Beleza Estética Saúde Sexo

Perineoplastia: saiba tudo sobre o procedimento!

O que será perineoplastia? Tem até medo de saber? O segmento de medicina estética vem avançando tanto – e lucrando tanto – que todo dia, força de expressão, sai alguma novidade ou alguma notícia de que uma subcelebridade fútil fez a vigésima sétima plástica em alguma região exótica do corpo.

Bem… “região exótica” pode ser uma boa forma de se referir a perineoplastia. Mas saiba que esse procedimento cirúrgico, na maioria das vezes, não é requisitado por razão narcisista, mas por necessidade de saúde, por orientação médica.

Imagine você, toda bela, faceira, radiante, fazendo a tua parte de cuidar do corpinho malhando na academia e, de repente, durante o exercício físico, levantando aquele pesinho, sente algo… úmido… escorrendo pela sua perna, algo úmido e quentinho, desagradavelmente quentinho e com um odor bem característico. Nesse momento, passa o cara que te arranca suspiros, e que você tenta a todo custo chamar atenção há uma semana, e faz o seguinte comentário:

– Acho que você precisa de uma perineoplastia.

Ou então visualize essa cena: você está em casa, toda bela, faceira, radiante, fazendo a faxina (ok, nesse caso talvez nem tão bela, faceira, radiante), está tirando os móveis pesados do lugar para sacudir a poeira e, de repente, sim, de novo, sente algo úmido escorrendo pela sua perna, quente e de odor desagradável. Nesse momento, passa o filhão e comenta sem tirar os olhos do smarphone:

– Acho que a mãe precisa de uma perineoplastia.

Há outra situação em que a perineoplastia pode ser útil.

Digamos que você seja tão bela, faceira, radiante que, mesmo passando pelo constrangimento com o boy da academia, conseguiu conquistá-lo, ele está louco por você e está decidido a ter uma experiência marcante, a compartilhar momentos íntimos. Você consente, também está afim, sempre esteve, marca tudo certinho, local, data, horário, se prepara toda.

As preliminares foram ótimas, fez tudo certinho, ele também entende do riscado. Corpos revelados, estirados na cama e chega o grande momento, o momento de maior expectativa. E a ação vai transcorrendo e tu percebe que alguma coisa não está saindo legal, que não está sentindo o que deveria sentir, sabe? Você confere o documento do cidadão e pensa consigo: “Não é possível que eu não esteja sentindo nada”.

Mas as coisas estranhas não param por aí. O bombadinho que está no esforço de manter movimentos regulares e crescentes percebe uma corrente de ar expelida por um local que não deveria expelir, pelo menos não naquele momento, e algo… úmido, quente (sim, de novo!), fedorento e amarelo.

Você começa a sentir desconforto, a sentir dor. Dor desacompanhada de prazer.

Nesse momento, o boy para, começa a se vestir, e fala antes de bater a porta:

– Você é toda bela, faceira, radiante e tal, mas precisa mesmo de uma perineoplastia.

Com esses exemplos, espera-se que tenha ficado bem claro que perineoplastia não é um modismo supérfluo e que se trata fundamentalmente de qualidade de vida. Se não quiser passar por esses tipos de situação é bom seguir toda bela, faceira e radiante com este texto para saber, afinal, que raios é uma perineoplastia.

Que raios é uma perineoplastia?

É o procedimento cirúrgico, não muito complicado, já que, em média, dura 50 minutos e não há a necessidade da paciente ficar internada no hospital, pode retornar pra casa no mesmo dia, que visa reconstruir o músculo períneo, situado no interior da vagina. Esse músculo é responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, ânus, uretra, útero, reto, vagina), fundamentais para o controle da saída de urina, fezes, gases e, também, pelo estímulo sexual.

A perineoplastia é indicada quando há enfraquecimento dessa região muscular a ponto de comprometer o funcionamento normal dos órgãos que sustenta, acarretando em consequências, sintomas desagradáveis.

Essa cirurgia corrige frouxidão, desprendimento ou afastamento dos músculos perineais.

Mas um detalhe importante: a perineoplastia só pode ser considerada como último recurso, depois dos exercícios de Kegel (exercícios específicos para fortalecer a região do abdômen) não terem surtido os efeitos esperados, por exemplo. Por isso, é sempre muito importante consultar o seu ginecologista, avaliar todas as possibilidades. Mesmo se tratando de uma cirurgia de baixo risco, há risco, como toda cirurgia, então arriscar sem necessidade pra quê?

Como ocorre o enfraquecimento do músculo períneo?

O desgaste, o enfraquecimento, desse músculo pode ocorrer por causa natural, isto é, por envelhecimento, ou em decorrência de constantes e numerosos partos normais, que promovem laceração.

Questões hereditárias também pode explicar o desgaste nessa região específica do corpo. Outro fator que influencia o enfraquecimento é o uso contínuo de altas doses de anabolizantes.

As consequências e sintomas do enfraquecimento do períneo

Os exemplos, as ilustrações do começo do texto, deram algumas pistas sobre os sintomas derivados desse problema. Caso não tenha pegado todos eles, aqui os listamos de forma mais clara:

Recomendações antes da operação

  • Antes da perineoplastia recomenda-se que a paciente mantenha uma dieta leve, muito pobre em fibras. Estamos falando de dias, dias antes da operação.
  • Um dia antes de entrar na faca, deve esvaziar o intestino com o consumo de laxantes;
  • Faça uma limpeza íntima usando um sabonete antisséptico.

Recomendações depois da operação

Perineoplastia feita, sem nenhuma complicação, volta pra casa. O que fazer depois? Melhor: diremos o que não fazer, pelo menos por um tempo:

  • Não é necessário remover os pontos da cicatriz, que fica localizada na parede posterior da vagina, pois são absorvíveis;
  • Não use roupas íntimas muito apertadas;
  • Evite exercícios físicos por 30 dias;
  • Não deixe de usar absorvente vaginal externo;
  • Não faça sexo. Calma, por 45 dias (chocolate está liberado).

O preço da perineoplastia

Se o seu plano de saúde não cobre essa operação, temos o receio de que prefira virar uma freira (ok, cada um, cada um) ou uma Maria Mijona (aí fica difícil). O preço médio do procedimento é de 9 mil reais. Pode variar de uma clínica para outra, mas não vai fugir muito disso. A não ser que o boy da academia seja o dono.

Considerações finais

Perineoplastia é uma cirurgia que possibilita a reconstrução do músculo períneo, que pode se enfraquecer com o avançar da idade, com numerosos partos normais, por questões genéticas ou pelo consumo contumaz de altas doses de anabolizantes. Trata-se de um procedimento que visa a melhora da qualidade de vida da paciente, já que os sintomas dessa moléstia provoca incontinência urinária, fecal, perda da libido e do prazer sexual, saída de ar ou urina durante ou após o ato sexual e dor durante ou após o ato sexual.

Gostou do conteúdo?

Curta, compartilhe, deixe uma mensagem. Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de saúde.

/* ]]> */