Beleza Saúde

Peeling de cerveja ajuda a clarear manchas: saiba mais!

O peeling de cerveja é um dos tratamentos dermatológicos mais procurados e utilizados, graças aos ótimos resultados decorrentes de sua aplicação.

Europeus e principalmente asiáticos, muito conhecidos por sua preocupação e cuidados com a pele, já fazem este tipo de tratamento há tempos e os resultados são excelentes.

Se antes a cerveja já era considerada uma paixão nacional, os recentes estudos que apontam benefícios à saúde proporcionados pela utilização da bebida fazem com que os apaixonados pela bebida feita a base de malte, lúpulo e cevada ganhe ainda mais fãs.

Se interessou em saber mais sobre o peeling de cerveja? Vem com a gente aprender um pouco mais sobre essa maravilha que ajuda a manter nossa pele bonita e saudável.

O que é o peeling de cerveja

O grande ingrediente do peeling de cerveja é o lúpulo presente na composição da bebida, por tratar-se de um flavonoide, um antioxidante poderoso com efeitos extremamente benéficos para a pele. Ele ajuda no clareamento da pele, além de atuar de forma preventiva no surgimento de novas manchas.

As manchas na pele surgem devido a produção desregulada de melanina, que se concentra em determinadas regiões da face.



Benefícios do lúpulo

Quando se fala em lúpulo, a primeira coisa que vem à mente é cerveja. Utilizado desde a antiguidade pelos povos romanos e celtas, o lúpulo é o responsável pelo aroma e o amargor característico das cervejas.

Os antigos romanos, por exemplo, tinham o hábito de utilizar as folhas de lúpulo quando não conseguiam dormir, pois acreditavam que a planta e suas folhas tinham propriedades sedativas e medicinais.

Isso sem falar das mulheres que também utilizam o lúpulo para pintar seus cabelos. Normalmente é possível alcançar tons de marrom ao utilizar essa planta para essa finalidade.

Presente em toda a Europa, principalmente nas regiões mais frias, essa planta é uma trepadeira com folhas grandes em tom verde escuro facilmente encontrada como planta silvestre nas beiras das estradas, florestas e margens dos rios.

Além do uso na preparação das cervejas, o lúpulo também possui componentes que podem nos dar uma maior sensação de bem-estar. Confira alguns desses componentes:

  • Proteínas;
  • Flavonoides;
  • Aminoácidos.

Esses são apenas alguns dos componentes presentes nessa planta que vem sendo cada vez mais utilizada para tratamentos estéticos e de saúde.

Os benefícios decorrentes do uso do lúpulo já foram constatados no tratamento de diversos problemas como:

  • Diminuir os efeitos da menopausa;
  • Eliminar parasitas do intestino;
  • Reumatismo;

Os estudos sobre os efeitos medicinais da planta têm avançado muito nos últimos anos fazendo com que a cerveja e seus ingredientes ofereçam muitos benefícios a saúde.

Como aplicar o peeling de cerveja?

O peeling de cerveja pode ser aplicado por um profissional ou em forma de cremes e loções que podem ser aplicados em casa. O processo de aplicação em ambos os casos é bem simples.

Quando a aplicação do peeling de cerveja é feita pelo médico, o produto fica em contato com a pele por um período de até cinco horas. Após a remoção do produto a pele ficará um pouco mais sensível, pois trata-se de um processo químico.

A descamação da pele deve ocorrer em até três dias, para que surja a nova pele.

Os cremes e loções podem ser aplicados diariamente sem auxílio profissional. O ideal nesse caso é aplicar o produto sempre pela manhã antes do protetor solar. A repetição da aplicação no período noturno, antes de dormir, ajuda a potencializar o efeito dos componentes da fórmula.

Qual a duração do tratamento com peeling de cerveja?

O tempo de duração do tratamento que utiliza o peeling de cerveja vai depender da necessidade de cada paciente.

Se o seu caso é de manchas mais superficiais mesmo que em uma grande área, é possível ver os resultados do tratamento em duas ou três sessões realizadas por profissional qualificado. Para que o peeling funcione melhor é ideal manter um intervalo de uma semana entre as sessões.

Para as pessoas que sofrem com manchas mais profundas é necessário a utilização do ácido específico que deve ser aplicado apenas por dermatologistas capacitados. O intervalo e o número de sessões para o peeling dermatológico é um pouco maior que o peeling superficial citado anteriormente, necessitando de três ou quatro sessões com intervalos de vinte e um dias entre cada sessão.

Tanto no tratamento superficial quanto na aplicação dermatológica é possível observar os resultados já após a primeira sessão, com uma grande melhora na qualidade da pele.

Cuidados antes de aplicar o peeling de cerveja

Mesmo com todos os benefícios que vão muito além dos motivos estéticos, o uso do lúpulo presente no peeling de cerveja pode trazer alguns sintomas indesejados.

Pessoas com grande sensibilidade ou reações alérgicas ao lúpulo devem evitar usar produtos que contenham a planta em sua composição.

Pacientes com depressão e câncer de mama também não devem utilizar esse produto, pois seus componentes podem prejudicar a evolução dos tratamentos para essas doenças.

Por esse motivo é obrigatório contar com o acompanhamento do seu médico de confiança antes de fazer uso de qualquer tipo de substância ou medicamento para tratamentos de saúde ou estéticos, por mais inofensivos e simples que possam parecer à primeira vista. Somente ele poderá te orientar corretamente sobre os benefícios e desvantagens do tratamento, assim como a dosagem ideal e a duração do tratamento para cada paciente.

Considerações finais

Inicialmente utilizado nos países da Europa e Ásia, o peeling de cerveja desembarcou no Brasil há alguns anos e segue como um dos tratamentos mais utilizados para a pele.

Se antes o lúpulo era utilizado apenas como ingrediente para dar aroma e sabor característico das cervejas, hoje suas propriedades medicinais são cada vez mais conhecidas e divulgadas através dos vários estudos científicos realizados pela indústria de cosméticos.

A eficácia no combate as manchas na pele, assim como a prevenção ao surgimento de novas manchas colabora para o crescimento pela procura do peeling de cerveja por pessoas que sofrem com problemas de pele como o melasma.

Matou sua curiosidade sobre o peeling de cerveja? Queremos saber o que você achou dessa beleza de tratamento facial. Diz pra gente aqui nos comentários, combinado?

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */