Beleza Pele

Pele descascando do sol: o que fazer?

Após as férias cheias de calor e diversão, você pode se deparar com pequenas queimaduras que logo vão se transformar em pele descascando do sol. Isso, além de não ser nem um pouco atraente, também pode acarretar dor.

Aqui estão maneiras fáceis e simples de tratar a descamação indesejada da sua pele de forma correta e com eficácia.

O que fazer com a pele descascando do sol

Esfrie sua pele

Se você perceber que a pele começou a descascar, a atitude a ser tomada primeiramente é se enfiar debaixo de um chuveiro e tomar um banho frio. Passar um pano ou algodão molhado em água gelada sobre o local também funciona bem.

A água fria ajudará a pele a se resfriar e retardará a descamação. Quando for se secar, certifique-se de que a toalha seja macia e limpa. Evite ficar esfregando. Ao esfregar a pele, você não só acelera, como espalha a descamação.

Evite a coceira

A todo custo, é preciso evitar arranhar a pele enquanto estiver descascando. Na verdade, fazendo isso, é possível causar danos irreversíveis que se transformam em cicatrizes.

Se a vontade de ficar se coçando for muito grande, o que se tem a fazer é utilizar uma pedra de gelo para acalmar a sensação.



Enrole-o gelo em um tecido macio e coloque-o delicadamente sobre a superfície da pele que está coçando. Essa coceira desaparecerá quando o gelo começar a resfriar a pele.

Abuse da hidratação

Uma forma de tratar a pele descascando do sol é, depois de sair do banho e se secar, aplicar um creme hidratante. Procure usar apenas hidratantes que são projetados especificamente para agirem em casos de queimaduras solares ou descamação.

Em geral, o hidratante deve conter aloe vera. Este irá deixar a pele resfriada, reduzindo a inflamação e diminuindo o descascamento. A aloe vera trata-se de um componente natural muito popular por conta de suas propriedades benéficas calmantes.

Na verdade, você pode comprar um gel composto de aloe vera puro e aplicá-lo direto sobre a área descamada. Assim, ajudará no processo de cura, combaterá as dores e evitará as infecções.

Veja também:

Beba água

Depois que você resfriou sua pele do lado de fora, chega o momento de trabalhar nela por dentro. Na verdade, nada é melhor para a pele do que um belo copo d’água.

A pele para estar saudável necessita manter-se hidratada. Quando ela se danifica, como após uma queimadura de sol, a água acaba se tornando ainda mais imprescindível. Beba muito líquido para proporcionar à sua pele tudo o que é necessário para ela se reparar e revitalizar.

Ao perceber que a pele descascando do sol está ficando cada vez pior, aumente a ingestão de líquidos e procure um dermatologista.

Não arranque “pelinha”

A pele escamosa e descascada, além de não ser nada bonita, ser irritante, também pode acarretar uma infecção. É possível que a descamação fique infectada se houver tentativa de arrancar as “pelinhas” com força ou se arranhar.

Se houver um segmento de pele que esteja morta e pendurada, caso queira removê-la, pegue uma tesoura pequena e corte delicadamente apenas essa parte.

Certifique-se de que você está apenas retirando a pele que está morta e não quebrando a que está tentando curar. Depois de retirar essa pele morta, aplique pomadas ou cremes antibacterianos.

Evite a formação de cicatrizes

Ao notar a pele descascando do sol, tome um banho gelado contendo aveia coloidal para evitar cicatrizes. É possível encontrar esta farinha de aveia na maioria das farmácias.

Para ajudar promover a cura e reduzir o dano da pele em longo prazo, tome suplementos antioxidantes – vitamina C e vitamina E. Um creme tópico de vitamina E também aplicado sobre a pele aumenta as chances de cura rápida.

A prevenção é a melhor cura para a descamação

Planeje a diversão e não queime com o sol em primeiro lugar. No momento em que a pele vai descascando, isso significa que o dano está feito.

Antes de sair para se divertir, use sempre protetor solar para proteger sua pele dos raios ultravioleta prejudiciais. Se você entrar na água, jamais esqueça de reaplicar o filtro solar sempre que sair.

Ao aplicar protetor solar, lembre-se das áreas escondidas, como atrás das orelhas, que muitas vezes são esquecidas e acabam queimadas.

A alimentação é muito importante

Cuidar da alimentação também é uma boa maneira de ajudar nossa pele. Faça uma dieta permanente com alimentos como:

  • Pepino e outros ingredientes ricos em vitamina E e água;
  • Produtos cítricos de vitamina C, como laranja e limão;
  • Vinagre de maçã, pois este previne bolhas e descamação da pele, além de aliviar a dor causada pela queimadura solar.

Cuidado com os produtos usados

Quando for hora de tomar um banho, leia os rótulos dos seus géis e shampoos. Evite todos aqueles que contêm álcool. Não use sais de banho ou óleos aromáticos. Ao invés disso, aplique um gel leve que proteja o ph natural da sua pele.

Uso de esfoliante

Quando a pele descascando do sol já estiver tomado uma parte considerável do corpo, você pode recorrer a um esfoliante leve para remover as células mortas.

Aplique-o somente nas áreas em que estiver descascando e evite espalhá-lo em outras áreas para não descascar a pele que ainda esteja boa. Esfregue muito delicadamente, devagar e com toques leves. Ao sair do banho, seque com uma toalha bem macia.

Medicina alternativa

Recorrer a plantas medicinais é outra boa opção. A camomila é uma erva com efeito calmante, perfeita para aliviar as dores e coceira de queimaduras. Tome o seu chá frio ou aplique a infusão com gaze ou algodão nas áreas mais afetadas pelo sol.

Evite a exposição ao sol

Por alguns dias, evite tomar sol e fique a maior parte do tempo possível na sombra. Se você continuar se expondo aos raios solares, só aumentará as queimaduras da sua pele.

Aplique um creme com alta proteção solar, use chapéu e óculos escuros até que sua pele se recupere completamente.

Não se descuide e aproveite bem o verão que está chegando sem a pele descascando do sol!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */