito para o surgimento dela, a seguir você vai conhecer apenas 7. Veja:

1 – Mulheres

Como dissemos, a mulher tem uma maior tendência a desenvolver osteoporose, principalmente por causa da predisposição hormonal que elas apresentam, surgimento da menopausa, etc. Existe um hormônio feminino chamado estrógeno que é o responsável por manter os ossos delas saudáveis.

Depois que as mulheres entram no período chamado de menopausa esses níveis de estrógeno diminuem consideravelmente. Por conta disso, o surgimento dessa doença se torna mais comum e frequente.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

2 – Hereditariedade na família

Fatores hereditários podem contribuir para que você desenvolva essa doença. Se você teve um pai ou uma mãe com osteoporose, a probabilidade de você apresentar essa doença é enorme.

É muito importante que você faça uma visita ao seu médico, ele saberá te orientar da melhor maneira.

3 – Velhice

A medida que vamos envelhecendo, a perda de massa óssea é comum, por isso os ossos se tornam mais fracos, nessa idade é importantíssimo cuidar dos níveis de cálcio e praticar atividades físicas mais adequadas, para não ocorrer nenhuma fratura.

4 – Não se alimentar corretamente

Não saber se alimentar é um dos fatores mais importantes que contribuem para o surgimento da osteoporose. Infelizmente as pessoas estão se alimentando cada vez pior.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

É muito comum hoje em dia, as pessoas desembrulharem mais do que descascarem seus alimentos. Isso significa uma alimentação muitas vezes pobre em vitaminas e minerais.

Logicamente que existem algumas pessoas que apresentam doenças que acabam impossibilitando a absorção do cálcio e de outros minerais, nesses casos, a Nutricionista pode ser a melhor opção para você saber o que comer.

Ingerir pouco cálcio pode ser prejudicial para quem já está na fase de perda de massa óssea.

5 – Remédios

A ingestão frequente de alguns remédios pode ser um fator crucial para o surgimento da osteoporose.

Alguns remédios são muito agressivos para o organismo como os corticoides e os utilizados em quimioterapia para tratamento do câncer.

Converse com o seu médico e faça exames periódicos.

6 – Hormônios desregulados

Nosso corpo físico é como se fosse uma máquina e precisa sempre passar por uma manutenção periódica, porque como toda máquina existem ajustes a serem feitos.

Problemas hormonais podem contribuir para o aparecimento da osteoporose. Hipertireoidismo, hipotireoidismo, diminuição de estrógeno nas mulheres e testosterona nos homens, problemas com as glândulas supra renais também contribuem para o surgimento dessa doença.

7 – Hábitos não saudáveis

Cultivar hábitos que contribuam para o surgimento de doenças pode ser um fator determinante para o surgimento da osteoporose.

Infelizmente, as pessoas sedentárias acabam sendo em maior número quando o assunto é essa doença. Ficar muito tempo sentado na frente da tv ou do computador sem se exercitar pode ser fatal para os ossos.

Fumar então nem se fala, além de acabar com os ossos, o cigarro causa também inúmeras doenças.

Ser muito magro também pode ser prejudicial também sabia? Ter um índice de massa corporal abaixo de 19 pode ser a causa do aparecimento de osteoporose, justamente por causa do baixo índice de massa óssea.

Conheça alguns sintomas da osteoporose

Por ser uma doença silenciosa, a maioria das pessoas só descobrem que tem osteoporose depois do surgimento da primeira fratura.

Alguns sintomas costumam ser mais evidentes, veja:

  • Muita dor em todos os ossos e nas articulações, essas dores podem ser gerais ou localizadas;
  • Aumento do risco de fraturas;
  • Achatamento do corpo, geralmente as pessoas encolhem de 2 a 3 centímetros na altura;
  • Ombros caídos para frente;
  • Fraturas nas vértebras e no fêmur.

Se você sentir algum desses sintomas, procure um médico para lhe orientar o melhor tratamento.

Como tratar a osteoporose

Existem tratamentos ideais para a osteoporose e que só podem ser indicados por um médico de preferência com especialidade em Ortopedia.

Os tratamentos consistem principalmente em:

  • Ingerir os remédios indicados para esse tipo de patologia;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, esses alimentos são principalmente os derivados do leite, como o próprio leite, queijo, manteiga, iogurte, etc.
  • Praticar atividade física regularmente por pelo menos 3x na semana;
  • Fazer a utilização de suplementação de vitamina D, seu médico irá indicar a dosagem certa.

Nunca se automedique, pois isso pode ser mais prejudicial ainda para o seu organismo.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */