Saúde

Você sabe o que é períneo? Veja como cuidar do seu!

Períneo

Você sabe o que é períneo? E ainda, qual a importância do mesmo para a saúde da mulher? Não? Então vem com a gente que vamos te explicar tudo sobre esse músculo tão importante.


Nós mulheres, entretanto, precisamos nos acostumar com algo urgentemente: o autoconhecimento é crucial para manter a saúde em dia.

Para isso é necessário que você comece a perceber e escutar cada pedacinho do seu corpo. Afinal, ele é seu e você depende dele para viver!

Sendo assim, é extremamente importante que você saiba, o quanto antes, o que é o períneo e qual a melhor forma de mantê-lo saudável.

Dessa maneira, com o passar dos anos você agradecerá a si mesma por se preocupar com este músculo tão importante.

O que é períneo?

Mas afinal, o que é esse tal períneo? Na verdade, trata-se de um conjunto de músculos que são primordiais para sustentar o útero, a bexiga e o reto. São eles, no entanto, que irão manter tudo no lugar principalmente durante a gravidez.

Estes músculos estão situados nas proximidades de nossa vagina, uretra e ânus. Mais especificamente, na parte inferior de nossa bacia, entre o tão conhecido cóccix e o osso púbico.

Entretanto, a função que estes músculos desempenham em nosso corpo é extremamente importante para manter a saúde da mulher em dia.

As alterações decorrentes da gravidez, como questões hormonais e propriamente físicas, podem colocar a saúde do períneo em risco.

Sendo assim, antes de iniciar a tentativa de ter um filho, por exemplo, é interessante que a mulher avalie as condições que os seus músculos se encontram atualmente. A partir disso, o médico poderá dar um “aval” para o prosseguimento das tentatativas.

Períneo

O cuidado deve ser tomado porque, partindo da ideia de que o útero “vazio” pesa somente 50 gramas, ao engravidar o mesmo pode chegar a pesar cinco quilos.

Dessa maneira, nossos músculos estarão sendo ainda mais requisitado, o que pode gerar lesões que desencadeiem desconfortáveis consequências no futuro.

Dentre os principais problemas com a falta de cuidado do períneo, nos deparamos com incontinência urinária, disfunções sexuais, dores pélvicas e a descida dos órgãos.

Como cuidar do seu períneo

De fato, no entanto, nos fica evidente a importância do períneo para a saúde da mulher. Porém, qual a melhor forma de cuidar do mesmo?

Existem diversas técnicas de contração dos músculos que poderão te ajudar a fortalecer a região, evitando que problemas maiores se desencadeiem.

Sendo assim, é interessante que você contate uma profissional da fisioterapia, pois somente ela poderá lhe prescrever os exercícios ideais para o seu porte físico.

O interessante e importante, no entanto, é que, mesmo depois que as sessões de fisioterapia terminem, você ainda continue trabalhando a musculatura em casa.

Todo o processo será pautado, dessa forma, com a contração e descontração dos músculos que você sente no interior da sua vagina. São eles que sustentam o seu útero e que, dessa maneira, fazem parte do seu períneo.

Como funcionam os exercícios para o períneo?

Durante as consultas com a fisioterapeuta, introduz-se na vagina da mulher um tipo de sonda. A partir disso, a paciente passa a sentir os seus músculos internos e, gradativamente, aprende a controlar a contração e descontração dos mesmos.

A mulher precisa sentir, dessa forma, quando o seu músculo está realmente contraído e quando está relaxado. Pois, somente a partir desses exercícios que ela poderá fortalecer o períneo e prepará-lo para uma gravidez, por exemplo.

Com a modernidade, no entanto, surgem diariamente novas opções para que as mulheres possam conhecer melhor o seu corpo e assim cuidar da sua saúde.

É dessa maneira então, que chegam aos mercados produtos como os cones vaginais. Estes cones, por sua vez, são introduzidos na vagina e a partir disso a mulher poderá iniciar os exercícios de contração e relaxamento.

Entretanto, é importante enfatizar que, para um primeiro momento, é interessante que você converse com uma profissional qualificada em fisioterapia. Somente assim você poderá ter conhecimento se está – ou não – contraindo e relaxando o grupo de músculos necessário.

Caso contrário, não haverá consequências catastróficas. Mas também, dessa maneira, o seu objetivo de fortalecer os músculos para uma posterior gravidez não será atingido.

Sendo assim, apesar de haver possibilidade de adquirir produtos e praticar em casa, é sempre interessante buscar o conselho de um profissional da área primeiro.

Períneo

Permita-se se conhecer e conquiste qualidade de vida

De certa forma, a melhor opção para se atingir a qualidade de vida e a tão desejada saúde é a partir do autoconhecimento.

E isto não remete somente a questões psicológicas. O autoconhecimento engloba questões com o seu próprio corpo, a partir do momento que você passa a senti-lo e a escutá-lo.

Somente a partir disso, no entanto, que você poderá saber quais passos importantes você precisa dar em busca de uma vida equilibrada.

Dessa maneira, conhecer cada pedacinho do nosso corpo e qual a sua função é super importante para manter tudo funcionando direitinho.

Afinal, lembre-se que você é e sempre deverá ser a pessoa mais importante da sua vida. Uma vez que sem ela você não existiria!

Então vamos lá, comece hoje mesmo a conhecer um pouco mais sobre você e o seu corpo. Alimente-se bem, se exercite e que começar a exercitar o seu períneo caso você cogite a possibilidade de engravidar?

A sua saúde, o seu corpo e a sua mente irão agradecer os esforços em busca da qualidade de vida. Não tenha dúvidas de que isto trará resultados satisfatórios para você.

Se autoconhecer, no entanto, é algo que todo mundo deveria fazer. Pois é impossível se arrepender disso.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.