Beleza Cabelos

Óxido acetamide para alisar o cabelo: como funciona e como fazer?

Óxido acetamide

Todos sabem que existem muitos tratamentos populares atualmente para deixar o cabelo liso. Entre eles estão os produtos com formol, com queratina, entre outros. Mas nesse artigo vamos comentar sobre uma substância em especial que vem sendo bastante usada após as restrições quanto ao uso de química pela indústria cosmética: o óxido acetamide.

O que é o óxido acetamide ​​e do que é composto?

Antes de tecermos quaisquer comentários sobre os modernos tratamentos alisadores, devemos entender qual é a substância que é usada nele.

O óxido acetamide, ou apenas etanamida, é o amido do ácido acético. Com a fórmula química CH3CONH2, é usado para quebrar as pontes de dissulfeto da queratina em nossos cabelos. Assim, ao quebrar essas pontes, o aminoácido não danifica o cabelo, mas fornece força e vitalidade para a fibra capilar.

Por outro lado, pode-se dizer também que este amido ajuda a selar a cutícula do dos fios e a restaurá-la. Isso, de forma que, ao aplicar o tratamento, contribua para que não aconteça a desidratação dos fios.



Na suavização dessa substância é preciso entender que este não é o único componente que faz o liso perfeito ser possível. Para alcançar o cabelo que é desejado, é essencial que esteja presente na composição o ácido glioxílico para reafirmar o processo.

Óxido acetamide



Aspectos a considerar sobre o óxido acetamide

Depois de conhecer alguns detalhes acerca do que é o óxido acetamide, certamente qualquer mulher se sentirá muito atraída por ele. Portanto, é importante que antes de se encontrar uma pessoa para tratar dos fios, é preciso levar em conta certas questões.

Essa forma de escova progressiva não se concentra apenas na suavização dos cabelos rebeldes, mas também contribui para a restauração da fibra capilar. Existem diversos tipos de produtos usados para o alisamento que utilizam os complexos de bio-redução. São eles que tornam possível o efeito suave e a redução de volume nos fios.

Mas como a palavra “química” ainda assusta muitas mulheres em se tratando das madeixas é possível que se questione se esse procedimento é prejudicial ou não à saúde. Bem, aparentemente esses componentes não seriam um problema, já que estamos falando de um amido que entra para nutrir.

Se você tem receio, mas mesmo assim optou pela progressiva com óxido acetamide, fique atento aos seguintes detalhes:

  • Seus olhos não devem ficar irritados e nem será preciso suportar cheiros desagradáveis ​ também;
  • O óxido acetamide não gera vapor quando aplicado;
  • Mesmo considerando o efeito e a segurança deste componente, é possível dizer que tanto as mulheres grávidas quanto as crianças não devem usar nenhum tipo de progressiva. Nestes casos, recomenda-se a realização de um tratamento à base de queratina, em vez do próprio alisamento;
  • Não é preciso passar dias sem molhar o cabelo ou sem prendê-lo. É claro que, após aplicar a acetamide, o sal deve ser evitado, tanto a partir da água do mar como dos produtos capilares que o contêm.

Qual é a eficácia e durabilidade do óxido acetamide no nosso cabelo?

A eficácia deste produto é evidente logo de imediato. No entanto, devemos ressaltar que, na realidade, seu resultado não é para sempre e que seu efeito dura entre 3 e 5 meses. Após esse período, as raízes começarão a mostrar a diferença, por isso requer um retoque.

Para obter um belo alisamento é necessário transformar as pontes de dissulfeto ou cisteína através do óxido acetamide e ácido glicoxílico. Este último, que vem de plantas e microorganismos, abre a cutícula para fazer a acetamide penetrar e conseguir modificar estas pontes dissulfeto para obter, como resultado, a final suavização em que o cabelo fica liso, brilhante e com a aparência saudável.

Além disso, devemos salientar que óxido acetamide não é prejudicial para a saúde do cabelo, ao contrário. Graças à sua capacidade de penetração na fibra capilar, os fios são reparados, nutridos e hidratados.

Deste modo, qualquer tratamento de cabelo feito através este amido, não causa nenhuma contraindicação, irritação ou dano, deixando os resultados imediatamente visíveis, com um cabelo mais macio, saudável e uma excelente textura.

Óxido acetamide

Como fazer uma aplicação com óxido acetamide

Quanto à aplicação da acetamide, a primeira coisa, a saber, é que este tipo de progressiva deve ser feito apenas por um verdadeiro profissional, um especialista em relaxantes permanentes que pode oferecer profissionalismo e garantir se o cabelo está apto ou não para receber o tratamento.

Nós se pode ir a qualquer cabeleireiro. É preciso conhecimento e experiência dos componentes que agem em alisadores de cabelo. Assim como os horários de pausa, sua execução devida e a aplicação correta e personalizada, dependendo da natureza do nosso cabelo, para obter os melhores resultados.

De um modo geral, as diretrizes que devem ser seguidas para uma aplicação correta do óxido acetamide, são as seguintes:

O cabelo é preparado lavando duas vezes para conseguir uma limpeza profunda e para ajudar a cutícula a abrir para receber o tratamento mais tarde;

O produto é aplicado uniformemente para que seus componentes penetrem em toda a fibra capilar;

Em seguida, o cabelo é seco com um secador e passado ​​a prancha em mecha por mecha;

Posteriormente, o cabelo é enxaguado e uma máscara de vedação é aplicada, deixando-o pronto para o profissional moldar o cabelo e dar-lhe a forma desejada;

É importante saber que a acetamide não deve ser aplicada no mesmo dia em que uma coloração tiver sido feita. Também não se pode esquecer que essa substância pode clarear nossos cabelos um ou dois tons, não só em cabelos tingidos, mas também no próprio cabelo natural.

Da mesma forma, o ácido acetamide oferece a capacidade de lidar com diferentes tipos de temperaturas ao passar a prancha no cabelo. Tudo depende das condições naturais dos fios, padrões indicados no próprio produto e experiência de trabalho do especialista para regular corretamente os tempos.

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo. E se você decidir fazer o alisamento com óxido acetamide, não se esqueça de nos contar sobre sua experiência.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.