Especiarias Receitas

Pimenta cambuci: dicas de como cultivar, consumir e muito mais

Um dos tipos de pimenta mais vendidas em feiras e supermercados, a pimenta Cambuci possui uma verdadeira legião de fãs em virtude de seu sabor, preço baixo, versatilidade para utilização em pratos variados e os benefícios que ela oferece para saúde.

Esta pimenta é rapidamente reconhecida em função do seu formato parecido com um sino e sua popularidade se dá por causa de seu sabor suave, seu aroma que para muitos lembra alguns tipos de pimentão, e sua sensação de ardência ser muito leve.

Em alguns lugares ela recebe o nome de “chapéu do Bispo” pois seu formato também lembra este objeto. A palavra Cambuci é descrita na língua indígena tupi-guarani como jarro ou pote, deve ser por isto que uma das receitas preferidas utilizando esta pimenta é recheando ela.

O sabor leve e pouco ardido agrada paladares que não abrem mão dos benefícios e do gosto de uma boa pimenta em pratos rápidos e saborosos.

Benefícios da pimenta Cambuci para saúde

As pimentas oferecem muitos benefícios para a saúde, desde que consumidas com moderação, elas aliam sabor na gastronomia com auxílio na preservação e fortalecimento dos órgãos do corpo.

Não é somente o sabor e o aroma que fazem com que a pimenta Cambuci seja muito apreciada, ela também possui nutrientes que ajudam na preservação do organismo. Entre estes componentes destaca-se a vitamina C que tem como principais qualidades ajudar a combater o estresse, retardar o envelhecimento da pele, evitar doenças nos olhos e diminuir o risco de problemas nos vasos sanguíneos e também serve de analgésico para problemas como enxaqueca.

Fonte de proteínas necessárias para os músculos e tecidos a pimenta também se destaca possuir carboidratos que fornecem energia para o corpo e suas fibras facilitam o processo intestinal.



Na pimenta Cambuci também possui ferro que é importante para o sangue, fósforo necessário para fortalecer ossos e dentes e potássio que ajuda a prevenir problemas do coração.

O consumo desta pimenta proporciona a produção de endorfina no organismo que gera uma sensação de prazer e auxilia na regulação da temperatura do corpo.

Como consumir a pimenta Cambuci

Ela pode ser utilizada como parte dos ingredientes de um prato principal, cozida, em conserva ou servir como acompanhamento de saladas ou de outros pratos saborosos.

A maneira mais tradicional de utilização da pimenta Cambuci é em fatias que podem ser refogadas ou acrescentadas em pratos diversos como carne bovina, suína, frango e saladas.

Uma utilização nem tão comum, mas muito apreciada, é colocar a pimenta inteira no prato que permite o uso de seu formato na composição do prato e uma maior apreciação de seu aroma e sabor delicado.

Rechear a pimenta Cambuci com carne, queijo, linguiça, bacalhau e até refogado de legumes é outra pedida deliciosa que permite a realização de um prato inovador e mostra as inúmeras possibilidades da pimenta. Por ser fácil e rápida de preparar a receita de recheio com carne moída é a mais popular entre os apreciadores de uma boa e simples gastronomia.

Versatilidade é o sinônimo ideal desta pimenta pois ela permite o preparo de pratos deliciosos como suflê, com batata sautée, com queijo, com arroz branco, com ovo de codorna, em diversos tipos de peixes e é possível fazer até a pimenta assada.

Por ser muito suave ela também é utilizada no preparo de geleia de pimenta que pode ser consumida com pão, torradas, para temperar saladas ou preparar carnes que serão levadas ao forno.

Outro formato interessante para o uso da pimenta é no preparo de um molho que é fácil de fazer e que pode ser utilizado em diversos pratos e como tempero de carnes.

Uma receita fácil e rápida utilizando a pimenta Cambuci consiste em preparar ela refogada: após lavar e cortar a pimenta sem as sementes ela deve ser colocada em uma frigideira na qual foram refogados em azeite dois dentes de alho, pimenta Cambuci a gosto, cebola picada e sal. A mistura deve ficar em fogo baixo e cozinhar até que a pimenta fique macia.

Apesar dos benefícios que ela oferece para saúde, o seu consumo deve ser feito com moderação, porque comer a pimenta Cambuci em grande quantidade pode causar a sensação de queimação e azia no estomago e seu consumo não é recomendado para pessoas com problemas de úlcera e de gastrite.

Como fazer conserva com a pimenta Cambuci

O preparo de conserva de pimenta Cambuci é fácil e rápido de ser feito. Os ingredientes necessários são: 01 kg de pimenta Cambuci, 750 ml de vinagre branco, 375 ml de água, 02 colheres de chá de sal e 05 folhas de louro.

Após serem lavadas, as pimentas devem ficar de molho por 40 minutos em hipoclorito. Em seguida, deve-se cortar as pimentas ao meio e retirar todas as suas sementes. Junte as pimentas, com os temperos, o vinagre na água até que ela ferva. Por fim as pimentas devem ser colocadas em vidros bem esterilizados e receber a mistura de vinagre cobrindo as pimentas, mas deixando um espaço de cerca de dois dedos até a tampa.

Após serem fechados, os potes devem ficar em um lugar pouco iluminado e ventilado descansando por cerca de 05 dias para que a mistura gere os sabores e aroma esperados.

Como cultivar a pimenta Cambuci

As sementes da pimenta Cambuci são facilmente encontradas em lojas de plantas, feiras, sites especializados e até em supermercados. O plantio e o cultivo são relativamente simples e requer poucos cuidados: o canteiro onde serão plantadas as sementes devem ser de terra com grande teor de matéria orgânica e o primeiro procedimento é, uma semana antes do plantio, revolver a terra em cerca de 30 cm de profundidade e adicionando 300 g de adubo NPK para cada 10 m2 do canteiro. O adubo comercial pode ser facilmente substituído por 1,5 kg de húmus ou de esterco bem curtido.

A irrigação deve ser feita de maneira moderada e uma vez por dia, sempre no início da manhã ou no final da tarde, tomando o cuidado de não encharcar o canteiro com muita água. A germinação acontecerá em até 10 dias.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */