Beleza Casa Limpeza Pele

Pedra-pomes: para que serve e como usar na beleza + outros usos

Você lembra da famosa pedra-pomes? Muito provavelmente, você deve se lembrar dessa queridinha das nossas avós, mas nunca soube, de fato, para que ela serve.

E, apesar de muitos jovens desconhecerem as suas funções hoje em dia, você vai ficar surpresa em saber que esse produto natural é extremamente útil no nosso dia a dia, desde os cuidados com a beleza até os afazeres de casa.

Quer saber mais sobre os seus usos e como ele pode te ajudar na sua rotina? Então, continue a leitura desse artigo e descubra tudo sobre para que serve e como usar a pedra-pomes! Vamos lá?

O que é e para que serve a pedra-pomes?

pedra-pomes ou púmice, como também é conhecida, trata-se de uma rocha vulcânica que é produzida na fase de emissão dos gases contidos na lava, quando estes formam um coloide com os materiais em fusão.

Em outras palavras, é uma espuma de rocha, que atinge o estado sólido e se transforma em uma pedra esponjosa de superfície áspera, baixa densidade (pode flutuar na água) e abrasiva.

Esse produto natural, por ser abrasivo, como já falamos, passou a ser utilizado por várias pessoas para diversos fins no dia dia, que vão desde facilitar os afazeres domésticos até os cuidados com a beleza e estética do corpo.

A seguir, você vai conhecer algumas das várias maneiras de usar a pedra-pomes na sua rotina. Depois de ler todas elas, você vai entender o quanto a sua avó tinha razão o tempo todo de amar esse produto. Confira!



Como usar? Veja 7 usos da pedra-pomes que você não sabia

Depois que o efeito abrasivo da pedra-pomes foi descoberto, rapidamente, algumas pessoas identificaram formas de utilizá-la no dia a dia. Veja abaixo os 7 usos mais comuns do produto que você não conhecia:

1 – Esfoliante natural

Essa, talvez, seja a forma mais conhecida de usar a pedra-pomes e, é claro, a que você mais ouviu a sua vovozinha falar tantas vezes.

Devido ao seu efeito abrasivo, a pedra-pomes pode ser utilizada como um esfoliante natural para tirar calos, células mortas ou excesso de pele seca das mãos e dos pés. Inclusive, é possível tirar até as sujeiras mais difíceis.

O resultado é de uma pele mais lisinha e macia, sem a sensação áspera que tanto nos incomoda nos calcanhares e palma das mãos.

Veja também:

Esfoliante Caseiro: 5 receitas simples, e renovação para o corpo todo

2 – Limpeza do fogão

A pedra-pome também pode ser usada para limpar o seu fogão na hora da faxina. Para isso, antes de utilizá-la, você deve molhá-la bastante.

Em seguida, você pode usar a sua pedra-pome de maneira delicada para remover a gordura do eletrodoméstico, aquela sujeira que fica encrostada nele, além de outros resíduos que ficam em volta dos bicos.

Lembre-se de nunca usar o produto sem molhá-lo primeiro e, ainda, não o forçar muito sobre o fogão, para não riscar o aparelho.

3 – Fertilização de plantas

Outro uso pouco conhecido da pedra-pomes é para fertilizar plantas. Para isso, basta colocar o produto dentro da terra dos vasos de plantas da sua casa, o que ajudará a reter melhor a água no local e, com isso, conservar os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das suas plantinhas.

Mas não precisa usar a pedra-pomes inteira! Basta pegar uma parte de um pequeno fragmento dela para cada quatro partes de terra. Prontinho! Depois, é só esperar o resultado.

4 – Depilação do corpo

Aqui, você poderá usar esse produtinho natural para fazer a depilação do seu corpo, fugindo das agressões causadas por outros meios de depilação.

Para isso, primeiro, você deverá esfoliar a pele usando água morna e um creme, o que ajudará a remover as células mortas das regiões a serem depiladas, além de amaciar os pelos.

Em seguida, seque a pele, mas não completamente. O ideal é deixá-la, pelo menos, um pouco umedecida. Feito isso, comece a depilação, esfregando suavemente a pedra-pomes sobre o local a ser depilado, sempre em movimentos circulares, até sentir que os pelos se desprenderam.

Finalize a depilação hidratando a pele normalmente. Se achar necessário, pode repetir o processo.

Veja também:

5 – Remoção de pelos deixados por animais

Você tem cachorro ou gato em casa e não aguenta mais os pelos deixados por eles por toda a casa? Então, mais uma vez, a pedra-pomes pode ser a sua aliada! Você pode usá-la em pequenas áreas onde o aspirador de pó não chega.

Para isso, basta molhar o produto antes de usá-lo e, em seguida, limpar a área com os pelos dos pets, como se fosse uma esponja. Depois, é só recolher as bolas de pelos e pronto!

6 – Limpeza do banheiro

Assim como na limpeza do fogão, para usar a pedra-pomes para limpar o seu banheiro, você deverá molhá-la primeiro.

Depois de molhada, utilize-a para higienizar o vaso, azulejos e até o box. Use um detergente para auxiliá-la nesta missão!

Veja também:

As 9 melhores dicas de como deixar o banheiro perfumado

7 – Customização de jeans

Está pensando em fazer algo diferente para não jogar fora aquele jeans velho, que há tempos está esquecido no armário? Então, utilize a pedra-pomes para customizá-lo!

Você pode usar o produto para rasgar a peça de roupa em jeans, esfregando-o delicadamente sobre o tecido até que os “fios” amoleçam e se dividam.

Veja também:

Como fazer shorts customizados? Confira passo a passo

Cuidados importantes

Seja para qual for a finalidade que você irá usar a pedra-pomes, tenha sempre o cuidado de não esfregá-la excessivamente sobre a área onde será aplicada, a fim de evitar arranhões ou machucados.

Além disso, se você tem a pele sensível, o ideal é consultar um médico dermatologista antes de utilizá-la na esfoliação ou depilação da derma.

Onde comprar e preço

A pedra-pomes pode ser encontrada em qualquer loja ou feira de cosméticos, além de farmácias e supermercados.

O custo do produto costuma ser bem barato. Na internet, é possível encontrar a unidade por até R$ 2,00, um precinho bem em conta para tantos benefícios, concorda?

Gostou desse artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */