Cabelos

Penteados para formatura: as melhores ideias você encontra aqui

Muitas pessoas não costumam dar a devida importância aos penteados para formatura, apesar de ser uma noite importantíssima para sua formação, simbólica, um fim de um ciclo na qual teve que batalhar bastante para encerrar e, por isso, motivo de comemoração entre os companheiros de batalha e familiares em uma noite especial.

Mas se a data é tão simbólica e marcante, porque não há grande esforço no preparo de penteados para formatura?

Na verdade, não é que falta empenho, mas há uma seletiva, uma escolha de quando concentrar os esforços para caprichar no visual, que geralmente é no baile de formatura.

A entrega do “canudo”, do diploma que a gabarita como habilitada para exercer determinada função é tratada como um evento menor, em termos de preparo no visual, em razão da indumentária ser monopolizada pela beca e o destaque na cabeça ficar a cargo do chapéu de formando. Por isso, opta-se por um penteado mais simples, discreto.

Mas há um engano nessa lógica.

Neste post do TudoEla vamos explicar porque é interessante caprichar no visual desde a cerimônia mais formal e não só no evento mais despojado, além de ideias de penteados para formatura.



Não deixe de conferir nossa galeria de imagens no final do texto para se inspirar.

Conheça as nossas dicas de penteados para formatura para você arrasar nesse grande dia.

Confira!

A entrega do diploma

Sobre a questão de escolher por um penteado mais simples na cerimônia de entrega do certificado que comprova sua habilitação para exercer o cargo para qual investiu sangue, suor e lágrimas, para depois se preocupar com penteados para formatura  mais elaborados para o baile de formatura, não nos parece uma excelente estratégia, porque, ok, em termos de praticidade, de conforto, pode ser uma boa, mas não se esqueça que o que mais vai ser lembrado, visto, exposto com orgulho no quadro do quarto ou na sala, e publicado com gosto nas redes sociais é a sua foto recebendo ou exibindo o canudinho, seja no ato do recebimento ou imediatamente após.

Se não optar pela escolha mais favorável a você para vivenciar esse momento marcante, simbólico, as chances de se arrepender amargamente com o decorrer dos anos ao olhar para o seu álbum de formatura aumenta.

Mesmo que decida investir em penteados para formatura mais elaborados para o baile de celebração é importante não ser tão prática, simples, displicente para o momento de ser abraçado pelo professor ou professora ao receber o diploma diante de uma plateia expressiva.

Segue as nossas dicas de penteados para formatura.

Continue na leitura!

Coque baixo

Se for importante para você fazer uso do figurino completo da formanda, beca e o capelo, o chapéu engraçado usado para essa ocasião, embora não seja obrigada a usar o tempo todo o chapéu engraçado, um dos penteados para formatura  mais interessantes para facilitar a sua vida, e que transmite a elegância necessária e adequada para esse tipo de evento, é o coque baixo.

O modelo mais baixo facilita o uso do capelo e coque tem como característica valorizar a textura dos fios, ideal se tiver cabelo fino.

É um estilo de penteado que ficou muito famoso nos anos de 1920, figurinha carimbada nos salões de festas e cerimônias de grande glamour que recebia a nata da sociedade e da classe artística.

Livres, leves, soltos e com textura

Se a sua ideia é mesclar o formalismo com informalidade pontual, o cabelo será o único local possível de quebrar a austeridade do estilo “bruxa do Harry Potter”.

Penteados para formatura perfeitos para se gerar esse impacto são os que deixam as madeixas soltas, livres. Mas não basta a liberdade dos fios, o diferencial é investir na textura, nas ondas, nos cachos.

Mas se atenha ao detalhe, especialmente se for utilizar o penteado para a festa de formatura: se o seu vestido for fechado, cobrir ombros e braços e for repleto de detalhes graciosos, pode não ser uma boa apostar em penteados para formatura soltos, porque os fios acabarão cobrindo, tampando esses detalhes, o que tirará um pouco do brilho da roupa especial.

As peças ideais para combinar com o estilo mais solto e despojado dos cachos são as que deixam pescoço e braços livres e investem em um bom decote.

Tranças

A ideia é compor o visual bem interessante com a beca e o capelo, afinal não é todo dia que poderá sair em público com tal modelito, e acha a opção do coque baixo simples demais? Penteados para formatura mais elaborados são os que têm tranças.

Além de facilitar o uso do chapéu e de não cobrir os detalhes do figurino, o estilo acrescenta volume e adorno que se destacam apesar do capelo na cabeça.

As tranças mais utilizadas são as frontais, que formam uma espécie de tiara grossa, as tranças laterais que se unem ao coque baixo ou no rabo de cavalo e as tranças que formam uma coroa improvisada, já delimitando e facilitando a acomodação do chapéu na cabeça.

Outro detalhe interessante para esses penteados para formatura com cabelos presos é que valorizam o rosto, dão mais destaque ao semblante, já que os fios, que poderiam competir pela atenção dos admiradores, estão contidos, o que é perfeito para uma cerimônia que despersonaliza a indumentária ao se obrigar que todos os alunos usem peças idênticas, restando apenas a face o papel de se diferenciar de algum modo.

Considerações finais

Penteados para formatura elaborados são tão importantes para a cerimônia de caráter mais oficioso quanto ao baile de celebração. E a foto com a roupa formal exibindo o diploma é a que mais será recordada por conter aspectos únicos e ter forte carga simbólica.

Desleixo na hora de se preparar para esse evento pode ocasionar arrependimentos muito amargos.

As dicas que fornecemos de penteados para formatura foram:

  • Coque baixo: para facilitar o uso do capelo e por ser um penteado sofisticado, que valoriza a textura dos fios;
  • Cabelo solto: para quebrar o formalismo do evento investindo em bastante textura, ondas e cachos;
  • Tranças: um penteado mais sofisticado que assim como o coque tem a vantagem de destacar o rosto.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Leia mais de nossa sessão de cabelos.

Galeria de imagens

 

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */