Beleza Pele

Pasta de dente no rosto serve para que? Veja usos, cuidados e riscos

Pasta de dente no rosto sem ser dentro da boca escovando os dentes, sabe para que serve?

Ficamos sabendo de outros usos desse produto tão comum da nossa higiene pessoal e viemos contar um pouco mais para você também ficar por dentro do que anda acontecendo pelo mundo da beleza.

Que o brasileiro é um povo criativo por natureza não é novidade para ninguém. Que mulher faz qualquer loucura em nome da beleza também não é novidade nenhuma.

Junte esses dois fatores e terá uma equação de alcance incomparável – e que pode ser igualmente perigoso.

Pasta de dente no rosto pode parecer algo completamente inofensivo mas não é não. Vamos entender melhor.

Pasta de dente sem ser para o dente?

Muito antes da internet surgir bombando novidades e espalhar na velocidade da luz o que nossas avós espalhavam no boca a boca, a pasta de dente já tinha um monte de usos não muito convencionais.

Aliás, a pasta de dente pode ser considerada uma espécie de bombril, com mil e uma utilidades. Pasta de dente no rosto é só mais uma delas.



Certamente você já se queimou alguma vez na vida – esperamos que não tenha sido nada grave. E se tinha alguém por perto, na hora te mandou passar pasta de dente no local da queimadura.

A gente espera que você não tenha dado ouvidos para essa pessoa, porque remover a pasta de dente do local queimado é uma dor insuportável.

E quem inventou isso? Dezenas de médicos já afirmaram que não serve para nada, só para te deixar com muita dor quando você for tirar.

A prataria está suja? Limpa com pasta de dente.

Cortou cebola e o cheiro não sai da mão de jeito nenhum? Lava com pasta de dente.

A criança riscou toada a parece da casa? Passa um pano úmido com pasta de dente.

Acha que está grávida mas não pode fazer teste de farmácia? Faz um teste de gravidez com pasta de dente.

Pasta de dente serve para tudo! Até para escovar os dentes!

Por que passar pasta de dente do rosto?

Não se sabe de onde veio essa crença, mas existe uma hipótese de que ela tenha partido do princípio que a pasta de dente é antibacteriana e acabaria com o problema da acne.

Assim, muitas pessoas começaram a passar pasta de dente no rosto tendo como objetivo fazer uma limpeza profunda, se livrando dos desagradáveis pontinhos pretos, os cravos.

A realidade é que a fórmula das pastas de dente pode conter substâncias químicas muito agressivas para a pele, principalmente para a pele do rosto.

A maioria das pastas de dente que estão no mercado atualmente possuem ácidos na composição. Esses ácidos são importantes para eliminar as bactérias e ajudar a clarear os dentes.

Uma vez aplicados na pele sensível do rosto – e massageados com toalhas úmidas, como alguns sites sugerem – podem causar sérios problemas dermatológicos. Ao invés de remover os pontinhos pretos você pode é ganhar uma vermelhidão generalizada ou coisa pior.

Fazendo uma busca rápida num grupo popular de beleza no Facebook, encontramos dezenas de sugestões de como usar a pasta de dente no rosto para fazer limpeza de pele. Algumas inclusive misturando com outros cosméticos.

Encontramos também algumas dermatologistas orientando as pessoas a não seguirem esses métodos caseiros por poderem trazer sérios danos para a pele. Ufa!

Pasta de dente no rosto para secar espinhas

Outro uso da pasta de dente no rosto bastante recomendado na web é usá-la para secar espinhas.

Segundo as indicações, antes de dormir, aplique uma pequena quantidade de pasta de dente no rosto, apenas no local exato da espinha.

De acordo com as afirmações, na manhã seguinte, ao lavar o rosto você não encontrará mais a espinha.

Por causa da grande presença de ácidos na composição da pasta de dente, é bem possível que isso realmente aconteça e a espinha suma.

Mas também existe uma grande possibilidade de aparecer no lugar um buraquinho ou um vermelhão causado pelo efeito corrosivo dos ácidos. Estamos na dúvida se a troca vale a pena.

O que fazer para realmente remover cravos?

Se você realmente está buscando uma forma caseira de lidar com os cravos, vamos te dar uma dica eficiente e livre de riscos.

A gente sabe que muitas vezes a dermatologista passa aquela receita repleta de cremes e pomadas caríssimas que a gente não tem condições de comprar – na próxima consulte, jogue limpo com a médica e fale que precisa de opções que caibam no seu bolso ou não adianta nada ir até a consulta e não seguir as recomendações que ela der.

Siga nosso passo a passo:

  • Primeiro você precisa fazer uma leve esfoliação no rosto;
  • Misture açúcar cristal com mel e aplique no rosto;
  • Faça movimentos circulares com bastante delicadeza;
  • Deixe a mistura no rosto por quinze minutos;
  • Retire a mistura com água fria;
  • Umedeça uma toalha com água morna;
  • Use a toalha úmida para fazer uma compressa no rosto;
  • Deixe a compressa agindo por quinze minutos;
  • Retire a compressa;
  • Passe uma gaze estéril delicadamente pelo rosto. Essa ação irá remover os cravos que foram liberados pela dupla de esfoliação e compressa;
  • Finalize o processo borrifando água termal ou aplicando algum hidratante suave específico para o seu tipo de pele.

Dessa forma você faz uma limpeza de pele caseira, barata e segura, sem expor sua pele a riscos desnecessários.

Para concluir

É bem verdade que muitas coisas são muito versáteis, servem para diversos usos e dessa forma te ajudam na correria do dia a dia.

Mas também é verdade que certas economias podem ter um preço muito mais alto do que você pode imaginar.

Quando o assunto é a sua saúde, o seu corpo, a sua pele, não se arrisque. Siga apenas dicas que obviamente não irão te fazer mal – como essa que demos e desde que você faça o procedimento delicadamente, porque se você esfregar a mistura esfoliante ou a gaze os resultados não serão nada bons.

Você pode até usar a pasta de dente para limpar a prataria suja, mas não se arrisque a aplicar pasta de dente no rosto, ok? Queremos você sempre bem!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */