Saúde

Parar de fumar: principais benefícios para a saúde

Parar de fumar benefícios

Fumar é ruim para a sua saúde, e todo mundo sabe disso, mas e quanto aos benefícios reais que colhemos quando decidimos parar de fumar? O que podemos dizer sobre eles? Quais são os principais benefícios de parar de fumar?

É conhecido que parar de fumar traz benefícios para basicamente nosso corpo inteiro, e que nosso organismo passa a funcionar muito melhor, com normalidade. Dito isso, conheça agora os principais benefícios de parar de fumar.

Parar de fumar permite que você respire mais facilmente

As pessoas respiram com mais facilidade e tosem menos quando deixam de fumar porque a capacidade pulmonar melhora em até 10% no prazo de nove meses.

Nos seus 20 a 30 anos, o efeito do tabagismo na capacidade pulmonar pode não ser tão notável até você decide participar de uma corrida, mas a capacidade pulmonar naturalmente diminui com a idade. Em anos posteriores, ter capacidade pulmonar máxima pode significar a diferença entre ter uma velhice ativa e saudável, por exemplo.

Parar de fumar dá mais energia

Dentro de 2 a 12 semanas depois que você para de fumar, a sua circulação sanguínea melhora. Isso faz com que toda a atividade física, incluindo andar e correr, seja muito mais fácil.

Você também dará um impulso ao seu sistema imunológico, tornando mais fácil combater os resfriados e a gripe. O aumento do oxigênio no corpo também pode reduzir o cansaço e a probabilidade de dores de cabeça.

Pare de fumar e sinta-se menos estressado

A retirada da nicotina do organismo pode aumentar os sentimentos de estresse. Como o estresse da abstinência parece o mesmo que outros estresses, é fácil confundir o estresse normal com a abstinência de nicotina. Então, pode parecer que o tabagismo está reduzindo outras tensões, enquanto este não é o caso.

Na verdade, estudos científicos mostram que os níveis de estresse das pessoas são menores depois de parar de fumar. Se você está achando que está propenso ao estresse, então, substituir o tabagismo por outra coisa mais saudável e passar a lidar melhor com o estresse pode dar a você alguns benefícios reais.

Sexo melhor

Parar de fumar melhora o fluxo sanguíneo do corpo de forma a melhorar a sensibilidade. Os homens que param de fumar podem obter ereções melhores. As mulheres podem achar que seus orgasmos melhoraram e elas se tornam mais excitadas. Também foi descoberto que os não fumantes são três vezes mais atraentes para potenciais parceiros do que os fumantes.

Parar de fumar melhora a fertilidade

Os não fumantes acham mais fácil engravidar. Parar de fumar melhora o revestimento do útero e pode fazer o esperma dos homens mais potente. Tornar-se um não-fumante aumenta a possibilidade de concepção através da fertilização in vitro, e reduz a probabilidade de ter um aborto espontâneo. Mais importante ainda, parar de fumar melhora as chances de dar à luz um bebê saudável.

Parar de fumar melhora o olfato e paladar

Quando você para de fumar seus sentidos de olfato e paladar ganham um impulso. Você pode notar que os gostos e o cheiro dos alimentos são diferentes à medida que a boca e o nariz se recuperam devido às centenas de produtos químicos tóxicos encontrados nos cigarros.

Parar de fumar deixa a pele mais jovem

Parar de fumar retarda o envelhecimento facial e diminui o aparecimento de rugas. A pele de um não-fumante obtém mais nutrientes, incluindo oxigênio, e parar de fumar pode reverter a pele fina e alinhada que os fumantes costumam ter.

Parar de fumar é considerado muito melhor do que qualquer loção antienvelhecimento, uma vez que isso pode ajudar a melhorar imperfeições e a proteger a pele do envelhecimento prematuro e de rugas.

Dentes mais brancos e hálito fresco

Parar de fumar deixa seus dentes mais brancos, evitando os dentes amarelados dos fumantes, e é claro, ao parar você fica com o hálito muito mais fresco. Os ex-fumantes também são menos propensos do que os fumantes a desenvolver doenças de gengiva e perder os dentes prematuramente.

Pare de fumar para viver mais

Metade de todos os fumantes que fizeram uso do cigarro por um longo período de tempo morrem precocemente de doenças relacionadas ao tabagismo, incluindo doenças cardíacas, câncer de pulmão e bronquite crônica.

Os homens que deixaram de fumar aos 30 anos adicionam 10 anos à sua vida. As pessoas que expulsam o hábito aos 60 anos adicionam três anos à sua vida.

Em outras palavras, nunca é tarde demais para se beneficiar e parar. Ser livre do fumo não só acrescenta anos a sua vida, mas também melhora suas chances de uma velhice livre de doenças, e mais feliz.

Parar de fumar protege a sua família

Ao parar de fumar, você também estará protegendo a saúde de seus amigos e familiares não-fumantes.

O fumo passivo aumenta o risco de câncer de pulmão, doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Nas crianças, duplica o risco de contrair doenças de tórax, incluindo pneumonia, infecções da orelha, sibilos e asma. As crianças fumantes passivas também têm três vezes mais o risco de contrair câncer de pulmão na vida adulta em comparação com as crianças que vivem com não fumantes.

Melhoras no cérebro

Parar de fumar pode religar seu cérebro e ajudar a quebrar o ciclo do vício no cigarro. O grande número de receptores de nicotina em seu cérebro retornará aos níveis normais após cerca de um mês de abstinência.

Melhora a visão

Parar de fumar irá melhorar sua visão noturna e ajudar a preservar sua visão geral, interrompendo o dano que o tabagismo faz aos seus olhos.

Diminuição dos riscos cardíacos

Fumar é a principal causa de ataques cardíacos e doenças cardíacas. Mas muitos desses riscos cardíacos podem ser revertidos ao simplesmente parar de fumar. Parar de fumar pode reduzir sua pressão sanguínea e frequência cardíaca quase que imediatamente. Seu risco de ataque cardíaco diminui em 24 horas de abstinência.

Melhoras no sangue

Quando você para de fumar seu sangue ficará mais fino e menos propenso a formar coágulos de sangue perigosos. Seu coração também terá menos trabalho a fazer, porque poderá mover o sangue ao redor de seu corpo com mais facilidade.

Baixa o colesterol

Parar de fumar não vai livrar você dos depósitos de gordura que já estão no seu corpo, mas reduzirá os níveis de colesterol e gorduras que circulam no sangue, o que ajudará a diminuir o acúmulo de novos depósitos de gordura em suas artérias.

Parar o dano pulmonar

A cicatrização dos pulmões não é reversível. É por isso que é importante parar de fumar antes de causar danos permanentes aos pulmões. Dentro de duas semanas após parar de fumar, você pode notar que é mais fácil subir as escadas, com menos faltas de ar.

Prevenção de enfisema pulmonar

Não há cura para o enfisema pulmonar, mas parar de fumar quando você é jovem, antes de ter feito anos de dano nos seus pulmões, ajudará a protegê-lo de desenvolver um enfisema mais tarde.

Retorno de cílios

Os cílios dos pulmões começam a regredir e recuperar a função normal muito rapidamente depois de parar de fumar. Eles são uma das primeiras coisas do seu corpo a se curar quando você decide parar de fumar. As pessoas às vezes percebem que elas tossem mais do que o habitual em um primeiro momento quando elas param de fumar. Este é um sinal de que os cílios estão voltando à vida.

Menor risco de câncer

Parar de fumar evita que novos danos no DNA aconteçam e pode até ajudar a reparar o dano que já foi feito. Parar de fumar imediatamente é a melhor maneira de diminuir o risco de câncer.

Diminui a barriga

Ainda que você possa sentir mais fome eventualmente, parar de fumar irá reduzir a gordura da barriga e reduzir o risco de diabetes. Se você já tem diabetes, deixar de fumar pode ajudá-lo a manter seus níveis de açúcar no sangue.

Contagem normal de glóbulos brancos

Quando você para de fumar seu corpo começa a curar as lesões que o tabagismo causou. Eventualmente, sua contagem de glóbulos brancos voltará ao normal e não estará mais na defensiva.

Fluxo sanguíneo

Parar de fumar irá melhorar o fluxo sanguíneo para feridas, permitindo que nutrientes, minerais e oxigênio importantes consigam alcança-la para que esta se cure adequadamente, por exemplo.

Sistema imunológico mais forte

Quando você para de fumar, seu sistema imunológico não está mais exposto ao alcatrão e à nicotina, e assim ele se torna mais forte, e você terá uma menor probabilidade de ficar doente.

Músculos fortes

Parar de fumar ajudará a aumentar a disponibilidade de oxigênio em seu sangue, e seus músculos se tornarão mais fortes e saudáveis.

Ossos mais fortes

Parar de fumar pode reduzir seu risco de fraturas no presente e também na velhice. Mantenha seus ossos fortes e saudáveis e pare de fumar agora.

Como você pode perceber existem muitos benefícios ao parar de fumar, e esses benefícios se estendem a todo nosso corpo, permitindo que nosso organismo se recupere dos malefícios do cigarro e que funcione corretamente. Escolha uma vida saudável e pare de fumar hoje mesmo!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */