Infográficos Nutrição Receitas Vegetais

Palmito: seus benefícios e algumas receitas deliciosas

Palmito

Se você está pesquisando sobre palmito, seus benefícios e algumas receitas deliciosas, está no lugar certo.

Nesta nova postagem traremos informações importantes sobre os benefícios desse vegetal em nossa saúde e também algumas maneiras de combiná-lo em pratos deliciosos. Um detalhe importante: o palmito além de bom para a saúde, ainda pode evitar algumas doenças.

Bom, você deve saber o que é o palmito, caso não, ele conta com um sabor particular, suculento, saboroso e levemente ácido. Geralmente é encontrado nos supermercados, próximo das azeitonas, bom, pelo menos aqui perto de casa. Sua cor é branca e conta com uma textura macia.

Parece delicioso, não? Mas as características do palmito não se limitam a esses pontos. Também contém pouquíssimas calorias e baixo teor de gorduras. Sabe o que isso quer dizer, não? Que é um ótimo alimento para compor uma alimentação equilibrada e saudável. E, caso não saiba de onde vem esse alimento riquíssimo, ele é retirado do miolo das palmeiras.

Segundo nutricionistas, o palmito é rico em nutrientes, tais como: vitaminas A, C e do Complexo B, isso sem mencionar a quantidade de minerais tais como: potássio e sódio e zinco, que são ótimos para fortalecer o sistema imunológico, entre outros, como por exemplo: ajudar no tratamento de inflamações, ajudando no metabolismo de proteínas que é essencial para os músculos.

E agora vamos destacar seis benefícios importantíssimos que esse vegetal proporciona ao nosso organismo.



Palmito: 5 benefícios para a saúde [Infográfico]

Palmito: 5 benefícios para a saúde [Infográfico]

Palmito e seus benefícios aos músculos

O palmito é ótimo para as pessoas que valorizam a saúde de seus músculos. Por ter uma quantidade relevante de zinco, esse mineral é o responsável em ajudar o organismo a processar as proteínas no organismo, além disso, tem o papel de nutrir os músculos, tornando-os saudáveis.

Palmito e seus benefícios para a pressão arterial

Isso é possível devido aos níveis de potássio que o vegetal traz em sua estrutura. O potássio é muito importante para a pressão arterial pelo simples fato de normalizá-la, evitando as quedas e picos repentinos. Isso se dá devido ao controle dos batimentos cardíacos e ainda melhora a saúde do coração.

Palmito e os benefícios intestinais

Bom, estamos carecas de saber que consumir fibras é extremamente importante para a saúde de nosso intestino, não é verdade? Pois é, e o palmito é riquíssimo nisso e pode ajudar e muito nesse quesito.

Palmito e os benefícios ao sono

Lembra que falei algumas linhas acima sobre as vitaminas, entre elas, do Complexo B? Então, essas vitaminas nos ajudam a ter noites de sonos com maior qualidade, melhorando nossos humores e reduzindo nosso estresse, ansiedade e até mesmo possíveis mudanças de humor.

Palmito e os benefícios para a saciedade

Como já dissemos, produtos ricos em fibra ajudam no funcionamento de nossos intestinos, correto? Mas, a ingestão de fibras tem outros pontos positivos muito importantes, ainda mais para quem está realizando aquela dieta ou remanejando seus hábitos alimentares. As fibras, além de ótimas para nosso intestino, ainda nos trazem a sensação de saciedade, reduzindo as idas e vindas à geladeira ou a dispensa em busca de algo para mastigar.

Palmito e suas restrições

Segundo alguns nutricionistas, as únicas observações que devem ser realizadas são as condições da embalagem do palmito. Certifique-se que está bem fechada, que não existe nenhuma abertura ou tentativa de abertura da tampa. Se quiser ter certeza, pressione a tampa no meio e se ela afundar, melhor pegar outro vidro. Muito cuidado ao comprar uma marca que não conhece ou até mesmo caseira.

Duas combinações deliciosas com palmito

Sabe quando bate aquela vontade de comer aquela torta deliciosa de café da tarde ou até mesmo pela manhã? Essa receita é super simples de fazer e com certeza vai proporcionar ao seu organismo uma boa dose de palmito e todos seus benefícios.

Ingredientes:

  • 250gr farinha de trigo;
  • 150gr gordura vegetal;
  • 150gr margarina;
  • Dois ovos;
  • Uma gema para dar aquela pincelada.

Recheio:

  • Três c. sopa de azeite (melhor para a saúde, veja aqui neste link);
  • Uma cebola;
  • Um tomate;
  • Duas latas de atum;
  • Um vidro de palmito, pequeno;
  • Uma lata de milho verde ou ervilha ou daquelas que vem os dois;
  • Meia xícara chá de azeitonas (melhor sem caroço ou aquelas cortadas)
  • Meia xícara chá cebolinha e salsinha;
  • Pimenta e sal a gosto;
  • Uma colher de sopa de farinha de trigo.

Modo de preparo:

Primeiro – Recheio:

Pegue uma panela e vamos colocar o azeite para dar aquela refogada básica na cebola e no tomate, depois que murchar, vamos colocar o atum, o palmito, azeitonas, ervilhas, sal, pimenta, cebolinha, salsinha, farinha de trigo (não coloque toda). A cada ingrediente, mexa para uma melhor homogeneidade. Depois de colocar todos, desligue e espere esfriar.

Segundo – Massa:

Pegue um bacia e coloque a farinha, a margarina, os ovos e a gordura vegetal e misture bem com uma colher, depois, utilize as mãos. Com um pouco de farinha reservada, solve a superfície, coloque em um saco polvilhado com farinha e abra-a com o rolo. Depois pegue uma assadeira de fundo falso, empregue seu recheio e logo em seguida, coloque a massa, agora vamos levar ao forno por 20m em temperatura de 180°C.

Salada de azeitonas com palmito

Essa é uma salada que, sinceramente, fica muito melhor preparar para comer no dia seguinte. Serve até oito pessoas. Mas você pode fazer para um almoço, sem problemas, ok?

Ingredientes:

  • Três vidros de palmito com 300gr;
  • 40gr ervas finas e secas;
  • Meia xíc. vinagre vinho branco;
  • Seis c. sopa de água;
  • Uma xíc. azeite;
  • 200gr azeitonas verdes fatiadas;
  • 150gr azeitonas pretas fatiadas;
  • Duas c. sopa de bacon picado.

Modo de preparo:

Pegue uma tigela e utilize um batedor ou garfo para misturas as ervas, água e o vinagre. Depois coloque o azeite, mas em fio e siga batendo. Agora pegue o palmito, escorra o líquido e corte em rodelas, feito isso, coloque junto ao molho e leve à geladeira por uma hora ou durante a noite. Na hora de servir, coloque as azeitonas e decore com o bacon. Caso queira algo mais saudável, basta tirar este último ingrediente.

E por hoje é só, espero que tenham gostado em conhecer um pouco mais a respeito desse vegetal que, quando o vemos no mercado, não damos o devido valor para suas propriedades benéficas para nossa saúde. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos sobre essa maravilha da culinária.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */