Beleza Pele

Posso passar protetor solar na pele molhada?

Protetor solar na pele molhada

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCRA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e está acima da média mundial. Ou seja, não dá para brincar ou ser desleixado quando assunto é proteção de pele, proteção dos raios solares, não só nas épocas de férias, verão, mas também no dia a dia, afinal, como já diria o poeta “moro em um país tropical”.

Então questões, dúvidas relacionadas a proteção precisam ser esclarecidas, ficar bem claro para a população para que possa se proteger adequadamente. Nesse contexto a dúvida se passar protetor solar na pele molhada faz bem ou não vem bem a calhar.

Será que passar protetor solar na pele molhada faz mal? O que difere para a ação do produto quando a pele está molhada ou seca, se de fato diferir em algo? Quais seriam as consequências se não for uma boa prática? Quais são os mitos e verdades a respeito do protetor solar? Qual a quantidade ideal para se passar no corpo e em que momento do dia?

Tire todas essas dúvidas, essas questões sobre protetor solar a seguir. Começando pela nossa questão central: passar protetor solar na pele molhada faz bem ou mal?

Prossiga na leitura para descobrir!

Passar protetor solar na pele molhada, bem ou mal?

A prática comum é passar o creme protetor com o corpo seco, mas tem pessoas, os apressadinhos ou preguiçosos para se enxugar, que costumam passar protetor solar na pele molhada alegando que não faz diferença alguma, o creme tem contato com a pele de todo jeito.

Bem, essa lógica não encontra amparo na realidade coleguinha. Sinto dizer. Passar protetor solar na pele molhada tem diferença sim, a diferença é que os de pele seca vão se proteger melhor do que você, se passaram a dosagem correta, estarão menos propensos a desenvolver um câncer de pele dos que passaram protetor ainda com o corpo molhado.



Protetor solar na pele molhada

Mas porque isso ocorre?

Por questão simples, a água impede a total absorção do produto. É até lógico, você está passando uma pasta, um creme no corpo, algo oleoso, quando temos contato com substâncias de tal ordem o que fazemos para nos limparmos? Tomar banho, passar água no corpo. O mesmo se aplica nesse caso, a água acaba repelindo e levando consigo conforme escoa pelo corpo a substância inserida, ou parte dele, ocasionado de algumas partes absorverem mais, enquanto outras menos, do material aplicado no corpo.

E essa absorção seletiva, aleatória, ou seja, passa longe de ser uniforme, acaba contribuindo para a formação de manchas pelo corpo, já que o nível de proteção estará baixo, além, claro, de deixar o corpo mais vulnerável a exposição forte e prolongada do sol aumentando as chances de desenvolvimento de doenças sérias, como o malfadado câncer de pele.

Portanto, sobre passar protetor solar na pele molhada é uma prática que não deve ser estimulada, mas evitada, o jeito correto é passar o creme protetor com o corpo estando inteiramente seco.

Mas essa não é a única condição para garantir uma proteção adequada dos raios ultravioletas. Conheça as demais a seguir, nos tópicos abaixo.

Pós-banho

Se apontamos que passar protetor solar na pele molhada não é uma boa prática, pois a água impede total aderência, absorção do creme protetor na pele, com isso prejudicando a proteção de partes do corpo contra a exposição solar, significa que não ficamos em melhor situação quando entrarmos na água da praia para nos refrescar.

A água do mar também acaba retirando do nosso corpo a proteção, fazendo ser necessário passar o protetor toda vez que sair da água do mar.

Quando passar o protetor solar?

Neste artigo a respeito de passar protetor solar na pele molhada também vamos aproveitar para fornecer outras informações, esclarecer dúvidas que são muito recorrentes entre os banhistas. Uma observação curiosa que se faz é que a esmagadora maioria só resolve passar o protetor pouco antes de entrar no mar, estando no local, na praia.

Isso não faz muito sentido. Por que como dissemos a água tem o efeito de retirar o produto aplicado, muitas vezes mal dando tempo de agir na pele. O mais indicado, na verdade, o recomendado pelos dermatologistas, é de que a proteção seja adicionada, colocada no corpo pelo menos meia hora antes de se submeter a exposição prolongada dos raios solares. Ou seja, o protetor solar deve ser aplicado em casa e não sobre a areia da praia.

Protetor solar na pele molhada

Áreas esquecidas

Prosseguindo com o aprofundamento do tema passar protetor solar na pele molhada, as chamadas áreas esquecidas, as partes do corpo que não estão inclusas na maioria dos roteiros de mãos besuntadas com protetor solar, como orelhas, parte superior dos lábios, pálpebras. Tudo áreas que são ignoradas, que não recebem a mesma proteção de braços, pernas e troncos, mas que também necessita de uma assistência para evitar a criação de manchas e queimaduras.

Então, não se esqueça quando for passar protetor solar, pode parecer estranho no início, mas logo acostuma, passe o creme nas orelhas, pálpebras e parte superior do lábio e evite passar protetor solar na pele molhada.

A quantidade ideal

E qual seria a quantidade recomendada para se proteger legal dos raios solares nocivos a saúde da pele?

Existe uma medição indicada, mas não em relação ao corpo como um todo, mas para cada região, membro do corpo. O que faz total sentido se parar para pensar. Há regiões do corpo que são maiores e mais densas do que outras, logo passar a mesma quantidade de protetor solar que se passa na mão e na perna não parece razoável, pois a proteção que um vai receber será bem menor do que outra, o que causará um desequilíbrio preocupante.

Por isso existe uma medição para cada parte do corpo a ser protegido. Confira a regrinha.

Na hora de medir a porção exata do crime a se passar, tenha isso em mente:

  • Rosto e pescoço, uma colher de chá com o creme;
  • Braço, uma colher de chá para cada braço;
  • Pernas, será necessário creme para duas colheres de chá;
  • Tronco e dorso, também pedem duas colheres de chá.

Gostou do conteúdo sobre passar protetor solar na pele molhada?

Então curta, compartilhe.

Seu apoio faz a diferença!

Leia mais de nosso conteúdo.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */