Pele

Parfum, Eau de Toilette, Eau de Parfum, Eau de Cologne: quais as diferenças?

Parfum, Eau de Toilette, Eau de Parfum, Eau de Cologne. Esses nomes nos cercam sempre que vamos comprar algum perfume. Nesse caso, pode haver muitas questões que influenciam na escolha do produto – a marca, o preço, o tipo de fragrância.

No rótulo, geralmente recebemos poucas informações sobre o que o frasco contém na realidade. Você provavelmente reconhecerá as categorias que os vidrinhos apresentam, mas talvez não saiba o que esses termos significam.

Encontrar a concentração correta é tão importante quanto escolher o perfume perfeito. Se for muito leve, vai desaparecer rapidamente. Se for muito forte, vai sufocá-lo. E talvez todos perto de você, o que é uma maneira rápida de arruinar um cheiro encantador.

Primeiro você tem que entender como essas fragrâncias são feitas. Fabricantes misturam os óleos naturais e sintéticos com um elemento transportador, como o álcool.

Isso estabiliza o perfume e dilui os óleos para criar o que você cheira em sua pele. O álcool é tão importante quanto os óleos porque controla a concentração do perfume e quanto tempo dura.

As categorias comuns abaixo mostram como os óleos são concentrados, permitindo que você saiba como o aroma será leve ou pesado.

As categorias relativas ao Parfum

Perfume Puro, Parfum ou Extrato de Perfum

Esses nomes podem ser um pouco enganosos, porque eles não estão se referindo ao óleo de perfume puro. Uma essência assim, tanto cheiraria desagradável como irritaria sua pele.

O perfume puro é a maior concentração de fragrância disponível – geralmente entre 15 e 30% de óleo. É suficiente para tornar a fragrância potente, perceptível e duradoura, possivelmente pelo dia todo.

A silagem, ou até que ponto a fragrância se estende de seu corpo no ar ao seu redor, é sempre muito perceptível com perfumes puros. Eles tendem a parecer densos no ar, como nuvens que você pode entrar e sair.

Quando você abraça alguém que está usando um perfume puro, é provável que cheire como essa pessoa por horas depois. Assim como um batom, eles podem se transferir.

Eau de Parfum (EDP)

Eau de parfum tem a próxima concentração mais alta de óleos essenciais, entre 15 e 20%. Eles são feitos para durar na pele durante todo o dia sem dar a pessoa que possivelmente está ao seu lado, uma dor de cabeça.

Também não é transferido o cheiro para o pescoço de outra pessoa depois de um abraço. Eles são a categoria de fragrância mais comum e normalmente como todas as novas fragrâncias são lançadas.

Muitos perfumes no balcão da loja de departamentos ou de farmácias são Eau de Parfum. O aroma será proeminente de manhã até a noite, e ainda deverá ser detectado quando você se trocar para dormir.

Eau de Toilette (EDT)

Eau de toilette tem uma menor concentração de óleos essenciais, geralmente de 5 a 15% São feitos para ter um desgaste mais leve na pele, não necessariamente duradoura até o final da noite.

Alguns afirmam que a Eau de Toilette é feita para uso diurno, enquanto a Eau de Parfum ou a Parfum é feita para a noite. No entanto, assim como na moda, nem sempre você deve seguir as regras. A prioridade é o que você gosta. Em caso de dúvida, faça o que quiser.

Embora muitas fragrâncias de sucesso tenham início como Eau de Parfum e sejam lançadas em versões mais leves, a Eau de Toilette, elas nem sempre compartilham as mesmas notas que suas contrapartes de Parfum.

Algumas das notas mais pesadas, como madeiras e patchouli, podem ser removidas para tornar a fragrância mais leve. Outras, como florais ou cítricas, podem ser adicionadas para aumentar a efervescência.

Alguns sugerem mudar sua fragrância após a Eau de Toilette desaparecer completamente. Mas, embora os óleos pareçam exalar da pele, eles tipicamente reacendem quando entram em contato com a umidade.

Você já sentiu o cheiro de sua fragrância quando lavou as mãos ou quando pegou uma chuva? Se você mesmo assim decidir por pulverizar outro perfume, certifique-se que é complementar. Algo como uma nova fragrância que pode dar outra vida para a mais antiga, e não “apaga-la”.

Eau de Cologne

Eau de Cologne é geralmente uma palavra-chave para aromas masculinos. Mas ela é, na verdade, o termo para uma concentração muito leve de óleos essenciais, geralmente de 2 a 4%. Isso significa que é misturada com mais álcool e dura apenas algumas horas.

Estes são ótimos para situações rápidas ou apenas para refrescar-se, mas não para o desgaste de um dia inteiro e toda a durabilidade que é necessária.

Eau Fraiche

Como o Eau de Cologne, o Eau Fraiche também tem uma concentração muito baixa de álcool, às vezes de 1 a 3%.

A diferença é que as colônias são misturadas ao álcool, como as fragrâncias tradicionais. Eau Fraiche é misturada principalmente com água e serve como uma reciclagem rápida no cheiro, sem um perfume duradouro.

A maioria das classificações e organizações dos perfumes nas prateleiras das lojas é por marca ou preço, não por tipo. No entanto, você poderá encontrar esses termos no rótulo. Ou também pode se informar com um vendedor o que está procurando.

Ah, e não se preocupe mais com isso. Há um tipo de fragrância que se adapta ao seu estilo de vida. Não importa se você está diariamente precisando da durabilidade clássica de um Eau de Parfum, uma opção mais pesada de um Parfum puro, ou algo mais leve e mais temporário como uma água doce.

Esse artigo tirou as suas dúvidas sobre as diferenças entre as variações de concentração de perfume? Se sim, compartilhe esse post em suas redes sociais.

/* ]]> */