Beleza Estética Pele

Peeling de fenol: saiba tudo sobre esse tratamento rejuvenescedor!

Manter a beleza e a saúde da pele mesmo com a ação implacável do tempo é o sonho de toda mulher.

A boa notícia é que hoje em dia isso é totalmente possível graças a tratamentos estéticos que apresentam resultados muito satisfatórios, e o peeling de fenol é um deles.

Muito eficiente no rejuvenescimento facial, essa técnica elimina ou atenua rugas, manchas e marcas profundas na pele, resultantes da exposição solar, estresse e envelhecimento.

O procedimento não é considerado uma cirurgia plástica, mas é um método bastante agressivo, que necessita de anestesia e acompanhamento médico.

Mas vale a pena! Especialistas garantem que seus resultados são bem expressivos, e que o peeling de fenol é capaz de rejuvenescer a aparência em até 20 anos!

Ficou curiosa? Descubra neste post tudo sobre esse tratamento. Confira!

O que é peeling de fenol?

O peeling de fenol é um procedimento estético que promove o rejuvenescimento facial através de uma esfoliação química profunda da pele.



É um peeling do tipo profundo, que utiliza moléculas de fenol para uma descamação de alto potencial, com o objetivo de amenizar rugas médias e profundas, manchas no rosto, atrofia da pele, flacidez e marcas ocasionadas pela acne.

O fenol penetra na pele e faz com que ela se reorganize na nova formação de fibras de sustentação, renovando as estruturas da pele conferindo mais firmeza, elasticidade e juventude.

Como é feito o peeling de fenol?

Beautician cleaning a beautiful face of young girl in beauty and spa treatment

Primeiro o paciente passa por um processo de limpeza e remoção da oleosidade da pele. Depois uma solução com fenol é aplicada na testa, na região dos olhos, bochechas, em volta da boca e queixo.

A aplicação sobre cada região demora aproximadamente 20 minutos, fazendo com que o procedimento completo seja feito em cerca de uma hora e meia.

Após a aplicação, a pele fica esbranquiçada, resultado da coagulação sanguínea, onde as proteínas do sangue migram para a superfície da pele. Para finalizar, uma máscara calmante é colocada.

Cuidados antes do tratamento

protetor-solar-para-pele-oleosa

O peeling de fenol é um tratamento que exige cuidados especiais antes da aplicação.

É necessário utilizar um creme à base de ácido retinóico, hidroquinona e um corticoide leve nos 30 dias anteriores ao tratamento.

Além disso, o paciente deve ter um cuidado extra com a proteção solar, evitando a exposição e usando sempre protetor com FPS 30 ou superior.

Cuidados após o tratamento

Da mesma forma, após o tratamento com fenol, o paciente deve seguir alguns cuidados.

Nas primeiras 12 a 24 horas, o paciente deve fazer uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo profissional.

Além disso, após a aplicação do peeling de fenol, o paciente recebe uma máscara que cobre todo o rosto e deve ser aplicada durante 28 a 32 horas.

Depois que a máscara é retirada, aplica-se um pó bactericida em todo o rosto que deve ser reaplicado pelo paciente por 11 dias, até que a pele esteja recuperada do tratamento. Lembrando que durante esse tempo não se deve lavar os cabelos e o rosto evitando contaminações bacterianas.

Após esse período de recuperação, basta manter a pele limpa, hidratada e sempre utilizar o protetor solar. Também é importante adotar uma alimentação saudável e balanceada, a fim de evitar a queda de imunidade.

O peeling de fenol é um tratamento que exige bastante da pele, que pode demorar até 4 meses para se recuperar totalmente do procedimento.

Possíveis complicações e contraindicações

O peeling de fenol é contraindicado para pessoas que possuem doenças cardíacas, renais e hepáticas, e também que possuem predisposição para cicatrização com queloide.

Além disso, como todo procedimento estético, o peeling de fenol pode trazer alguns riscos e complicações, como infecções, manchas e cicatrizes.

Por ser mais agressivo que os outros tratamentos cosméticos, o peeling de fenol só deve ser feito em casos em que a pessoa tem reais necessidades de reparação, como rugas profundas, fotoenvelhecimento ou problemas graves de acne. Para casos mais simples, existem outras alternativas mais leves de tratamento.

Pelo mesmo motivo, o fenol nunca deve ser aplicado em casa, sem supervisão médica. Trata-se de uma substância química que requer cuidado e conhecimento profissional e seu uso indevido ou incorreto pode causar danos irreparáveis à pele.

Se você se interessou pelo tratamento, o primeiro passo é procurar uma clínica e realizar uma avaliação com um profissional que saberá dizer se o peeling de fenol é o tratamento mais indicado para você.

Você já conhecia este tratamento com fenol? Conhece alguém que fez? Compartilhe!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Juliana Mitsuda

/* ]]> */