Pele

Pano branco na pele (micose de praia): causas, sintomas e tratamentos

Mais do que apenas atingir quem vive em áreas muito úmidas e quentes, o pano branco na pele pode marcar você em qualquer outro local!

Afinal, existe uma variedade imensa de doenças da pele. Mas, entre as mais comuns, é o nome popular que chega a assustar mais!

Ficou com medo do tal “pano branco na pele”?

Aqui, neste artigo, você vai poder entender mais do que se trata, a forma como ocorre, se é transmissível e até conhecer seus tratamentos.

Vem com a gente!

O fungo

Você já deve ter ouvido falar sobre as “clássicas” micoses de praia. Então, recebem o nome de “pano branco”.

Outra das várias infecções decorrentes de fungos, elas surgem na pele e se proliferam com facilidade, ainda mais em épocas quentes como o verão!

Isso por que nessas estações seu corpo transpira mais devido ao calor e à umidade excessiva. E sabe quem ama essas características? Os fungos!

Entre eles, o pano branco é, tradicionalmente, um dos mais relevantes. Passe um protetor solar e vem com a gente desvendar as causa, sintomas e tratamentos da conhecida micose de praia!

O pano branco

Também conhecido por a popular micose de praia, o pano branco na pele é uma doença cutânea responsável pela por um processo de despigmentação da pele.

Ele pode até lembrar o vitiligo, no qual as células que dão cor à pele não funcionam mais. Mas elas são diferentes, mantendo apenas esse sintoma em comum.

O pano branco (ou o termo médico pitiríase versicolor) ainda apresenta manchas decorrentes da despigmentação cutânea diferentes das de casos de vitiligo.

Assim como suas causas.

Vamos mergulhar nessas dúvidas com você, amiga leitora, e dar um banho de informação sobre essa maré de incertezas!

O pano branco é contagioso?

Primeira pergunta instintiva a qualquer pessoa! E a resposta é linda: não, Ele não é contagioso!

Apesar de mantermos diversos fungos e bactérias “do bem” no organismo, para você estar predisposta à doença é preciso dar oportunidade a ela, como os fatores:

  • Predisposição genética;
  • Suor exacerbado;
  • Sistema imune deficiente;
  • Calor excessivo;
  • Oleosidade demais na pele.

Locais comuns

Pode não existir câimbra na orelha, mas o pano branco tem suas áreas preferidas!

Além do fator oleosidade, o que favorece o crescimento do fungo, é a própria queratina produzida pela pele que o alimenta!

Assim, ele pode atingir qualquer área corporal, tanto em manchas nos ombros e costas quanto o lado inferior de axilas e braços. Confira e proteja-se!

Rosto

Como ele é um fungo que convive de boa com nosso organismo, o pano branco chega a ser mais comum na face.

Justamente em pessoas que têm a pele bem oleosa, devido ao alto nível de produção de umidade. Essa área se torna ideal para o surgimento do fungo.

Unha

Área sensível da estética feminina, uma forma comum de o fungo se alimentar é justamente se alimentando da queratina encontrada nas unhas.

E nessa área, ele vive como se estivesse em casa! O resultado é a tão conhecida micose de unha, uma das vilãs no assunto das micoses.

Os sintomas

Como se sabe, o surgimento de manchas brancas pela pele é sintoma número um do pano branco.

Embora essas manchas ainda possam apresentar coceiras e variações nada agradáveis, como:

  • Manchas amareladas ou brancas;
  • Descamação.

Entretanto, fique atenta ao surgimento desses sintomas em áreas como:

  • Pescoço;
  • Couro cabeludo;
  • Peito;
  • Costas.

Geralmente, as manchas do pano branco começam com tons leves e bem pequenas. Mas, com o tempo, os sintomas vão ficando evidentes.

Assim, alerte-se aos sintomas! Por que quanto antes você detectar seus sinais, mais eficiente e rápido o tratamento.

O que causa o pano branco

Com já falamos do fungo, vamos dar o nome dele: malassezia furfur. E que de fofo não tem nada!

Ele é comum em nosso corpo, embora sua proliferação pode espalhar quantidades nocivas de um ácido chamado “azelaico”.

Ele é o responsável pela produção de melanina para proteger nossa pele no momento em somos expostas aos raios solares.

Na prática, quando alguém toma um bronze na piscina ou na praia e tem esse fungo em quantidades excessivas, muitas partes do corpo vão ficar sem o bronze.

Isso vai definir a questão das manchas conhecidas por pano branco na pele!

Parando o fungo

Tudo bem que a proliferação do fungo do pano branco na pele ocorre pelo excesso de calor, oleosidade cutânea, suor e questões genéticas.

Mas saiba que pessoas que têm sistema imunológico fraco ficam ainda mais suscetíveis à micose de praia!

Lembre-se de que apenas um dermatologista tem o poder de dar a você o diagnóstico certo!

Mesmo assim, em caso de desconfiança, se você estiver com manchas circulares na pele, ainda que brancas ou amarelas e coçando ou não, agende uma visita médica!

É importante também ficar atenta a descamações locais!

Caso essas manchas estejam aumentando no verão e diminuindo no inverno, a exposição ao sol pode estar indicando problemas!

Tratamentos

Como o pano branco na pele é causado por fungos, seu tratamento requer a ação de pomadas especificas, usadas diariamente de acordo com a recomendação profissional.

Se esse tratamento não apresentar melhorar, pode ser preciso a prescrição de antifúngicos orais. Pois eles agem de modo bem intenso.

Apesar de chegar a ser necessário alguns meses as manchas de pano branco na pele desaparecem, em quase todos os casos os resultados são mais do que positivos!

A prevenção

Caso você já tenha tido o pano branco na pele uma vez, chegou a se tratar e desapareceu quando o clima ficou frio, já aprendeu que você pode ter uma predisposição ao fungo.

Mas é fácil se prevenir! Em linhas gerais, é ideal você tomar um banho longo sempre que sentir que transpirou demais!

Afinal, a oleosidade cutânea pode trazer esse tipo de doença. Assim, evite o sol e mantenha-se à sombra sempre que possível!

Claro que, amiga leitora, nossas dicas aqui são um complemento às orientações médicas!

Apenas mantenha sua cabeça informada coma a gente e aprenda que organismo é único. Ou seja, em caso de dúvida, não dê ouvidos à vizinha.

Para garantir sua saúde e a certeza de estar livre do pano branco na pele, invista também numa vida saudável!

/* ]]> */