Beleza Cabelos Pele

Pantogar faz o cabelo crescer? Veja os benefícios, como usar e efeitos colaterais

Você está sofrendo com a queda dos fios ou dificuldade do cabelo em crescer? Calma, amiga, você não é a única!

De acordo com dermatologistas, esses problemas podem acontecer por diversos fatores, desde uma alimentação deficiente de nutrientes essenciais à fibra capilar, aumento do estresse, acúmulo de resíduos de produtos capilares no couro cabeludo (o chamado efeito build-up), uso abusivo de aparelhos de calor, como secador e chapinha, além de procedimentos químicos, que podem danificar os fios e causar a quebra, queda dos fios e dificultar o desenvolvimento de outros novos.

A boa notícia é que já existem no mercado de beleza vários produtos, tratamentos e medicamentos ideais para devolver os nutrientes às madeixas e, portanto, ajudar a combater qualquer deficiência de vitaminas nos fios, potencializando a força e desenvolvimento capilar, como é o caso do famoso Pantogar, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje…

Veja também: Pill Food faz o cabelo crescer? Saiba tudo sobre esse suplemento alimentar!

Muito provavelmente, você já deve ter ouvido muitas blogueiras ou celebridades comentando sobre esse remédio, mas nunca soube, de fato, para o que ele serve e quais os seus efeitos no cabelo. Trata-se de um suplemento alimentar no tratamento de cabelos e unhas, em caso de queda, fragilidade, fios muito finos ou quebradiços e prevenção de cabelos brancos, além de melhorar a saúde de unhas fracas, quebradiças ou rachadas.

Mas, afinal, será que Pantogar funciona de verdade? Para tirar todas as suas dúvidas acerca desse medicamento, eu decidi falar nos próximos parágrafos sobre os benefícios, modo de usar, efeitos colaterais e contraindicações do Pantogar. Vamos lá? Então, venha comigo…

O que é e para que serve o Pantogar?

Pantogar é um medicamento oral para cabelos – e unhas também – que ajuda a combater problemas como a perda de fios por motivos inespecíficos, fios fragilizados, finos, sem vida, quebradiços, sem cor, danificados pelo sol e raios UV, além da prevenir o aparecimento de fios brancos.

Quando se fala em queda capilar, o suplemento vitamínico atua em casos de perda sazonal de fios (eflúvio telógeno) e nos casos de perda difusa de fios (alopeciadifusa) em mulheres, entre outras.

Para quem não sabe, a chamada perda difusa de cabelos acontece devido a um desequilíbrio entre a fase de crescimento (anágena) e fase de queda dos fios (telógena), ocasionando a catágena (transição entre a fase ativa do folículo e a raiz dos fios), que pode ser causada por diversos fatores e resulta na queda de 10% dos fios, podendo chegar a 30%.

Veja também:Entenda como funciona o ciclo de vida dos cabelos

Entre os fatores associados à perda difusa dos fios, podemos citar problemas hormonais, nutricionais, doenças (como o diabetes, por exemplo), reações a medicamentos, problemas psíquicos, traumas físicos causados por fraturas ou cirurgias, estresse, entre outros.

Para prevenir ou combater a queda do cabelo e dificuldade deste em crescer e se desenvolver, ele fornece uma excelente carga de nutrientes à fibra capilar, que ajudam a driblar todos esses problemas, como é o caso do pantonetato decálcio, cistina, tiamina e vitaminas que são benéficos para o cabelo e para as unhas, além da queratina, um dos principais componentes do cabelo.

Com isso, ao tomar o Pantogar, você pode evitar queda e quebra dos fios, além de promover um melhor crescimento, uma vez que eles estarão mais fortalecidos, por conta da boa dosagem de vitaminas que eles irão receber da formulação do medicamento. Além disso, por fortalecer os fios, Pantogar também estrutura e aumenta a resistência destes aos danos químicos (como tinturas e alisamentos), mecânicos (como secador, chapinha e babyliss) e da luz solar.

Veja também:10 segredos para o seu cabelo crescer rápido

Composição

Cada cápsula contém:

  • Excipientes: celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona, dióxido de silício. (Basicamente, são componentes que servem para deixar os medicamentos na forma como os conhecemos).
  • Cistina: 20 mg
  • Pantotenato de cálcio: 60 mg
  • Nitrato de tiamina: 60 mg
  • Queratina: 20 mg
  • Levedura medicinal: 100 mg
  • Ácido aminobenzóico: 20 mg

O Pantogar possui altas doses de cistina, queratina, tiamina, pantotenato de cálcio, ácido aminobenzoico e levedura em sua composição, que são nutrientes que possuem função estimulante no crescimento dos fios, atuando na nutrição da raiz capilar, além de ajudar a diminuir a queda dos fios prematuramente.

Confira, a seguir, os principais benefícios desses importantes ingredientes encontrados na bula do Pantogarpara os nossos cabelos:

Vitamina B1 (Tiamina)A vitamina B1, ou tiamina, como também é conhecida, faz parte das vitaminas do complexo B. Ela possui inúmeras funções no organismo, dentre elas, melhorar a saúde da nossa pele e dos cabelos, em especial, no tratamento da queda dos fios.

Vitamina B5 (Pantonetato de cálcio)Também pertencente ao complexo B e conhecida como ácido pantotênico ou pantonetato de cálcio, a vitamina B5 atua no fornecimento adequado de energia para as células, ajudando os folículos capilares a se manterem sempre nutridos, o que previne a queda do cabelo.

Vitamina B10 (ácido aminobenzoico): Mais comumente conhecida como ácido fólicoou ácido aminobenzoico, essa vitamina pode ajudar a prevenir a queda de cabelo, além de evitar o aparecimento precoce de fios brancos.

Cistina: Além de seu alto poder antioxidante, esse aminoácido também participa da formação de queratina no cabelo, principal proteína dos fios, além de ser responsável pelo funcionamento natural da raiz capilar.

Queratina: Formada por aminoácidos, essa proteína fibrosa faz parte da estrutura dos nossos cabelos e pele, representando 90% de um só fio capilar. Ela ajuda a preencher falhas causadas por danos externos e deficiência de nutrientes, além de proteger os fios e atuar no tratamento da queda dos mesmos.

Levedura medicinal: Obtida a partir do levedo de cerveja, esse ingrediente é rico em nutrientes, como oligoelementos e vitaminas, que ajuda a ativar o metabolismo e, ainda, estimula a formação de novas células capilares, outro ponto positivo para quem quer começar a tomar o medicamento para combater a queda capilar.

Benefícios

Ainda está na dúvida se o Pantogar faz bem para o seu cabelo e pode ajudar no crescimento e combate à queda dos fios? Então, veja abaixo os 5 principais benefícios do medicamento:

  1. Previne e combate a queda de cabelo;
  2. Fortalece os fios;
  3. Previne o aparecimento de fios brancos;
  4. Ajuda no melhor crescimento e desenvolvimento do cabelo;
  5. Aumenta a resistência dos fios aos danos químicos (como tinturas e alisamentos), mecânicos (como secador, chapinha e babyliss) e da luz solar.

Como tomar?

Não existe nenhum segredo especial para tomar o Pantogar e conseguir os efeitos desejados mencionados anteriormente. De acordo com a bula do medicamento, adultos devem tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia, ou seja, no máximo, 3 cápsulas ao dia, enquanto crianças maiores de 12 anos podem ingerir de 1 à 2 cápsulas ao dia, sendo recomendado não ultrapassar a dosagem de 2 cápsulas ao dia.

Para combater a queda e melhorar o crescimento do cabelo, o tratamento deve ser feito pelo período mínimo de 3 a 6 meses, conforme as instruções acima. Se necessário, o tratamento pode ser continuado ou repetido. Além disso, o remédio não pode ser aberto, partido ou mastigado.

Pantogar funciona mesmo?

Antes de usar o Pantogar, o correto é procurar um médico dermatologista para verificar quais as possíveis causas da queda do seu cabelo, que pode acontecer por diversos fatores, tais como dermatites, seborreias, caspa, alterações hormonais, nutricionais ou qualquer outra condição clínica, que deverá ser avaliada e diagnosticada a partir e exames físicos feitos pelo profissional de saúde.

Depois disso, o seu médico deverá indicar a melhor forma de tomar o medicamento, de acordo com a sua rotina e problema que está desencadeando a queda capilar. Por ser rico em diversos nutrientes essenciais aos nossos fios, o Pantogar funciona de verdade e, sim, pode driblar a queda capilar, bem como melhorar o crescimento do cabelo.

Para isso, você precisa seguir o tratamento corretamente, com as dosagens e período indicados pelo seu dermatologistas ou como recomendam as instruções da embalagem do produto. Normalmente, os resultados começam a ser observados após cerca de três meses após o início do tratamento. De acordo com o site do fabricante, 70% dos usuários dizem estar satisfeitos com os resultados.

Além disso, na internet é possível encontrar várias resenhas com relatos de mulheres e homens que já usaram o Pantogar e notaram efeitos positivos na queda de cabelo e crescimento dos fios. Ficou na dúvida? Pesquise no Google para encontrar vários antes e depois de usar Pantogar!

Mas vale ressaltar que, se você sofre com alopecia androgenética e alopecia cicatricial, o medicamento não irá ajudar. Neste caso, você precisará de acompanhamento médico especializado para combater a queda capilar que tem origem genética.

Efeitos colaterais

Por se tratar de um composto mais natural, o Pantogar não apresenta muitos efeitos colaterais. No entanto, há relatos de alguns pacientes que notam a estagnação do crescimento capilar e queda dos fios após interromper o uso, mesmo que em menor quantidade, se comparado ao início do tratamento. Não foram notados efeitos graves, mas alguns usuários podem apresentar:

  • Gases e dores abdominais;
  • Sudorese excessiva;
  • Urticária e coceiras na pele;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Enjoos.

Por isso, é importante seguir corretamente as instruções de uso da embalagem e do seu médico. Caso ocorra qualquer um dos sintomas mencionados, suspenda o uso do produto e procure ajuda médica.

Contraindicações

Apesar de ser natural, o Pantogar também possui algumas contraindicações. Portanto, o tratamento com o medicamento está proibido para os seguintes grupos de pessoas:

  • Gestantes com menos de 4 meses de gravidez;
  • Crianças menores de 12 anos;
  • Alérgicos a quaisquer dos componentes da fórmula;
  • Pacientes que tomam antibióticos que contém sulfonamida, pois a interação com esse medicamento pode reduzir os seus efeitos. Esse composto pode ser encontrado a partir dos seguintes nomes na embalagem: sulfadiazina, sulfabenzamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfacetamida e sulfametoxazol.

Onde comprar e preço

O Pantogar pode ser encontrado facilmente em farmácias, inclusive de manipulação. O preço varia entre R$ 140 e R$ 170, o que vai depender da região onde você mora. Para as compradoras virtuais, a boa notícia é que também é possível comprar o produto pela internet.

Perguntas frequentes

1 – Pantogar engorda?

Não. Isso é mito! Muitas pessoas passaram a acreditar nisso pelo fato de o medicamento conter vitaminas do complexo B em sua composição, que têm, entre outras funções, a de abrir o apetite. No entanto, segundo os médicos, você só terá sintomas de fome se esses nutrientes estiverem em deficiência no seu organismo.

Além disso, cada comprimido do Pantogar contém apenas meia caloria, o que não irá trazer nenhum efeito no seu corpo. O produto também não causa retenção líquida.

2 – Homens também podem usar Pantogar?

Sim. Mas apenas em casos de cabelos fracos, quebradiços ou danificados pelo uso de químicas. O medicamento não será eficaz contra a calvície masculina.

3 – O que eu faço se esquecer de tomar um dia?

Caso você se esqueça de tomar uma cápsula do Pantogar, você pode tomá-lo no exato momento em que se lembrar, sem qualquer problema.

4 – O que acontece se eu tomar mais cápsulas do que deveria?

Não há informações ou registros no caso de tomar dosagens exageradas do Pantogar.No entanto, vale lembrar que não é preciso tomar mais cápsulas do que o indicado pelo médico ou nas instruções da embalagem, pois não trará nenhum benefício a mais e, ainda, pode ser que haja algum efeito colateral indesejado, como os que mostrei no decorrer desse artigo.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento e sintomas indesejados, suspenda o uso do produto e procure rapidamente socorro médico. De preferência, leve a embalagem ou bula do medicamento com você para ajudar os médicos a avaliarem o seu caso mais rapidamente. Se precisar de mais orientações, ligue para 0800 722 6001.

5 – Quem está amamentando pode tomar Pantogar?

Sim. Não há qualquer restrição conhecida para o uso do medicamento por mulheres lactantes. Porém, de qualquer forma, o mais indicado é conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento com Pantogar ou qualquer outro produto.

6 – Pantogar tira o efeito de anticoncepcional?

Não. De acordo com o médico Dr. Charles Schwambach, do site Médico Responde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Homeopatia pela Fundação Homeopática Benoit Mure de Florianópolis (SC), o Pantogar não “corta” efeito de anticoncepcionais.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */