Comportamento

O que é o piercing labret: dicas e fotos

Piercing labret

Outro tipo de perfuração muito comum entre as modificações corporais é o piercing na boca ou piercing labret. Essa é apenas uma das formas de colocar uma joia no lábio, ao todo, existem cerca de 9 tipos de perfurações que podem ser feitas nesta região, contando com o labret.

Esse é um tipo de modificação que fica mais à mostra e talvez não seja ideal para quem precisa esconder a joia por causa do trabalho, porque não dá para esconder e o único jeito é tirar a joia toda vez que for trabalhar, o que acaba sendo chato e trabalhoso.

Veja também – Daith piercing para enxaqueca: conheça o tratamento

Mas se você não precisa esconder o seu piercing labret e quer tirar todas as suas dúvidas em relação a ele, continue com a gente.

O que é piercing no labret?

O piercing labret é um tipo de perfuração feito no lábio inferior. Essa perfuração pode ser feita de duas formas: atravessando a pele do lábio inferior, da parte externa para a parte interna ou atravessando a pele – na horizontal – pelo lado de fora e saindo pelo próprio lábio, normalmente a jóia sai bem no meio do lábio inferior.

Uma das coisas legais do piercing labret, além de formas diferentes de perfurá-lo, é a variedade de joias para essa região. Você pode tanto usar argolas fechadas e abertas, bolinha, ferradura e haste.

Piercing labret doi?

Como qualquer outra modificação existe, sim, a presença de dor na hora da perfuração do piercing labret. A intensidade vai depender de dois fatores: o primeiro é o seu nível de dor.

Se você é uma pessoa que tem outras modificações pelo corpo com certeza já conhece o seu nível de sensibilidade a dor e sabe o quanto você aguenta de dor. O segundo fator vai depender do tipo de furo que você vai fazer.

O piercing labret que só atravessa a pele é mais tranquilo e a dor é leve, agora o labret que atravessa o lábio é mais dolorido devido as terminações nervosas da boca.

A boa notícia é que as perfurações são bem rápidas, então mesmo que você escolha o piercing labret que atravessa o lábio mal vai dar tempo de você sentir dor. Ou seja, não tem motivo para você não fazer.

Cuidados com o piercing labret

  • Em relação a limpeza é importante cuidado redobrado nesta região por motivos óbvios, principalmente pelo fato da nossa própria boca ser um foco de bactérias.
  • O tipo exato de limpeza vai depender das recomendações do profissional que fez o furo, mas normalmente é feito com sabonete para limpar a região e aplicação do antisséptico, que além de limpar, alivia a dor na região.
  • Além disso, é muito importante evitar colocar a mão na boca toda hora, pois nossas mãos estão cheias de bactérias. Então nada de ficar mexendo na joia com as mãos sujas.
  • Sobre as coisas que precisa-se evitar durante a cicatrização podemos falar do cigarro, isso porque o cigarro atrapalha na cicatrização. O recomendável é que você evite ao máximo o cigarro durante os 2 e 4 meses que levam para a cicatrização desse piercing.

  • Piscinas, praias e saunas, locais que você precisa evitar a todo custo enquanto o piercing labret está na sua fase de cicatrização.
  • Outro cuidado com relação a essa perfuração é jamais tirar a joia no período de cicatrização, isso porque você provavelmente não vai conseguir recolocar a joia pois o buraco vai fechar assim que tirar o piercing, e terá que passar por todo o processo novamente.
  • A troca da joia só deve ser feita quando você tiver certeza que o furo está cicatrizado, depois desse período você pode tirar e trocar de joia todos os dias, se quiser.
  • E claro, siga todas as recomendações do seu body piercing, inclusive se ele pedir para você não consumir chocolate, ovos e carne de porco durante a cicatrização. Esses alimentos podem causar inflamações e até aparecimento de queloides na região. E se qualquer uma das coisas acontecer você vai ter que tirar a joia e fazer tudo de novo.

Por isso siga todas as instruções dadas pelo body piercing.

E falando em body piercing, é muito importante você escolher uma pessoa de confiança para fazer a perfuração. Conheça o trabalho do profissional, vá até o estúdio falar com ele, tirar todas as dúvidas, saber se ele realmente tem experiência, ainda mais porque existem terminações nervosas na boca.

Cuidado nunca é demais. Aproveite também para conhecer o estúdio, se eles seguem as recomendações da vigilância sanitária, se os materiais usados são descartáveis, se o body piercing está corretamente vestido para a perfuração – uso de luvas e máscaras descartáveis -.

Veja também – Piercing na língua: dicas e fotos

Tudo isso interfere no sucesso do furo e também garante sua segurança, ainda mais porque a perfuração envolve sangue. Ser cautelosa não é exagero nessa situação.

Por isso é super importante que você conheça tanto o profissional quanto o local antes da perfuração.

E essa visita também pode fazer você ficar mais tranquila para fazer o piercing. Quanto a conhecer o trabalho do body piercing, hoje em dia isso é super fácil. A  maioria dos profissionais mantém contas em redes sociais para exibirem seus trabalhos, então você pode conferir alguns trabalhos anteriores para sentir mais segurança.

E claro, não deixe de tirar qualquer dúvida que você tenha com o profissional, ele está lá para isso. Dúvidas sobre a perfuração, a cicatrização os cuidados pós perfuração, etc. Vale tudo para você se sentir mais segura.

O importante é você não deixar de fazer só porque não tirou todas as dúvidas que queria, essa também é função do body piercing.

Gostou das nossas dicas? Está mais tranquila?

Veja também – Piercing no nariz: cuidados antes e depois de perfurar o septo

Como dito, a perfuração pode até doer, mas é coisa rápida e você não deve desistir só por causa dela, principalmente se você está querendo fazer o piercing labret a algum tempo.

Dor é uma coisa muito relativa e nada que não se resolve com um bom antisséptico. Abaixo vamos deixar fotos de diversos modelos de labret para te ajudar a tomar coragem, te inspirar e te ajudar a escolher o seu.

Divirta-se!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.