Pele

Pele queimada de sol: o que fazer? Como tratar?

Ir à praia ou até mesmo pegar uma piscina, é tudo o que a maioria deseja depois de uma semana cansativa de trabalho. Embora isso seja incrível, porém, o fato é que quando os devidos cuidados não são tomados podem surgir consequências terríveis, como por exemplo, a pele queimada de sol.

Trata-se naturalmente de algo doloroso e desconfortável, que pode até se transformar em um problema maior com o passar do tempo. Felizmente, porém, esse tipo de questão pode ser evitada e até mesmo remediada em caso de descuido. Siga conosco e descubra os passos necessários para superar o problema.

O que fazer quando tiver a pele queimada de sol

Assim como queimadura com fogo, a queimadura solar também possui graus de intensidade, sendo que todos os casos devem ser cuidados com a mesma preocupação. Inicialmente é importante que a pessoa que teve a pele queimada de sol se hidrate bebendo muita água, e se estiver com muita ardência a dica é usar pomada de assadura indicada para bebê.

Se o paciente estiver sentindo dores intensas, também pode tomar algum analgésico ou anti-inflamatório, podendo até fazer uso de pomada com corticóide. Todavia, esses tratamentos só devem ser realizado com prescrição médica.

Para reduzir a vermelhidão da pele, a dica é usar pomada ou creme à base de babosa. Outra opção é fazer uma compressa fria, que ajuda a eliminar a sensação se calor na pele.

Ainda na tentativa de aliviar a ardência, uma boa saída é tomar banhos frios ou mornos. Se possível esse banho deve ser por imersão, preferencialmente com aveia na água.

E se a pele começar a descascar, de forma algum puxe a pele solta, nem faça algo que possa acelerar a descamação. Dependendo do grau da queimadura e o local queimado, é possível que a pele se recupere em até uma semana. Nesse período o paciente deve se manter hidratado.



Cuidados caseiros com a pele queimada de sol

Só quem já teve a pele queimada de sol sabe o quando isso é doloroso e incômodo. Por isso, se estiver acontecendo com você nesse momento, saiba que existem outros cuidados caseiros que podem aliviar a dor, ardência e até as temidas manchas de queimadura. Nos próximos tópicos destacamos as principais.

Chá de Camomila

Essa é uma bebida com ação calmante, que ajuda a diminuir a ardência e até as manchas vermelhas da pele. Para isso basta prepará-la como de costume e levar a mesma à geladeira. Em seguida, em vez de ingerir, basta realizar compressas com o chá de camomila gelado nas regiões mais afetadas.

Amido de Milho

Popularmente conhecido como maisena, o amido de milho faz com que o suor da pele seja absorvido. Além disso, é capaz de aliviar a ardência, pois faz com que seja criada uma fina película na pele, o que a ajuda se recuperar com mais facilidade.

Para aliviar a dor, procure realizar um banho de água fria de imersão e use duas colheres de sopa de amido de milho na água.

Batata

A batata é conhecida como um poderoso remédio para problemas de pele queimada de sol. Para ajudar aliviar as dores e recuperar a pele, use rodelas de batata crua e aplique nas áreas mais afetadas. A batata exerce uma alívio imediato na ardência. Outra opção é preparar um purê de batata e aplicar sobre a pele.

Mel

O mel possui ação cicatrizante e hidratante, diante disso, também é uma opção que acaba acelerando a cicatrização. Para que a aplicação do mel seja mais fácil, dilua o alimento em um pouco de água.

Iogurte

Como o iogurte possui lactose, ele ajuda a pele a se manter hidratada e ainda acelera o processo de cicatrização. Para usar em pele queimada de sol, deixe o iogurte gelando no refrigerador antes de aplicar na pele. Ele vai ajudar a aliviar os sintomas de pele com queimaduras graves e moderadas.

Óleo de calêndula

Este é um produto indicado para aplicação em peles mais sensíveis, como a região do rosto. O óleo além de nutrir a pele ainda ajuda no processo de cicatrização, reduzindo ainda a vermelhidão da mesma.

Água fria

Não há nada melhor para aliviar os sintomas de uma pele queimada de sol do que água fria. Você pode até mesmo fazer compressa de água fria para aliviar a dor. Além disso, após um banho fresco, procure também passar hidratante no corpo. E caso a pele esteja muito ressecada, evite tomar banho com sabonete.

Como clarear a pele queimada de sol

A melanina é a responsável por dar cor à pele e proteger dos raios solares. Dito isso, quando a pessoa possui a pele clara e se expõe ao sol, costuma ficar com manchas no rosto. Para clarear a pele queimada de sol, existem alguns truques caseiros que podem ser usados. A seguir falamos de dois dos mais conhecidos.

Camomila

A camomila é um remédio caseiro bem conhecido, pois traz inúmeros benefícios, sendo que um deles é clarear a pele. Para isso basta preparar o chá em infusão, esperar esfriar e aplicar na pele com ajuda de um algodão.

Limão

O limão possui ação despigmentadora e também é considerado um aliado na hora de clarear a pele. Para isso basta raspar a casca do limão e misturar com óleo de oliva e levar ao fogo em banho maria por alguns minutos. Na sequência é só esperar esfriar e aplicar na pele manchada com um algodão.

Como evitar queimadura de sol na pele

Entendido como remediar o problema, é hora de aprender a evitar que ele se repita. Para isso, evite se expor ao sol por muito tempo sem estar protegido devidamente com protetor solar, assim poderá evitar as queimaduras solares.

Não se esqueça que o protetor solar deve ser aplicado pelo menos meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas ou ao sair da água.

Além disso, ao se expor ao sol, procure se proteger usando chapéu, boné e óculos de sol. Também é saudável evitar o sol nos horários de 10h às 16h. Não se esqueça de beber bastante água. Assim poderá aproveitar um belo dia de praia ou piscina sem se preocupar com as consequências.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */