Recomendados para você
Beleza Estética Pele

Peróxido de benzoíla: o que é, para que serve e como utilizar?

A acne é uma das inflamações que mais assustam as pessoas, afinal, ela age diretamente com imagem, surgindo com maior frequência no rosto. O peróxido de benzoíla é uma substância que ajuda a combater essa inflamação.

Muitas pessoas acabam associando a acne como uma inflamação que acontece com adolescentes, desenvolvidas na puberdade, mas a acne também pode estar presente em crianças e adultos, onde isso vai depender muito dos hormônios de cada um.

O uso de produtos para eliminar a acne são amplamente divulgados, porém, nem todos alcançam resultados satisfatórios, o que faz com que muitos usuários fiquem decepcionados por não resolverem o seu problema.

A acne é uma das principais responsáveis por afetar a autoestima das pessoas, inclusive, são inúmeras pessoas que sofrem de depressão por causa do excesso da acne. Isso acontece por causa da ebulição dos hormônios, principalmente durante a adolescência.

Mas os cravos e as espinhas não são capazes de causarem apenas transtornos psicológicos em uma pessoa, mas também problemas de saúde, se tornando uma questão mais profunda do que apenas uma simples preocupação com a aparência.

Atualmente muitas pessoas já entenderam que a acne não é um problema simplesmente estético e que se não for tratado de forma correta pode deixar marcas profundas, que talvez se façam necessárias mudanças até no estilo de vida.

O fato é que o peróxido de benzoíla é a solução para eliminar de vez com a acne e que se tornou um dos principais produtos para o seu tratamento.

Através deste artigo você irá conhecer um pouco mais sobre o produto, como usar e se o mesmo possui alguma contraindicação.

Confira!

Mas afinal, o que é peróxido de benzoíla?

O peróxido de benzoíla conta com propriedades que causam a descamação das camadas visíveis da pele, além de evitar a reprodução de bactérias, ou seja, é uma ação poderosíssima para eliminar as bactérias causadoras da acne.

Além do seu principal benefício que é acabar de vez com a acne, o peróxido de benzoíla também é um agente oxidante que contribui para uma pele mais bonita e mais jovem.

Afinal, quem não gosta de ter uma aparência jovial, uma pele renovada e lisinha?! E não é à toa que o peróxido de benzoíla  se tornou o sucesso do momento para o tratamento da acne.

Para que serve?

Os tratamentos aplicados diretamente na pele são os mais utilizados justamente por ser um problema que ocorre na forma de erupções cutâneas, ou seja, como uma reação alérgica na pele.

O peróxido de benzoíla se tornou referência para quem busca uma solução para acabar com a acne de vez, pois a substância age como um esfoliante que utiliza o seu poder bactericida e suas propriedades anti-inflamatórias para diminuir o visual de cravos e espinhas.

O peróxido de benzoíla ajuda a reduzir o tamanho e a irritação causada pelas lesões da acne. Mas antes de sua utilização, se faz necessário consultar um dermatologista para que o paciente possa ser devidamente orientado, pois dependendo da pele, o peróxido de benzoíla pode causar reações por causa do ressecamento.

A consulta médica é necessária como precaução, pois não é necessário obter receita médica para adquirir o peróxido de benzoíla. Porém, o seu uso deverá ser feito de forma correta.

Como usar um produto a base de peróxido de benzoíla?

O peróxido de benzoíla pode ser encontrado na versão gel ou creme. A utilização do produto é simples, mas é necessário seguir corretamente as orientações para obter sucesso.

  1. Aplique o peróxido de benzoíla na região afetada da pele;
  2. Aguarde a pele absorver o produto, que rapidamente irá eliminar as bactérias, limpando a pele e diminuindo a inflamação;
  3. Por ser um produto que pode provocar irritação na pele, não aplique o mesmo em regiões saudáveis;
  4. Atente-se para não realizar superdosagem do produto.

Tratamento para manchas escuras no rosto

O peróxido de benzoíla também possui ação pós-acne, onde auxilia no tratamento das manchas escuras no rosto por causa da acne.

Isso geralmente acontece quando as espinhas ficam inflamadas na pele durante muito tempo, fazendo com que surjam as manchas, principalmente nos casos de quem espreme os cravos e as espinhas.

Por isso não é recomendado espremer, mas sim realizar o tratamento para acabar com as erupções. Deixe que o peróxido de benzoíla elimine as bactérias e as chances de surgirem manchas na pele.

Por quanto tempo devo usar o peróxido de benzoíla?

Os resultados normalmente começam a aparecer em 3 semanas de uso do peróxido de benzoíla. A eficácia é comprovada, desde que o paciente utilize o produto corretamente, sem potencializar os seus efeitos.

O paciente deverá usar o peróxido de benzoíla até o desaparecimento da acne ou, dependendo dos casos, do sumiço das manchas escuras na pele. Durante o tratamento com o produto, é imprescindível que o paciente faça uso do filtro solar.

É normal querer a solução rápida para o nosso problema, mas não se preocupe se o seu tempo para o tratamento da acne for diferente de outras pessoas conhecidas que também utilizaram o peróxido de benzoíla, pois cada um pode responder de uma forma o tratamento.

Precauções

Dependendo do tipo de pele ou até mesmo da sensibilidade da mesma, o produto pode causar algumas reações adversas, como:

  • Vermelhidão na pele;
  • Ressecamento;
  • Descamação;
  • Coceira;
  • Manchas na pele;
  • Sensação de queimação;
  • Dermatite.

Não é indicada a utilização do peróxido de benzoíla em crianças menores de 12 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Mas afinal, peróxido de benzoíla funciona mesmo?

O peróxido de benzoíla é um dos remédios mais utilizados no combate as espinhas e cravos, justamente por resolver o problema da acne na maioria dos casos. Isso acontece porque o produto promove a esfoliação da pele, afrouxando os tampões de queratina que provocam as espinhas e os cravos, além de agir contra as bactérias.

Outro atrativo que contribui bastante para o sucesso do produto, é que todos os medicamentos feitos a base do peróxido de benzoíla possuem preços acessíveis.

Agora que você já sabe sobre as principais informações do peróxido de benzoíla e está sofrendo com cravos e espinhas, pode respirar aliviado, pois existe uma forma de dar um basta na acne.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */