Beleza Pele

Pasta de dente na espinha funciona? É seguro? Saiba tudo aqui!

Parece incomum… Mas pasta de dente na espinha também pode ser uma maneira simples para cuidar dessas imperfeições faciais, na comodidade da sua casa. Para quem não sabia, ela pode acalmar a área afetada e ainda garantir uma agradável sensação de resfriamento.

Através de dicas simples, nosso artigo está repleto de informações que podem ser úteis para você utilizar a usual pasta de dente no tratamento de um dos grandes vilões da nossa pele: a acne.

Benefícios que o uso de uma simples pasta de dente na espinha pode trazer

Ainda não há evidências científicas de que o creme dental ajuda a eliminar as acnes por completo. Mas alguns resultados são mais do que bem-vindos!

  • Ajuda a reduzir a inflamações;
  • Tem ação esfoliante;
  • Eliminam bactérias;
  • Aliviam as cicatrizes;
  • Contém propriedades anti-inflamatórias;
  • Em alguns casos realmente cura a acne.

Visto como tratamento caseiro e antigo remédio para tratamento de espinhas, utilizar pasta de dente na espinha tem alguns efeitos garantidos graças à presença de um agente conservante chamado triclosan. Conhecido por ser um poderoso antibacteriano, ele é uma substância eficaz para secagem e tratamento de áreas especificas do rosto.

Demais componentes e principais propriedades de um creme dental contra as espinhas

Composto por vários elementos químicos, grande parte das marcas contém bicarbonato de sódio, que ajuda na regulação do pH natural da pele. Outras vantagens são a presença de peróxido de hidrogênio, que ajuda a manter a pele limpa, o mentol e demais agentes de branqueamento, que acalmam e aliviam cicatrizes.

Aprenda a usar nossas dicas e tenha a pele dos seus sonhos

Antes de colocar a mão na massa, observe alguns cuidados ao aplicar a pasta de dente na espinha!

Em alguns casos, há a possibilidade de ineficiência do produto e até mesmo de que seu uso excessivo possa secar demais a pele. Para isso, indicamos fazer um pequeno teste antes de experimentá-lo, certo?

Passo-a-passo de como usar pasta de dente na espinha

  1. O mais importante: utilize uma pasta normal branca, de preferência! Ao contrário das versões em gel, as comuns apresentam um maior número de ingredientes identificáveis e, em alguns modelos, vêm com indicativos de substâncias e demais ativos que podem ser conhecidos;
  2. Sempre mantenha suas mãos bem limpas antes de qualquer aplicação. Manusear pasta de dente com higiene total é fundamental para evitar que você agrave o estado das espinhas através da ação das bactérias de suas mãos;
  3. Faça uma limpeza correta do rosto, preferencialmente com um produto de sua confiança. Neste caso, nossa dica é usar produtos para pele oleosa;
  4. Para a aplicação, uma prática eficaz é utilizar sempre uma luva ou esponja bem limpas, para evitar o risco de atraírem germes e demais bactérias;
  5. Comece colocando uma pequena quantidade da pasta de dente sobre a luva ou esponja e aplique uma camada bem fina sobre a espinha e áreas ao redor;
  6. Agora, espere a pasta secar. De preferência, deixe a pele descansar por algumas horas. Lembre-se que cada tipo de pele e gravidade das espinhas requerem tempos e cuidados diferentes;
  7. O finalmente! É hora de remover toda a pasta. Mas tome muito cuidado, utilizando sempre um produto macio e com toda a atenção para não romper a espinha. Como resultado, a pasta seca a acne e ainda reduz seu tamanho.

Entre um tratamento facial e outro, confira cuidados extras que valem ouro!

Além de aprender a usar pasta de dente na espinha, confira algumas dicas importantes para você manter sua pele sempre limpa e saudável:

  • Evite tocá-la com frequência;
  • Procure lavar o rosto com água limpa regularmente, removendo o excesso de óleo facial;
  • Utilize sempre um removedor de qualidade e adequado pelo menos duas vezes por dia.

Vamos dar um upgrade no seu tratamento?

Combine a pasta de dente com outros ingredientes naturais para ganhar mais eficiência no tratamento da acne. Para você que quer ampliar os efeitos da pasta de dente na espinha, abaixo temos algumas dicas extras para você combinar ao método.

1. Pasta com bicarbonato de sódio

O bicarbonato ajuda a manter o nível de pH natural da sua pele, ajudando na esfoliação.

Ingredientes:

  • Meia colher de chá de pasta de dente;
  • Um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Pitada de sal marinho.

Preparo:

  1. Misture todos os ingredientes numa tigela;
  2. Agora aplique esta mistura somente em áreas afetadas;
  3. Deixe agir de 15 a 20 minutos;
  4. Lave com água.

2. Creme dental com chá verde

O chá verde ajuda a combater espinhas, reduzindo o nível de insulina e produzindo menos óleo.

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de pasta;
  • Meia colher de chá verde.

Preparo:

  1. Ferva uma colher de sopa de chá verde por um ou dois minutos;
  2. Reserve;
  3. Misture com pasta de dente;
  4. Aplique-o em suas partes afetadas;
  5. Deixe-o no máximo por 30 minutos;
  6. Lave com bastante água.

3. Creme dental com mel orgânico

Apenas não o substitua pelo mel processado.

Ingredientes:

  • Um pouco de creme dental;
  • Meia colher de chá de mel.

Preparo:

  1. Em uma tigela, adicione creme dental e mel;
  2. Misture ambos os ingredientes;
  3. Agora aplique em áreas afetadas;
  4. Deixe atuar por 20 minutos;
  5. Lave a região com água.

Enfim, como cuidar da pele usando pasta de dente na espinha?

O problema pode ser causado por diversos fatores, como estresse, desequilíbrio hormonal e até a sua forma de alimentação. Embora nem sempre seja tratada com a seriedade que deveria, esperamos que nosso artigo possa oferecer a solução mais simples e segura possível para ajudar você em alguns casos. E lembre-se: nem sempre todas as substâncias devem entrar para a rotina de cuidados com a pele.

Mais que regras, estas dicas são cuidados específicos para pessoas com tipo de pele propensa à acne. Apesar de alguns estudos confirmarem que o triclosan pode matar as bactérias que causam a acne, em alguns casos o tratamento pode requerer uma formulação mais específica. Por isso, visite um médico regularmente e mantenha sua saúde e bem-estar sempre em alta!

Afinal, além de aprender por que utilizar pasta de dente na espinha, se você está procurando uma maneira de curar acnes rapidamente, o primeiro passo é fazer um exame com o dermatologista. Mesmo que for apenas por uma espinha!

/* ]]> */