Pele

Pele descamando perto do nariz: o que fazer?

A pele descamando perto do nariz pode nos conferir uma aparência de rena, não é verdade? São diversos os fatores que atuam na saúde da pele do nariz. Para preveni-los e resolvê-los, é interessante conhecer as condições da descamação nasal. Descubra conosco.

O que pode ser?

Para que possamos hidratar a pele do nariz ressecado, precisamos antes especificar a origem da descamação. O ressecamento da superfície nasal pode ser resultado de erupção cutânea, queimadura ou secura na pele.

A pele descamando perto do nariz também está associada a prurido ou a algum sintoma indireto de doença sistêmica. No entanto, a razão mais comum para a pele descamando perto do nariz tende a ser a queimadura solar. O sol contêm raios ultravioletas que provocam danos nas células da pele. No momento em que essas células danificadas morrem, a pele do nariz torna a descamar a camada superior para renovar a pele. Uma vez que a pele do rosto e do nariz são as regiões mais expostas aos raios solares, é esperado que sua descamação seja recorrente.

A pele descamando perto do nariz também pode ser indício de uma reação alérgica. Produtos como sabonetes e demais cosméticos podem levar a uma reação química na área do nariz. Essa reação gera inflamação, ressecamento, erupção cutânea e descamação na região nasal. O mesmo vale para infecções bacterianas.

Fique atento à sua dieta! A alimentação acarreta sintomas semelhantes. A pele descamando perto do nariz pode ser um indicativo esporádico de alguns alimentos.

Psoríase e eczema também se classificam com traços coligados à descamação. A característica marcante da psoríase na área nasal são os flocos acinzentados com manchas vermelhas. Ao passo disso, as lesões da eczema colaboram com um aspecto seco e queimado no nariz. A coceira é um sintoma presente em ambas as circunstâncias.

A dermatite seborreica, doença que avança pelas regiões oleosas da pele, pode ser outro fator para a pele descamada perto do nariz. Se o aspecto escamoso está presente nas dobras do nariz, procure se informar sobre os demais sintomas da doença inflamatória.

Assim como outros cosméticos mencionados, algumas pomadas usadas no tratamento da acne podem causar episódios de descamação. Isso acontece devido aos produtos retinoides presentes em sua fórmula, resultando em ressecamento ao entrar em contato com a acne.

Tanto quanto o calor do sol, o frio do inverno também pode ser o vilão da pele descamada perto do nariz. Não é à toa que essa região fica especialmente ressecada na estação mais fria do ano. A diminuição drástica da umidade na superfície do nariz causa sua descamação em climas invernais.

Vamos entender mais sobre o impacto do clima na pele descamada perto do nariz?

Causas

  • Desidratação: A causa mais comum de descamação nasal é a desidratação da pele. Como bem sabemos, uma pele saudável e bonita exige quantidades generosas de água. Em contrapartida, o calor opressivo e as épocas frias ressecam a umidade natural da pele. Essa remoção abrupta escama e repuxa a superfície nasal, desencadeando vermelhidão, rupturas e descamação da zona nasal.
  • Coceira: Por obra da umidade reduzida no clima frio e o consequente ressecamento da pele, a coceira pode ser um efeito decorrente. O atrito da coceira, por sua vez, pode causar a descamação.
  • Resfriado: No inverno, os resfriados são muito comuns na população. Entre seus sintomas, se encontram a pele seca e o nariz sensível e avermelhado. O ato repetitivo de limpar o nariz e secar sua secreção é a causa mais comum para a ardência e descamação sequente.

O que fazer?

Aprendemos que as temperaturas baixas do inverno, tanto quanto as temperaturas altas do verão, são grandes responsáveis pelo fator pele seca. Mas o que fazer para contorná-las e preservar a saúde da nossa pele?

Para prevenir a pele descamando perto do nariz, é necessário tratar e proteger o rosto adequadamente. Nas estações frias, o ideal é preservar a umidade básica para evitar uma pele escamosa e descascada.

Do contrário, se a descamação é devido à exposição ao sol, o mais recomendado é a aplicação de aloe vera. A aloe vera, ou babosa, possui propriedades naturais que suavizam queimaduras solares dentro de poucos dias.

Independente do clima, a prevenção geral para a secura da pele continua sendo a hidratação diária. Após lavar o rosto, procure aplicar hidratante na pele limpa. As especialidades do hidratante previnem o ressecamento das zonas sensíveis da pele mantendo sua umidade. Hidratantes com óleo de amêndoa ou de coco são os mais populares por resguardar o peeling da pele.

Outra recomendação para a pele descamando perto do nariz é evitar o uso de cosméticos com produtos químicos na sua composição.

Combinado a isso, é sempre importante destacar a atenção à saúde mental. Vale ressaltar que o estresse e ansiedade são fatores de risco para doenças inflamatórias, como a psoríase e a eczema.

E então, vamos repassar as dicas preciosas para pele descamando perto do nariz?

Dicas

  • Hidratate-se! O melhor remédio para o corpo é mantê-lo hidratado. Experimente beber de 6 a 8 copos de água diariamente. A água será sua aliada para eliminar a secura da pele em todo o corpo, conferindo a você uma pele macia e saudável.
  • Zele por sua saúde mental. A qualidade do sono e o controle do estresse contribuem na prevenção da pele descamando perto do nariz. Invista no seu lazer e procure realizar atividades relaxantes, como a meditação.
  • Dedique um momento para cuidar da sua pele. A esfoliação correta previne a descamação, evitando que as células mortas entupam seus poros. Poros entupidos geram cravos e manchas escuras. Para a esfoliação, prefira produtos delicados, lufas ou toalhas macias.
  • Para recuperar a hidratação da sua pele, aposte em cremes com vitamina E. Uma aposta inteligente são os produtos enriquecidos com Aloe Vera. O ressecamento da pele é também beneficiado pelo azeite de oliva, a vaselina e os óleos corporais.
  • Opte por sabonetes lisos e lave seu rosto em água morna, aplicando movimentos suaves. Sabonetes ásperos podem compelir um descascamento excessivo. Evite lavar a superfície do nariz com água quente.
  • Se você vive em ambientes de clima seco, fator de risco para a descamação, invista em um umidificador para sua casa. Algumas peles são demasiadamente sensíveis e respondem diretamente ao ambiente.

Considerações finais

Agora que você aprendeu a prevenir e resolver o problema da pele descamando perto do nariz, seus dias de rena acabaram! Aplique as dicas e não esqueça de manter a pele hidratada!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.