Casa Decoração

Formas criativas de pendurar quadro sem furar a parede

Mudar de casa é coisa que arrepia quase todo mundo. Mas, claro, há aqueles momentos bons de uma mudança. Por exemplo, quando você compra casa ou apartamento novo e vai morar no que é seu – ou em algum maior. Mas, quase sempre há um problema adicional no momento de preparar a decoração: como pendurar quadro sem furar a parede.

Sabe-se que esse dilema ocorre também em outras ocasiões. Uma das mais frequentes é quando você está em apartamento ou casa alugada, tem todas as suas bugigangas maravilhosas, mas, para dar aquele toque todo seu na decoração, precisa pendurá-los na parede.

Primeiro, paciência e buscar soluções

E agora, como fazer isso sem provocar toda aquela furação? Afinal, daqui a algum tempo provavelmente você terá que devolver esse apartamento e vem aquela dor no coração – e no bolso -, pois precisará pagar pela recuperação da pintura. Ou você mesmo terá que lançar mão na tinta e pincel.

São dilemas do nosso dia-a-dia e frequentes na vida de cada um. Bom, a dica é muito simples: tenha paciência e coloque a cabeça a funcionar, despertando aquele decorador(a) enrustido que existe dentro de você. E todos nós temos uma veia decoradora, assim como outros talentos que só despertam quando deles precisamos.

Descubra um pouco da sua criatividade

Neste caso de pendurar quadro sem furar a parede, nem precisa de muito talento – existem soluções técnicas no mercado, é só saber procurar por elas. O importante é que você consiga, com estas soluções de mercado, fazer valer o seu toque especial no seu novo espaço pessoal de vida.

Antes de adentrar nas soluções da vida moderna, pense no que você pode criar e fazer a partir de outras soluções, que não o prego e o martelo. Ou os adesivos de que falaremos logo a seguir. Por exemplo, o prego e o martelo podem ser parte da solução, mas, sem abrir buraco na parede.



Monte sua estande para quadros

Quem sabe você compra tiras de madeira, tipo tapa-juntas, e monta alguma coisa parecida a um móvel de parede, tipo uma grade ou suporte para trepadeiras, para colocar seus quadros e objetos de destaque? Pode até usar madeiras de um armário velho que sobrou na mudança.

Ficam bonitos, geralmente despojados e alegres e, por isso, quem sabe combinando com sua personalidade. Ou oferecendo requinte e descontração ao seu novo espaço de todo dia. Aí é só você abusar da sua criatividade, usar algum pegador tipo aqueles para varais de roupa, espichar cordões e está nascendo uma maravilhosa estande para pendurar seus quadros e quantos mais penduricalhos desejar. O importante é deixar o seu ambiente com a sua cara.

E quem sabe apoiar quadros na parede?

Mas, se você não tem mesmo jeito para lidar com serrotes, martelo e pregos, e não dá para furar as paredes, então vamos garimpar soluções dentre as que estão disponíveis em lojas especializadas. Aliás, você já tinha pensado em buscar soluções nessas lojas, com balconistas muitas vezes especializados? Você pode surpreender-se com o que vai encontrar.

Ainda como solução caseira, um jeito também simples é não pregar, mas, deixar seus quadros apoiados nas paredes. Para isso, você precisará usar uma estande já disponível na sala ou peça onde eles ficarão. Se forem quadros grandes, pode até ficar no chão. Vai parecer assim tipo solução provisória, mas, se você achar uma boa disposição para eles, seus quadros e fotografias também ajudarão a dar um charme especial ao ambiente.

Improvise um gancho, veja como

Uma dica importante que profissionais da construção costumam dar é a utilização da pasta Durepox. Conhece? Trata-se de pasta dupla – vem uma escura e outra branca – que você compra em lojas especializadas, como de pintura de parede. Você tem que pegar um pedacinho pequeno de cada uma – tamanho de uma unha cortada – e misturar bem, até que se transformem em uma massa homogênea, de cor cinza.

Coloque essa massa na parede, faça-a grudar e pendure nela um pequeno ganchinho, que você mesmo pode fazer com um pedaço de arame. É só esperar a massa secar, o que exige algumas horas, e pendurar o seu quadro. Desvantagem? Pode ficar, ao ser retirada, uma manchinha na parede. Mas, bem melhor de reparar do que o buraco de um prego.

Têm as fitas e massas adesivas

Caso seus quadros a serem pendurados sejam leves, algo abaixo de 200 gramas, você pode utilizar essas massas adesivas que existem no mercado, de diversas marcas. São práticas, mas, você precisa escolher bem, pois tem algumas com qualidade inferior e não fixam bem. Com estas massas adesivas, é bom que o quadro não tenha vidro, caso venha a despencar.

Para quadros que tenham um pouco mais de peso, é bom apelar para a fita dupla face. O fabricante afirma – está na própria embalagem – que cada 15 cm da fita suporta até 500 gramas. Então, fique atento para não superar este peso. Sua aplicação também é bem prática.

Troque uma ideia com o vendedor na loja

Também em lojas especializadas, é possível encontrar produtos para fixação em parede com velcro. Também suporta até 500 gramas, segundo garante o fabricante, e não é muito diferente da fita dupla face. Trata-se apenas de produto alternativo, o que lhe oferece mais uma chance para escolher o que lhe parecer melhor ou mais adequado às suas necessidades.

Lembre-se de trocar uma ideia com o vendedor na loja. Eles podem não ser aplicadores profissionais, mas, normalmente recebem orientações e cursos dos fabricantes e, portanto, estão aptos a responder aquelas questões mais imediatas. E podem ajudar bastante.

Alternativas existem, mas vá com cuidado

Outra alternativa que se encontra bastante em lojas são os chamados ganchos adesivos. Bem, muita gente já teve grandes decepções com eles. Em boa parte das vezes, a impressão que fica é de que a cola adesiva que já vem com o gancho não é de boa qualidade ou não foi colocada na quantidade correta. Coloca-se e, pouco tempo depois, estes ganchos despencam.

Por isso, no caso destes ganchos – que são práticos, apenas a cola é deficiente -, é bom acrescentar sua própria cola, tipo desses bond que existem por aí, inclusive com marcas alternativas ao produto original, mas, que também funcionam. Enfim, você pode lançar mão de outras alternativas para pendurar seus quadros e penduricalhos, sem apelar para o prego e martelo. Sem perfurar paredes. Ou seja, pendurar quadro sem furar a parede é possível. Basta um pouco de criatividade e um bom bate pernas em lojas especializadas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */