Alguns perfumes acabaram fazendo grande história e são lembrados até hoje, muitas vezes, estando presentes na lembrança de jovens e adultos, recordando um certo momento da infância. Pessoas de mais idade, inclusive, também relembram com muito carinho os perfumes antigos que fizeram sucesso.
Com o passar do tempo, os perfumes acabaram se adaptando e ficando cada vez mais modernos e tecnológicos. Além disso, a fragrância de um perfume também segue as tendências da moda e, dessa forma, é aceito por grande maioria das pessoas.
Surgimento dos perfumes antigos
O perfume surgiu no Antigo Egito, como grande parte dos cosméticos e tecnologias estéticas que temos hoje em dia. Ele foi criado na intenção de aromatizar o corpo e objetivos por mais tempo, devido ao calor escaldante que havia naquela região.
Além disso, há registros de perfumarias antigas também na Índia, onde a prática foi utilizada e revisitada pelos persas e romanos. A palava perfume, deriva do latim “Per Fumum”, que significa “através do fumo”.
Leia também:
Perfumes antigos de maior sucesso
É um “trauma” muito grande quando adquirimos um perfume favorito e o mesmo sai de linha. Além disso, um perfume tem o poder de trazer lembranças da pessoa amada, seja um ex amor, avós, pais, etc. Tudo isso, mostra o quanto o perfume é significativo para marcar momentos especiais.
Em tudo isso, algumas fragrâncias acabaram se destacando e deixando muita nostalgia.
Crystal, Avon
É impossível não ter, pelo menos, um flash de lembrança desse perfume. Esse perfume ficou popularmente conhecido como o perfume das vovós, por estar sempre presente na penteadeira de várias delas. Além do design muito chamativo, o cheiro também era ótimo e bem característico.
Kalanit, O Boticário
Com uma fragrância muito forte e marcante, esse perfume era tido mais como um desodorante corporal do que, de fato, um perfume. Isso ocorria, pois não tinha grande fixação na maioria das peles. Além disso, o perfume ficou muito famoso por lembrar o Amarige, da Givenchy.
Innamorata, O Boticário
Muitíssimo popular e também da Boticário, esse perfume era muito utilizado por adolescentes e tinha um formato bem peculiar, possuindo uma tampa que lembrava uma luminária. Foi lançado em diversas cores e fragrâncias. Além disso, o sucesso foi tanto, que a marca resolveu relançar o produto, com um design diferenciado e moderno.
Shiraz, Natura
O aroma do Shiraz era tão único, que até hoje diversas pessoas procuram por esse perfume e não encontram nenhum sequer semelhante. Tinha tons frutados e marcou uma boa parte da geração nos anos 80 e 90. Não se tem certeza se o perfume será relançado um dia, porém, somente os maiores e mais fervorosos colecionadores de perfume ainda têm essa fragrância em casa.
Vanille & Miel, L’occitane
Esse perfume também era muito encontrado pelo nome de Honey & Vanilla, afinal, possuía ingredientes que o aroma predominante era mel e baunilha. Foi um perfume que fez muito sucesso, até mesmo no gosto dos mais exigentes, tornando assim, um perfume muito nostálgico e saudoso.
Além disso, o frasco que sobrava ao terminar o perfume, era muito utilizado como bibelô, já que imitava perfeitamente uma colmeia e o cheiro ficava dentro dele por muito tempo.
Como passar perfumes antigos e atuais da forma correta
Existem alguns métodos que fazem com que o perfume dure por mais tempo e que o cheiro se destaque. As dicas mais práticas, são:
Pontos pulsantes
O calor intensifica o aroma dos pulsantes, logo, aplicar nos corpos pulsantes faz com que a artéria pulse e exale o aroma. Ao longo do dia, ele reagirá à temperatura corporal e continuará soltando a fragrância no ar. Os lugares pulsantes mais indicados, são: Pescoço, pulso e atrás da orelha.
Borrifadas leves
Duas pequenas borrifadas nesses locais estratégicos já são o suficiente. Dependendo do perfume e da sua potência, é possível aplicar uma maior ou menor quantidade. Além disso, é preferível borrifar o perfume mantendo, pelo menos, 15 centímetros de distância do corpo.
Jamais esfregue
Muitas pessoas têm o péssimo hábito de esfregar o perfume após borrifá-lo no pulso, por exemplo. Essa é uma atitude incorreta e que não deve ser feita. Afinal, dessa forma, o perfume estará sendo “esmagado”, logo, sua essência real não será sentida.
A maneira correta é: caso borrife o perfume no pulso, simplesmente encoste-o na área desejada e pronto. Não precisa de mais nada!
Conselho errado da Coco Chanel
Quando perguntada como um perfume deveria ser aplicado, Coco Chanel respondeu que deveria ser nas áreas onde a pessoa gostaria de ser beijada. Errado!
Na teoria, é uma ótima dica. Na prática, deixa a desejar. Afinal, o gosto do perfume é terrível, afinal, foram criados para o olfato, não para o paladar. Logo, é preferível sempre evitar os lugares onde haverá maior contato bucal.
Outras dicas para passar perfumes
Espere um pouco após o banho
Após o banho, o corpo ainda está quente e isso faz com que o perfume evapore muito mais rápido. É altamente indicado esperar a temperatura do corpo voltar ao normal e, somente depois disso, passar o perfume. Outra dica maravilhosa, é sempre passar um hidratante inodoro no lugar de aplicação do perfume.
Desodorantes e cosméticos com cheiro
Mesmo que sejam extremamente agradáveis, usar cremes, cosméticos e desodorantes com cheiro, aniquila a fragrância pura do perfume e faz com que as notas não conversem entre si. Logo, o resultado sempre será o oposto do esperado.
Perfume na roupa
Como os tecidos são muito diferentes entre si, é impossível de saber exatamente qual reação um certo produto terá em contato com eles. Logo, o correto não é passar o perfume diretamente na roupa, afinal, a grande maioria deles contém álcool e pode ser prejudicial ao tecido.
Além disso, pode alterar completamente o aroma. Dessa forma, sempre prefira seguir as dicas acima aplicando o perfume da forma correta e diretamente na pele. Assim, é possível sentir melhor o aroma de qualquer perfume que tenha curiosidade, inclusive, o aroma dos tão misteriosos perfumes antigos.