Datas Comemorativas

Painel de Natal: 3 ideias para montar o seu

Montar painel de Natal é uma atividade comum em locais que abrigam grande quantidade de pessoas que necessitam viver em conjunto, desenvolver um trabalho em equipe, exercer o espírito de grupo para se sobressair nas atividades corriqueiras. É uma forma de introduzir o ambiente dentro do espírito natalino, promover interação e se organizar atividades de confraternização em razão da data comemorativa.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

No entanto, poucos lugares são mobilizados de maneira significativa pela implantação de painel de Natal como em escolas, berçários e hospitais. A criançada fica encantada com as cores chamativas e típicas desta época do ano, ainda estão aprendendo sobre o significado, a história por trás da data, e normalmente são incumbidas de ajudarem os professores e orientadores a montar o painel de Natal por meio de trabalhos manuais e de artesanato. Além de, claro, não demorarem muito a perceber que é a ocasião em que se ganha presentes e se come doces e salgados difíceis de serem feitos ao longo do ano.

Ou seja, novidade, trabalho em grupo, expectativa alta: painel de Natal dá super certo em ambiente de aprendizado.

Mas não precisa se limitar a apenas escolas e empresas, porque não fazer em casa se tiver um espaço apropriado e se ajudar na decoração de Natal? Melhor ainda se tiver bastantes crianças na residência.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

E para te ajudar a ter algumas ideias de painel de Natal para montar no trabalho, na escola, creche, em casa, o TudoEla traz algumas sugestões neste post.

Então, bora conferir?

Siga na leitura!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Tipos de painel de Natal

Um dos modelos mais populares, devido a praticidade de se montar e o baixo custo, é o de Evil, Vinil e Acetato (EVA). Trata-se de placas emborrachadas muito utilizadas por artistas, artesãos, pois, apesar de firmes, têm elasticidade, há de diversas cores, são aderentes (antiderrapantes) e não fazem mal a saúde. Tais características tornam essas placas úteis também para medidas de segurança, pois podem absorver impactos e serem usadas como instrumentos de ensino.

É possível aplicar neste material cola, seja a de bastão, a de cola quente ou de pressão, canetinha para desenhar ou pintar, tesoura de pontas redonda ou de outros tipos. As possibilidades são múltiplas.

Você comprar alguns adornos já prontos para serem colocados em painel de Natal do tipo EVA ou fazer as suas próprias peças com os recursos e habilidades que tiver em mãos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Outro detalhe importante é que você pode utilizar este material para enfeitar outros lugares além da parede, como a porta da sala de aula, do escritório, hospital etc.

Há modelos de custo ainda mais baixos como os de cartolina e de tinta colorida.

Algumas ideias de painel de Natal

As ilustrações mais básicas envolvem frases de Natal, o Papai Noel e as renas, mas fazer todo ano sempre a mesma coisa pode deixar a atividade mais aborrecedora do que prazerosa. Há alternativas menos óbvias como: bonecos de neve, presépio, uma grande árvore de Natal.

Quanto a esta última, uma forma prática e educativa para fazê-la em um painel de Natal é por intermédio de:




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

CDs

Isso mesmo, os antigos e obsoletos CDs. Se alguém perguntar, você tem a oportunidade de explicar qual a sua utilidade e ainda passar ensinamentos de ecologia, de reciclagem, pois essa ideia de painel de Natal aproveita-se desse conceito para dar nova utilidade a algo que não é, ou quase não é mais, utilizado.

Utilize o objeto metálico como uma espécie de porta-retratos, inserindo a foto de um aluno com o gorrinho de Natal em cada unidade. No painel, ordene esse CDs com fotos em formato pirâmide para simular uma árvore natalina. Coloque uma ilustração, um recorte de um vaso sob a base para reforçar a ideia da imagem que se quer passar. No entorno, aplique sinos, laços, guirlandas etc.

Feliz Natal com o bom velhinho

Outra ideia de painel de Natal é novamente partir do básico com uma manjada frase natalina como “Feliz natal”, mas adicionar alguns detalhes em volta, cercando a frase em letras garrafais.  No caso, esses detalhes seriam a face do Papai Noel feita por cada aluno, filho, neto etc.

Oriente-os a cortar um pedaço de uma cartolina parda, depois desenhar ou colar duas bolas pretas sobre o papel com um pontinho branco dentro dos círculos pretos. Estes são a face e os olhos do funcionário da Coca-Cola.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Em seguida, instrua-os a fazer um novo círculo com o mesmo diâmetro dos olhos, mas em vez de preto, que seja vermelho. Será o nariz do condutor do trenó.

O próximo item é o bigode que deve ser colado junto ao nariz, sobre a cartolina. O formato do bigode pode ser semelhante a um chapéu de cangaceiro.

A barba volumosa é simples: basta recortar tiras médias de papel sulfite branco, colá-las em conjunto abaixo do bigode e ao lado do nariz.

O gorro vermelho pode ser uma cartolina com a pontinha dobrada diagonalmente.

Na extremidade dobrada, determine a colagem de um recorte branco, na forma de um floco de neve, a fim de simular o pompom do gorro.

Para fazer a ligação do gorro vermelho com o rosto do Papai Noel, cole entre os dois um recorte em formato de nuvem, que cubra toda a extensão da face, e que contenha o nome do aluno.

Agora é só colar no painel e enchê-lo de outros adornos que julgar adequado.

Painel de Natal boneco de neve

Um painel de Natal rápido e fácil de fazer é o de bonecos de neve. Como é um tipo de desenho que não requer grandes detalhes fica mais fácil a sua montagem. Basicamente, necessita-se de tamanhos diferentes de círculos, sejam estes de material EVA ou até de pratos de plástico. A maior circunferência será a do corpo do boneco, a média a da cabeça e os menores para o nariz e os olhos. Estes últimos podem ser de papel ou pintados.

Depois, incremente como desejar: um gorro sobre a cabeça do boneco, flocos de neve caindo ao seu lado, formatos de galhos simulando seus braços, cachecol, enfim, use a criatividade.

Considerações finais

Foram expostas algumas ideias de painel de Natal, os materiais mais usados para este tipo de atividade, os locais mais comuns em que são usados e que fazem mais sucesso.

Gostou do conteúdo?

Curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de decoração.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */