Estética Pele

Peeling de margarida: para que serve? Quais os benefícios?

O Brasil é o país campeão quando o assunto é estética, não é a toa que aqui existam centenas de clínicas nesse segmento. As mulheres são as campeãs em consumo nesse tipo de serviço. O peeling de margarida é um procedimento que promete deixar a pele lisinha sem rugas ou manchas desagradáveis.

Envelhecer ainda é um tabu para muitas pessoas, por isso a procura por algum produto milagroso que elimine as rugas e manchas ainda é muito grande. Existem no mercado da estética diversos procedimentos.

Alguns desses procedimentos são mais agressivos e outros nem tanto. O peeling é considerado um dos que não oferecem riscos a quem está recebendo. Logicamente que existem alguns cuidados que devem ser tomados obrigatoriamente por quem esteja fazendo o tratamento.

Quem está pensando em fazer um peeling de margarida deve procurar profissionais capacitados nessa técnica para que não tenham nenhum prejuízo.

Infelizmente, ainda existem pessoas de má índole que acabam oferecendo esse tipo de tratamento sem ter o mínimo de formação.

O que é o peeling de margarida?

O peeling de margarida é uma das novas tendências no mundo da estética para quem deseja ter uma pele lisinha e totalmente rejuvenescida.

Este peeling é feito com produtos extraídos diretamente das margaridas. Isso mesmo, das margaridas!



A principal função destes compostos é inibir a produção da melanina. De acordo com especialistas, a melanina é responsável por dar pigmento a nossa pele e também protege-la da radiação ultravioleta, ocasionando a despigmentação da pele.

Este desequilíbrio entre a produção da melanina é o que causa as famosas manchas na pele.

Uma pele manchada dá um aspecto não muito agradável, é justamente esse desconforto que fazem homens e mulheres buscarem o peeling de margarida para deixar a pele bonita.

Este tipo de peeling promove um verdadeiro clareamento na pele, é altamente indicado para quem sofre com a hiperpigmentação ou escurecimento da pele, envelhecimento e manchas.

Apesar de o foco não ser esse, o peeling também pode ser muito eficaz contra o surgimento de acne, linhas acentuadas de expressão e flacidez da pele.

Qual a relação da melanina com o envelhecimento da pele?

No decorrer da história da humanidade, diversos tons de pele surgiram. Isso aconteceu, devido a adaptação necessária de sobrevivência.

A melanina é uma proteína importantíssima para o nosso corpo, produzida a partir de um aminoácido essencial chamado de tirosina. De coloração marrom possui uma das funções mais importantes de proteção da pele e do DNA contra as ações muitas vezes nocivas dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.

Pode parecer exagero, mas os raios solares são os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Quanto mais branca a pele for, menos presença de melanina ela tem, ou seja, os raios solares nela serão sentidos com mais intensidade do que em uma pele mais escura.

Por isso, que os indivíduos de pele negra possuem uma aparência mais jovem do que as pessoas com pele branca.

Como é o procedimento do peeling de margarida

O peeling de margarida reúne diferentes ácidos totalmente eficazes para manter a pele com a aparência jovem.

O extrato natural chamado de belides, ácidos salicílicos, fítico, citrolumine, kójico, alfa bisabolol e vitamina C são os componentes presentes neste tipo de procedimento.

Quando estas substâncias se juntam, ocorre a descamação da pele e consequentemente uma obrigatoriedade de renovação celular. Essa renovação forçada faz com que não haja o acúmulo de pigmentos da pele.

O resultado de um peeling de margarida bem feito é uma pele rejuvenescida, firme, sem manchas e totalmente hidratada.

Afinal como age o peeling de margarida na pele?

Os componentes presentes no peeling de margarida atuam exatamente em todas as fases de formação de melanina na pele.

Com dezenas de moléculas com funções bioativas como as saponinas, polissacarídeos, polifenóis, inulina e glicosídeos flavônicos, possuem a função de inibir a melanogênese.

O procedimento é bem simples, o peeling é aplicado na pele da pessoa que precisa deixar agir pelo menos por aproximadamente 8 horas. Nas próximas 48 horas ocorrerá uma descamação da pele do rosto de maneira uniforme e bem superficial, não precisa se assustar.

Essa fase é bem parecida quando a pele que foi exposta ao sol começa a descascar.

Esse processo em que a pele literalmente descasca leva de 7 a 15 dias.

Durante esse período, não é recomendável que a pessoa se exponha ao sol e o uso do protetor solar é quase que obrigatório. Tomar banho com água muito quente, utilizar o secador de cabelo também muito quente não é uma boa ideia.

Utilizar cremes hidratantes pode ser prejudicial nesse processo de descamação, então deixe para utilizá-los depois desse processo para tratar a pele quando ela estiver renovada.

Quantas sessões são necessárias para conseguir o resultado desejado?

Geralmente, os profissionais especializados nessa técnica recomendam de 1 a  sessões dependendo de como está a pele.

Quais são os benefícios oferecidos por esse tipo de peeling?

Os benefícios oferecidos para a pele com a aplicação do peeling de margarida são muitos. Veja a seguir quais são os oferecidos por cada um dos ácidos contidos:

  • Ácido kójico: é antioxidante e atua diretamente na inibição da tirosinase;
  • Ácido salicílico: estimula a formação e produção de fibroblastos, tem ação anti-inflamatória e antimicrobiana;
  • Belides: inibe a melanogênese, reduzindo a atividade da tirosinase e a formação de radicais livres prejudiciais para a pele;
  • Ácido retinoico: tem efeito antiaging assim que é aplicado na pele;
  • Ácido fítico: possui ação antioxidante e clareia as manchas hipercrômicas;
  • Vitamina C: é antioxidante e despigmentante da pele.

Fatores que ajudam o peeling de margarida a ser mais efetivo

Existem alguns fatores importantes para que o peeling de margarida seja efetivo em sua função. Veja a seguir:

  • Como essa pele foi preparada;
  • Qual o tipo de pele que a pessoa possui;
  • Como foi o processo de higienização da pele;
  • Qual a localização exata onde ocorreu a descamação dessa pele;
  • Que tipo de agente com propriedade esfoliante foi utilizado;
  • Qual a quantidade de camadas dessa pele que foram utilizadas nesse peeling;
  • Qual a duração que esses componentes químicos ficaram na pele.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */