Recomendados para você
Beleza Cabelos

17 penteados afros femininos: passo a passo

Cabelos wash-and-go

Não tem quem diga que eles não são uma graça! Os cabelos afros e seus penteados e cortes estilosos têm feito a cabeça – literalmente – de muita gente atualmente. Eles foram sensação na década de 70, com a onda Black Power – que era visto como uma forma de ideologia e cultura na época -, mas haviam desaparecido das ruas devido à tendência dos lisos bem chapados ditados pela moda.

Hoje, felizmente, já conseguimos ver bem mais deles pelas cidades, graças a uma onda vintage e de libertação que rege os nossos dias na era atual. Agora, a moda é mostrar as madeixas naturais e investir em visuais que deixem ainda mais chamativos e estilosos os cabelos afros.

Veja também – Maquiagem para pele negra: como fazer passo a passo

Existem vários penteados e acessórios para serem utilizados como complemento do look, principalmente para elas. Quer saber quais os penteados mais bonitos e estilosos para as donas dos cabelos afros? Leia esse artigo até o final e aprenda alguns deles.

Como fazer um penteado afro feminino?

Existem várias formas de fazer um penteado afro para mulheres. A maioria deles é feito de tranças e coques, mas podem ficar ainda mais cheios de charme com acessórios da cultura africana, como os turbantes e lenços.

Conheça alguns deles e arrase no look:

1 – Trança raiz

tranca-raiz

Esse penteado pode ser feito a partir da raiz ou apenas na lateral dos cabelos. Se for só na lateral, a parte da frente pode ser usada como um moicano ou topete e comprimento ficar solto.

Como fazer?

As tranças raiz são feitas começando o mais perto possível da raiz do cabelo. O entrançado deve ser firme e bem puxado para a trança ficar bem feita. Ao final, é só usar presilhas para o cabelo não abrir a trança.

Os cabelos podem ser lavados com a trança sem qualquer problema. Uma dica é lavar ao menos a cada dois dias, para evitar a terrível seborreia, conhecida como a popular caspa.

2 – Coque rosquinha

coque-rosquinha

É um penteado que nunca sai de moda, inclusive entre as mulheres com cabelos afros. Ele é clássico e elegante e pode ser feito mais alto ou mais baixo, podendo ser usado durante o dia ou à noite.

Como fazer?

Penteie os fios para trás, faça um rabo de cavalo e prenda com uma presilha bem firme e depois vá enrolando o cabelo em torno da presilha. Ao final, esconda os cabelos soltos dentro dos fios e amarre mais uma presilha, se quiser uma finalização diferente. Você também pode adicionar acessórios, como tiaras, se quiser deixar o visual mais formal.

3 – Preso na lateral

cabelo-afro-preso-na-lateral

Este é um dos penteados mais utilizados pelas mulheres com cabelos afros, já que fica super charmoso e, ainda, ajuda a controlar o volume.

Como fazer?

É super simples. Você deve puxar um lado do cabelo todo para trás e prender com um grampo de cima para baixo para não aparecer.

4 – Rabo de cavalo

cabelo-afro-com-rabo-de-cavalo

Apesar de tradicional, o penteado de rabo de cavalo é super estiloso e fácil de fazer nos cabelos afros. Ele pode ser baixo, lateral, alto ou bagunçadinho.

Como fazer?

Com os fios limpos e secos, prenda-os em um rabo de cavalo no meio da cabeça, atrás, na altura das orelhas. Aplique gel em todo o contorno do rosto até o centro da cabeça no alto e seque suavemente com o secador.

Veja também – Box Braids: saiba tudo sobre as tranças afro

Encaixe uma tiara fina no meio da cabeça. Certifique-se de que o acessório está firme. Se não tiver a tiara, você pode criar essa estrutura “costurando” o cabelo com os grampos.

Solte o rabo de cavalo, retirando os elásticos e, com a ajuda de um pente garfo, crie volume nos fios, levantando-os. Está pronto!

5 – Penteado semi preso

cabelo-semi-preso

É um penteado romântico e estiloso, ao mesmo tempo, e serve tanto para usar em festas ou no dia a dia, dependendo da forma como você o fizer.

Como fazer?

Você pode prender a lateral mais firme para reduzir o volume ou deixá-la mais solta para um cabelo moderno. A parte da frente pode ser estilo topete para um penteado mais festa ou solto para o dia a dia. Você pode combinar o penteados com um maxi colar ou um brinco grande para deixar o look ainda mais realçado.

6 – Tranças embutidas

trancas-embutidas

Elas são as mais clássicas entre os cabelos afros. O mais importante é que as tranças embutidas – ou qualquer outro tipo – podem ajudar a “domar” os cabelos quando não se tem um tempinho para modelá-los.

Como fazer?

Passe uma pomada de fixação número dois nos fios. Separe as mechas para fazer as tranças na lateral desejada. Trance o cabelo a partir da raiz e prenda com um elástico de silicone preto. Em seguida, prenda com grampos. Na parte solta, aplique uma pomada de fixação número seis e amasse os cabelos com as mãos.

7 – Moicano com tranças

moicano-afro-com-tranca

Ela também é linda e clássica, muito usada, inclusive, por celebridades. A trança com moicano complementa o ar todo cheio de atitude da mulher com cabelo afro –  que já tem de sobra – por causa do moicano.

Como fazer?

Separe a mecha frontal e divida em três partes. Como a aparência é descontraída, pode deixar a trança um pouco frouxa nas pontas, isso dará volume. Vá prendendo com grampos e escondendo a parte frouxa dos fios. Não trance até o final dos fios. Pare antes.

8 – Penteado Afro Puff

penteado-afro-puff

Esse é um dos penteados que estão em alta entre os cabelos afros. Ele é extremamente versátil, já que dá para usar tanto em festas quanto no dia a dia. O Afro Puff é ideal para quem tem cabelos mais volumosos e, quanto mais afro for a madeixa, mas bonito ele fica.

Como fazer?

Antes de começar o penteado, coloque dois grampos em um elástico e deixe pronto para quando for prender o cabelo. O Afro Puff não deve ser feito juntando todos os fios de uma vez – igual fazemos com o rabo de cavalo – isso para dar mais volume e deixá-lo mais estiloso.

Comece com a mecha central da parte de traz da cabeça e vá juntando primeiro as que estiverem mais próximas, até ficar com toda a madeixa nas mãos, formando algo entre um coque e um rabo, mas com muito mais volume.

Veja também – Tons de loiro para morenas: descubra qual é o ideal para a sua pele

Se os fios forem muito curtos e ficarem alguns soltinhos, não se preocupe, pois você irá cuidar deles no próximo passo. Prenda um grampo no cabelo, enrole o elástico em tono dos fios e fixe o segundo grampo.

Passe gel na raiz, fixando os fiozinhos que ficaram soltos. Escove apenas os fios que ficaram presos, para alinhar e reduzir o frizz e alinhar essa parte rente ao topo da cabeça. Caso o penteado fique um pouco frouxo, solte e prenda novamente.

Solte bem a parte de trás com as mãos, garantindo que o penteado fique com um aspecto bem cheio e um formato arredondado.

9 – Penteado afro com lenço

penteado-afro-com-lenco

O lenço é, sem dúvidas, o acessório mais usado entre os cabelos afros. Dá um beleza super especial a quem usa.

Como fazer?

Seque bem o cabelo com um secador ou um difusor. Coloque uma bola de mousse modelador nas mãos, daqueles com textura seca, e passe no cabelo, modelando a seu gosto.

Amarre um lenço sobre a raiz. Puxe mais algumas mechas do seu afro para que eles cubram parte da faixa. O resultado fica mais bacana com lenços de tecido leve, que permitem fazer uma textura franzida, torcida ou até dar um nó extra na parte da frente.

As pontas que sobrarem atrás da cabeça podem ficar soltas, amarradas em forma de laço ou até serem escondidas dentro da própria faixa.

10 – Moicano afro

moicano-afro

O moicano é um penteado muito fácil e rápido de fazer e pode ser usado no dia a dia, para estudar ou ir ao trabalho, ou para uma ocasião mais formal, como uma festa.

Como fazer?

Com a ajuda dos grampos, prenda os cabelos nas laterais, de forma que as mechas de cima da cabeça fiquem soltas. Para nenhum fio preso escapar, finalize a parte presa do cabelo com um fixador.

11 – Trança nagô (rasteirinha)

tranca-nago

As tranças nagô (ou rasteirinhas) são simples de fazer, mas exigem um pouco de paciência, já que demora algum tempo para trançar mecha por mecha. O resultado é lindo e faz sucesso por onde você passar.

Como fazer?

Divida o cabelo em quatro ou cinco partes e prenda cada uma com grampos ou piranhas, deixando solta apenas a que vai ser trabalhada naquele momento. Separe uma mecha e comece trançando da raiz, separando as mechas com o pauzinho de laranjeira ou com a agulha e apertando bem o trançado.

A espessura da trança dependerá do tamanho da mecha escolhida e, também, a direção das tranças será escolhida conforme sua preferência. Se preferir, trance apenas até a metade do comprimento, deixando as pontas sem trançar, ou trance todo o comprimento. Após trançar, prenda com elástico e inicie outras, até terminar todo o cabelo.

12 – Finger Coils

Cabelos Finger Coils

Esse penteado é muito fácil e prático de fazer e fica bem em qualquer tipo de cabelo afro.

Como fazer?

Depois de lavar o cabelo, usa um leave-in, um óleo (opcional) e a seguir um gel. Com os dedos ou um pente de dentes finos, vá enrolando o cabelo. Seque-o ou durma com ele assim. No dia seguinte, desenrole e separe todos os cachos.

13 – Bantu Knots Out

Cabelo bantu knots

Esse penteado nada mais é que uma técnica para formar cachos. Ela é perfeita, principalmente, para quem quer abandonar os lisos e assumir os crespos.

Como fazer?

Com a ajuda da ponta de um pente fino, divida o cabelo em várias seções, não muito grossas. Pegue uma por uma, aplique um creme para pentear em toda a extensão.

Divida a mecha em duas, torça uma na outra, como no twist, e depois enrole até o couro cabeludo, fazendo um coquinho, que deve ser preso com um elástico. Repita em todo o cabelo. Os Bantu Knots Out demoram cerca de oito horas para secar.

14 – Wash-and-go

wash-and-go

Esse penteado é uma forma bem simples e rápida de estilizar os cabelos, higienizando-os e, logo em seguida, fazendo uma finalização básica, de forma a deixá-los com os cachos naturalmente encolhidos e definidos após a lavagem.

Como fazer?

Desembarace levemente o cabelo com ajuda do umidificador ou óleo de côco. Divida o cabelo em quatro partes e faça um tranco cada uma delas. Lave o cabelo, sempre dividido em quatro partes, com shampoo e condicionador. Passe uma máscara para hidratar. Coloque uma touca térmica e espere 15 minutos.

Veja também – Dedoliss: aprenda a texturização para definir cachos com os dedos

Enxágue e volte a trançar o cabelo. Seque bem e aplique novamente o óleo de côco e um creme para pentear. Está pronto! Se quiser que o penteado dura uma semana inteira, passe um gel de linhaça.

15 – Black Power

black-power

Ele já foi um sucesso e está em alta novamente. O Black Power é lindo, mas requer alguns cuidados para mantê-lo bonito. Também é necessário ter um corte adequado para fazer o penteado. Antes de fazer em casa, converse com um cabeleireiro.

Como fazer?

Passe um creme para pentear mecha por mecha e comece a secar as mechas com o difusor (ou secador). Mantenha o jato de ar no sentido das pontas para a raiz, de baixo para cima. A intenção é criar o máximo de volume possível.

Quando terminar de secar, comece a “descolar” a raiz da cabeça com um pente garfo. Levante mecha por mecha e, se quiser deixar o penteado mais cheio, penteie também alguns cachos para que eles se abram. Finalize com muito spray fixador.

16 – Twist

twist-no-cabelo

É um penteado super simples de fazer e sem gastar muito. Você vai precisar apenas de um creme sem enxágue para aplicar antes de enrolar as madeixas.

Como fazer?

Antes de começar a enrolar o cabelo, aplique um creme sem enxágue espesso, para segurar melhor. Separe pequenas mechas e enrole de duas em duas, uma na outra.

Deixe secar por, aproximadamente, oito horas. Depois do tempo de espera, desenrole e solte delicadamente. Como os fios são porosos, eles aderem uns aos outros e você nem precisa prender no final – mas você pode usar um elástico de silicone nas pontas, se quiser.

17 – Coque com dreads

coque-dreads

É um penteado ideal para festas, mas pode ser usado no dia a dia também.

Como fazer?

Lave e penteie os cabelos para trás. Aplique uma boa quantidade de mousse nos fios, com cuidado para não exagerar e deixar a raiz muito oleosa. Tente aplicar do meio para baixo sempre. Pegue uma mecha mais ou menos grossa e faça um grande cacho com os dedos.

Enrole o cacho ao redor do seu centro, como um pequeno coque e ao final, prenda com uma presilha. Faça diversos ao longo dos fios até não sobrar mais nada. É um penteado fashion e ótimo para cabelos médios a curtos.

Último Vídeo do Nosso Canal


Comentar

/* ]]> */