Beleza Cabelos

Pente de madeira: confira 7 motivos para começar a usar agora mesmo!

Você já ouviu falar que o pente de madeira pode ser melhor para desembaraçar o cabelo e evitar o frizz? Apesar de pouco comum na penteadeira das vaidosas, esse acessório com cara de “vovó”, que fica guardado lá no fundo da gaveta, pode ser a melhor alternativa para pentear os cabelos sem causar danos aos fios, como a queda ou quebra, além de prevenir as terríveis pontas duplas e o frizz.

E sabe por quê? Para quem não sabe, este último problema costuma ser causado pele repulsão entre um fio e outro, gerando uma pequena carga elétrica natural que pode ser vista a olho nu, que são os incômodos fiozinhos arrepiados no alto da cabeça. Por isso, ao usarmos o pente de madeira, o frizz é evitado, uma vez que essa eletricidade estática não é produzida por esse tipo de material.

Além disso, o pente de madeira também pode ajudar a desembaraçar os fios muito mais rápido, pode ser usado em todos os tipos de cabelo e, o melhor, sem afetar o formato dos cachos! Quer saber mais sobre os benefícios do pente de madeira? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro 7 motivos para você começar a usá-lo a partir de hoje! Vamos lá?

Pente de plástico X Pente de madeira

Provavelmente, a esta altura do campeonato, você deve estar se perguntando: “Afinal, se o pente de madeira é tão benéfico para o cabelo, por que o pente de plástico ainda é o mais usado?”. E a resposta é simples: porque são mais baratos! Os pentes de plástico e metal possui baixo custo e, por isso, ainda são os mais vendidos em lojas de cosméticos e supermercados.

Apesar disso, eles prejudicam em muito a saúde da fibra capilar, já que possuem a tal eletricidade estática que falei anteriormente. Por isso, ao utilizar esses acessórios feitos desses materiais, pode-se causar não só efeito “frizzado” no cabelo, como também provocar a queda e quebra dos fios, principalmente no caso de mulheres com os cabelos cacheados, crespos ou muito fininhos.

Qual é o melhor tipo de pente de madeira para o meu cabelo?

Existem vários tamanhos e formatos de pentes de madeira disponíveis no mercado e, para além dos demais tipos capilares, cabelos cacheados e crespos possuem benefícios extras ao utilizar acessórios feitos com esse material. Para eles, as opções mais indicadas são os pentes de madeira com dentes largos, que quebram menos os fios e ajudam a manter a definição dos cachos.

Um truque para deixar o desembaraço mais fácil é aplicar um creme para pentear ou leave-in específico para esses tipos de cabelo, o que irá favorecer um melhor deslizamento do pente no decorrer dos fios.

Já para quem tem fios lisos, o tipo de pente de madeira recomendado é aquele com dentes mais juntos e finos, que facilitam o desembaraço. Quando os fios são longos, as escovas feitas de madeira também são bastante práticas e eficazes.

E para as donas de madeixas muito ralas ou fininhas, que sofrem mais com a eletroestática e, portanto, embaraçam com facilidade, a dica dos hairstylists é para que se aposte em pentes de madeira com dentes afastados, que auxiliam na redução da chance de quebra dos cabelos na hora de pentear. Além disso, eles também ajudam a distribuir melhor a oleosidade do couro cabeludo pelos fios.

Conheça 7 motivos para usar pente de madeira nos seus fios

Agora que você já sabe tudo sobre o pente de madeira, chegou a hora de conferir os melhores benefícios de usar esse acessório para pentear e desembaraçar o seu cabelo. Veja:

1 – Tira os “nós” do cabelo molhado mais rápido

Se você tem cachos ou simplesmente tem os fios mais fininhos, sabe o quanto é difícil lidar com os “nós” que aparecem no cabelo. Por isso, o pente de madeira pode ser o seu grande aliado, uma vez que esse tipo de material é ideal para remover “nós” dos fios, especialmente se o acessório tiver dentes largos.

Então, procure utilizar o pente de madeira ainda durante o banho, que é uma das maneiras mais práticas para ajudar a desembaraçar os fios e, ainda, deixá-los mais macios e brilhosos. No entanto, uma dica dos experts no assunto para quem ama esse hábito de se pentear no chuveiro, é manter o pente sempre higienizado e seco após o uso e, também, cuidar para que ele seja utilizado somente por você.

Isso porque a madeira é mais suscetível ao acúmulo de fungos. Então, para fazer a limpeza do seu acessório, use sempre sabão e enxágue-o em água corrente.

2 – Não prejudica a forma de cachos

O pente de madeira é capaz de desembaraçar muito mais rápido cabelos cacheados ou crespos, especialmente aqueles de dentes mais largos. Isso porque esse material possui ação antiestática, ou seja, não causa atrito entre os fios, além de deixar os cachos mais modelados.

Para isso, o segredo é pentear os fios sempre debaixo do chuveiro, com um condicionador, e de baixo para cima. Isso ajudará para que os cachos desembaracem sem quebrar e, o melhor, sem prejudicar o formato dos cachos.

3 – Evita a quebra de fios finos

Cabelos muito finos ou ralos atraem mais eletricidade naturalmente e, portanto, estão mais vulneráveis à quebra e ao frizz. Por este motivo, o pente de madeira é recomendado para quem esse tipo capilar, uma vez que a madeira é capaz de neutralizar a estática, ajudando a evitar os indesejáveis fiozinhos arrepiados no alto da cabeça.

4 – É ideal para quem tem o couro cabeludo sensível

Além disso, o pente de madeira também pode ser usado por pessoas que sofrem com o couro cabeludo sensível. Isso porque o material não costuma machucar essa região e, ainda, oferecem uma sensação gostosa ao pentear os fios. No entanto, neste caso, especialistas indicam que é importante ficar atenta ao espaçamento dos dentes., que deve ficar entre 0,4 cm a 0,5 cm.

5 – Elimina o frizz

O pente de madeira também pode ajudar a combater um dos maiores inimigos da beleza da mulher: o frizz. Isso porque ele possui função antiestática, que evita o atrito entre os fios, principal causador desse efeito no cabelo.

6 – Hidrata cabelos ressecados

Por ajudar a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o pente de madeira também possui o benefício de regular a produção de sebo, o que ajuda a distribuir melhor a oleosidade natural da raiz pelo comprimento e pontas dos fios. Por esta razão, ele é ideal para mulheres com cabelos cacheados, crespos ou que estejam sofrendo com o ressecamento dos fios.

7 – Absorve características do seu cabelo

Uma curiosidade interessante acerca do pente de madeira é que, ao longo do seu uso, o acessório vai absorvendo, aos poucos, pequenas quantidades de óleo natural do seu couro cabeludo e fios, que voltam a nutri-los todas as vezes que o acessório é utilizado. Além desse benefício, ter um pente com as suas características pessoais pode ajudar até mesmo a identificá-lo em meio a outros acessórios, mesmo que idênticos.

E aí? Gostou de saber mais sobre os benefícios do pente de madeira para o cabelo? Você usa ou já teve um? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane