Assim como a moda, as tendências no mundo da modificações corporais mudam com o passar dos anos. Nos anos 2000 o auge da adolescência era colocar um piercing transversal na orelha, piercing na sobrancelha ou o famoso piercing na língua.
Quem não lembra da febre do piercing na língua? Tenho certeza que, aqueles mais velhos como essa que vos fala, quiseram colocar uma joia nessa região e provavelmente a mãe falou um sonoro não.
Veja também – O que é o piercing no helix: dicas e fotos
A boa notícia é que, como um pessoa maior de idade, hoje você pode fazer qualquer modificação no corpo sem ter que pedir a permissão dos seus pais, e por que não começar essa modificação no corpo com um piercing na lingua? Se você ainda está a fim de fazer esse tipo de perfuração, vá fundo.
Mas tem algumas dúvidas que gostaria de tirar antes de fazer a perfuração? Então continua com a gente que vamos te explicamos timtim por timtim.
Tipos de piercing na língua
Quem acha que só existe uma perfuração padrão para piercing na língua está muito engano. Você pode tanto fazer a perfuração mais comum, como uma mais diferente e até mesmo escondida.
Tradicional
Essa é a perfuração mais conhecida, onde o piercing atravessa a língua, normalmente a joia é colocada bem no centro da língua. Mas ainda existe uma versão dessa perfuração tradicional onde o piercing fica mais para a ponta da língua.
Ponta da língua
Agora, se você quer fazer uma perfuração na língua mais ‘’diferentona’’ você pode optar em fazer o piercing na ponta da língua. Essa perfuração consiste no piercing bem na ponta da língua, atravessando a região. Ou seja, onde você consegue ver a duas pontinhas do piercing em cada extremidade da língua.
Esse estilo é chamado de surface. Essa perfuração necessita de ainda mais atenção por parte do profissional para que a joia não enrosque nos dentes.
Freio da língua
Esse piercing na língua é uma versão de piercing na língua que fica mais escondido, isso porque a perfuração é feita no freio da língua, uma pelo que fica abaixo da nossa língua.
Também é uma forma de fazer um furo mais diferente e discreto, caso você prefira assim ou precise esconder a joia por causa do trabalho.
Surface
O piercing na língua surface é uma perfuração feita para que as duas extremidades da joia fiquem numa posição de 90°. Assim o piercing na língua fica numa posição onde é possível ver as duas extremidades da joia em uma mesma linha.
Pode até parecer que esse furo atravessa toda a língua, mas acontece que o furo é feito apenas a 2,5mm da superfície.
Dói colocar piercing na língua?
Se você não tem nenhum piercing ou tatuagem no corpo com certeza deve estar meio apreensiva com relação ao furo, principalmente para saber se o furo dói. Bom, isso vai depender de pessoa para pessoa, isso porque algumas pessoas são mais resistentes a dor, outras nem tanto.
O seu nível de dor vai depender que tipo de pessoa você é, é que sem ter feito nada parecido fica mais difícil de você comparar, mas nem por isso você precisa desistir de fazer a perfuração.
Veja também – O que é o piercing no freio: dicas e fotos
Um fato que pode te consolar na hora de fazer o furo é que o processo é bem rápido, então provavelmente nem vai dar tempo de você sentir dor. Na verdade, é muito mais provável que você sinta dor pós perfuração do que na momento em si, então fique tranquila.
Cuidados com piercing na língua
A língua é uma região bem delicada para se colocar piercing, ainda mais pelo fato da nossa boca ser uma região com bactérias, outro fator muito importante é que é muito comum entrar comida no furo do piercing, por isso os cuidados com esse piercing é super importante.
A primeira dica é ficar ainda mais atento a sua escovação, é ela que evitará que bactérias e sujeiras cheguem ao furo. Por isso mantenha sempre a escovação em dia, isso mantém a boca limpa, utilize uma pasta antibacteriana e limpe a língua corretamente e com cuidado.
Essa é uma dica para a vida, tanto para quem tem e para quem não tem piercing na língua: trocar de escova. Mas essa dica é ainda mais relevante para quem colocou um piercing nesse local. A troca de escova evita que as bactérias se reproduzam nas cerdas da sua escova e causem inflamações no seu piercing.
Por isso troque sua escova a cada 2 ou 3 meses.
Veja também – Piercing no mamilo: dicas e fotos
Outro erro muito comum de quem coloca piercing, principalmente na língua, é ficar colocando os dedos na boa para ver como está a cicatrização, etc. Não faça isso, sua mão pode estar levando baterias ao seu furo e isso causará inflamações futuramente.
Então nada de ficar colocando o dedo na boca.
E a dica mais importante de todas: procure um local de confiança e um profissional experimente para fazer o furo. A língua é uma região delicada, por isso é preciso ter total confiança no profissional que vai fazer o trabalho. Além disso, verifique as condições do local onde fará o furo, se é limpo, se usa-se material descartáveis, se o profissional usa luvas na hora da aplicação, etc.
Tudo isso é importante para a qualidade do furo, para a segurança da sua saúde e para o sucesso da perfuração. Afinal, você não vai com o intuito de ter que fazer tudo de novo porque o profissional não sabia fazer ou não era limpo o suficiente. Por isso, pesquise bem antes de escolher o estúdio para fazer o furo.
Dicas durante a cicatrização
Após o furo sua língua vai inchar e ficar dolorida, isso é normal. Uma forma de você aliviar esse inchaço é colocando compressas geladas na região ou, melhor ainda, você pode tomar bastante sorvete durante essa fase. Além de ser uma delicia, você ainda ajudar a diminuir a dor e o inchaço.
Você também pode usar algum antisséptico, de preferência aqueles que deixam a região dormente.
Siga todas nossas dicas e o processo de cicatrização vai ser bem tranquilo e sem maiores problemas. Abaixo, fotos de vários modelos de piercing na língua para você se inspirar e colocar o seu.