Decoração

Pergolado: Dicas e cuidados para montar o seu

Eles estão em alta. Os pergolados ou pérgolas são estruturas geralmente em madeira que servem para decorar jardim e terraço. Uma solução charmosa para pendurar plantas ou deixar o espaço de descanso mais convidativo.

Tudo isso com ajuda de vigas espaçadas, que podem ser cobertas com vidro ou policarbonato translúcido.

Veja também – Fachada de casa: dicas para criar ou reformar a sua

O projeto cria efeitos de sombras bastante interessantes e, quando bem-executado, transforma a área conferindo conforto e riqueza.

Dicas e cuidados para fazer um pergolado

pergolado

  • Quando for do tipo coberto, é importante notar a inclinação necessária do vidro ou policarbonato, assim como ficar atento à sustentação da cobertura.
  • Antes de construir um pergolado, é fundamental caprichar nos fatores que aumentarão a vida útil da peça e garantirão segurança ao espaço.
  • Os pilares de sustentação precisam ser suficientemente fortes para aguentar o conjunto todo, além de estarem sobre solo plano e firmes para assegurar a estabilidade da obra.
  • Para um acabamento melhor, o ideal é contratar um profissional que possa medir com critério apurado a dimensão e o local do pergolado. Assim, ele ficará integrado à arquitetura, sem aquele jeito de “puxadinho”.
  • Uma cobertura de fechamento superior é indicada para os dias mais chuvosos.

pergolado-com-fechamento-superior

  • Se você deseja um sombreamento, a dica é utilizar um ripamento em madeira ou bambu abaixo da cobertura. O de bambu, por exemplo, é perfeito para conseguir uma malha mais fechada e, portanto, mais sombreada.
  • O pergolado fica interessante e charmoso quando são fixados tecidos em suas vigas. O efeito é sensacional, como uma espécie de forro em movimento.

pergolado-com-cortinas



  • Para criar pérgolas nos ambientes externos, é preciso tomar cuidado com a altura dos pilares, não deixando que eles toquem o chão. O recomendado é usar uma sapata em concreto ou fixar o pergolado com conexões de metal para resguardar a madeira.
  • Invista em um selador ou verniz para proteger a madeira e garantir melhor durabilidade.

Sugestões e curiosidades sobre o pergolado

As pérgolas também são conhecidas como caramanchões. E não é de hoje que elas fazem sucesso. O descanso e a contemplação que elas proporcionam são aproveitados desde a Antiguidade.

Sem dúvidas, os pergolados transformam ambientes, dos mais amplos aos mais aconchegantes, seja para suporte de parreiras e trepadeiras ou somente pela sombra que produzem.

Veja também – Varanda Gourmet: Opções de uso e dicas de decoração

Essas estruturas que estão em alta no décor contemporâneo preenchem áreas reservadas do jardim ou servem de extensão das fachadas de casas, com muita personalidade e elegância.

Existe, atualmente, uma grande variedade de formatos e materiais para compor os caramanchões. Cada proposta decorativa requer um material diferente. Em comum, todas as pérgolas devem ser resistentes a fatores climáticos, como vento, sol, chuva, frio ou calor em excesso.

Para quem busca mais conforto e aconchego, a madeira cumpre bem o papel, criando uma atmosfera rústica; enquanto o metal dá ao espaço um toque ao mesmo tempo moderno e romântico.

pergola-de-madeira-e-vidro

E ainda: componentes como bambu, treliça e madeira de demolição possibilitam a montagem de uma decoração com pegada country chic. Lembrando sempre de dar atenção ao acabamento destes materiais, pois a madeira necessita de verniz para não se decompor ao ar livre.

Quanto ao metal (aço, alumínio ou ferro), ele também requer cuidados, pois pode enferrujar se exposto à chuva.

Pergola-de-Bambu

A sensação de repouso e plenitude que os pergolados conferem é maior com ajuda das plantas, que devem ser escolhidas de acordo o clima da região e a luminosidade do local.

Trepadeiras, como sapatinho-de-judia e jade, costumam funcionar bem nos caramanchões, já que são maleáveis e fáceis de encaixar por meio de amarras ou arames. E são ótimas no clima tropical!

Para deixar a cena bela e sedutora, vale a pena apostar no maracujá, que, além de ser planta frutífera, possui uma floração ornamental encantadora.

Sucesso com o seu projeto de pergolado e até breve!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */