Você é do tipo que adora modificações no corpo? Então com certeza já deve ter ouvido falar do piercing no septo. Esse é um modelo de piercing até antigo, mas que voltou com tudo nos últimos anos, principalmente porque várias artistas internacionais aderiram a esse acessório.
A moda do piercing no septo voltou com tudo, principalmente no ano de 2017, graças ao modelo indiano, uma joia trabalhada com mais detalhes do que as joias comuns e conhecidas pelo público.
Veja também – Piercing no dedo: dicas, cuidados e fotos
A cantora Rihanna foi uma das principais responsáveis por essa febre do piercing no septo indiano, e a febre foi tanta que o próprio mercado começou fabricar jóias falsas para quem queria usar piercing mas não queria fazer o furo propriamente dito.
Provavelmente porque o piercing no septo é o tipo de perfuração com uma má reputação, isso porque muitos dizem que é uma das perfurações mais dolorosas. Se é ou não, veremos isso mais para frente.
Nossas dicas aqui serão para quem realmente vai fazer o piercing no septo, nada de perfuração falsa.
O que é o piercing no septo?
O piercing no septo é uma perfuração feita na região interna no nariz, nessa pele que temos bem no meio entre as duas narinas. Os boatos de que a perfuração nessa região doi é porque nessa região, além da pele em si, existe uma grande camada de cartilagem, a maior responsável pela dor.
Mas vamos falar disso mais para frente.
Veja também – Piercing na sobrancelha: dicas, cuidados e fotos
O piercing no septo virou um acessório no mundo da moda, mas esse tipo de modificação vem de tempos muitos antigos, povos como os astecas já usavam joias nesta região, que eram feitas em ouro e jade, a joia servia para mostrar a posição social desses povos.
No Guiné usa-se joias com ossos e colmilho de porco, normalmente são peças bem maiores das que conhecemos. Em Bundi, na Papua, homens e mulheres usam ramos finos de planta de batata para mostrar que entraram na vida adulta.
Mas nem precisamos ir tão longe para ver a disseminação dessa joia em diversas culturas, os índios também são adeptos dessa modificação.
Piercing no septo dói?
E vamos a pergunta que vale um milhão de reais: piercing no septo dói? Bom, como qualquer outra modificação no corpo a dor vai variar de pessoa para pessoa. Com certeza você vai conhecer alguém que fez a perfuração e não sentiu nada, assim como pode conhecer alguém que fez também e até chorou de dor.
O nível de dor vai depender da sua sensibilidade a dor, se você já tem algum piercing ou tatuagem no corpo provavelmente você já tem noção do que esperar na hora que for furar o septo.
Veja também – O que é o piercing labret: dicas e fotos
Muita gente aperta o septo com a unha para simular a dor da perfuração, você pode fazer esse teste só para saber mais ou menos qual é o seu nível de sensibilidade a dor.
Mas a boa notícia é que a perfuração é bem rápida, então pode até ser uma dor muito intensa, mas pelo menos vai durar poucos segundos. A única certeza na hora da perfuração é que vai cair uma lágrima do seu olho, isso é normal, é um reflexo que acontece sempre que uma perfuração é feita na região do nariz.
De resto você só vai ter certeza quando fizer o furo.
Cuidados com o piercing no septo
- É muito importante você seguir as recomendações do seu body piercing porque o nariz é uma região que tem mais probabilidade de aparecer queloide se você não cuidar corretamente do furo. Então siga todas as recomendações do profissional.
- Outra fato muito importante é você escolher um lugar e um profissional de segurança, verifique a limpeza do local, dos instrumentos, se o profissional usa luva, usa equipamentos descartáveis, etc. É importante ficar atenta a tudo isso, afinal você está fazendo um furo no seu corpo.
- Os cuidados com a limpeza também são importantes. Antes de limpar o local, lave bem as mãos, em seguida molhe um cotonete em solução ou água salina – soro fisiológico – e passe no piercing, sempre mexendo a joia para limpá-la por completo.
- É importante que você faça o soro entrar no furo, assim você evita o acúmulo de uma crosta de sujeira, que quando endurece machuca a região e é horrível de tirar. Depois é só secar com um lenço. O recomendado é fazer esse processo pelo menos duas vezes ao dia. Quanto mais você cuidar, melhor, menos riscos de queloide você corre.
- Além dos cuidados, também evite de ficar mexendo na joia. Bom, provavelmente você nem vai aguentar fazer isso porque a região fica bem dolorida por pelo menos 5 dias. Mas é importante evitar isso porque estamos sempre colocando as mãos em lugares sujos e essa sujeira pode acabar indo para a perfuração se você ficar mexendo toda hora.
- Outra dica muito importante é você sempre tomar cuidado, muitas vezes esquecemos da perfuração e acabamos passando a mão na região. Acredite quando falo, você não vai querer isso. É preciso tomar cuidado também na hora que for se secar com a toalha ou vestir alguma camiseta, a chances do piercing enroscar nesses tecidos é bem grande.
Seguindo essa recomendação logo você voltará a ter uma vida normal. A cicatrização do piercing no septo leva de um a dois meses. E se você é do tipo meio desleixada, leve em consideração o fato de que se der queloide ou inflamar você vai ter que retirar e pagar novamente para colocar o piercing, ou seja, passar por toda aquela dor de novo.
Veja também – 15 famosas com piercing: que tal se inspirar?
Então cuide direitinho da perfuração para você não ter maiores problemas. Outra dica importante é escolher uma peça simples, de aço cirúrgico de preferência, na hora do furo. Depois da cicatrização você pode mudar para uma joia mais elaborada, mas na hora do furo prefira joias mais simples.
Agora que tiramos todas as sua dúvidas, abaixo fotos de diversos modelos de piercing no septo para você escolher. Agora é só escolher seu modelo preferido e curtir essa peça super na moda.