Receitas

Pimenta da Jamaica: propriedades medicinais e muitos benefícios

Já ouviu falar sobre a pimenta da Jamaica, de sabor suave e picante, com aroma todo peculiar e que ainda traz inúmeros benefícios à saúde? Confira neste artigo tudo sobre a pimenta da Jamaica e usufrua todas as suas propriedades medicinais e culinárias!

Origem da pimenta da Jamaica

A pimenta da Jamaica, conhecida como pimenta dioica, murta-pimenta e pimenta-de-coroa, pertencente à família das Myrtaceae, é originária do oeste da Índia e América Latina, porém, a Jamaica é o maior produtor com cerca de 70% da produção mundial. Também é cultivada em outros países como Cuba, Guatemala, México, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e no Brasil, particularmente no estado de Bahia, na região do Baixo Sul.

Características da pimenteira

A pimenteira chega a medir até 10 m de comprimento e tudo nela é aproveitado: desde seus frutos que são utilizados na culinária; as suas folhas nas aplicações medicinais, na cosmetologia e perfumaria, e sua madeira, para a produção de bengalas (o que a levou quase ao risco de extinção).

O interior de seus frutos contém duas sementes semelhantes aos grãos de ervilha de cor arroxeada. Quando secos, tornam-se avermelhados e apresentam um sabor misto de noz-moscada, canela e cravo-da-índia. Considerada de pungência média, transmite mais sabor do que ardência e pode tranquilamente substituir a pimenta-do-reino.



Utilizações da pimenta da Jamaica

Os frutos beneficiados da pimenta da Jamaica dão um sabor todo especial às conservas, mas também é muito utilizada para temperar carnes, peixes e frutos do mar. A pimenta da Jamaica branca, por exemplo, por ser mais suave é ideal para o preparo de molho branco, maioneses e temperar carnes brancas.

A pimenta da Jamaica preta é utilizada especialmente para o tempero de carnes vermelhas, como de porco e vitela. Quando moída é indicada para aromatizar bolos, biscoitos, pudins, sopas, molho de tomates, mariscos e camarões, patês de presunto e fígado. Nas conservas, como por exemplo, de beterraba, pepino, cenoura, picles, seus grãos são utilizados inteiros, assim como nas compotas de frutas, no preparo de coquetéis e ponches.



Na Jamaica, particularmente, as carnes do churrasco, como de porco e de frango, são recheadas com folhas frescas da pimenteira e seus galhos secos colocados juntamente com o carvão, para acentuar ainda mais o sabor e aroma.

As folhas da pimenteira, quando secas, são utilizadas no preparo de chás, temperar feijões (da mesma maneira como são utilizadas as folhas de louro), carnes, aves, entre outros. Também são fundamentais na preparação das Pastas Jerk, tradicionalíssimas na Jamaica.

Propriedades e benefícios da pimenta da Jamaica

Além de grande valor nutricional por ser rica em vitaminas A, B6, B1, B2, C, betacaroteno, niacina, e minerais como ferro, cobre, manganês e potássio, a pimenta da Jamaica possui propriedades antissépticas, analgésicas e antioxidantes. Praticamente todas as partes da pimenteira são utilizadas para fins medicinais, na cosmetologia, perfuraria e na medicina natural, como na aromaterapia. Confira algumas de suas utilizações.

  • As folhas são utilizadas, juntamente com alguns grãos da pimenta, para o preparo de chá quente para tratar gripes, resfriados, dor de estômago e cólicas menstruais;
  • As bagas maceradas são aplicadas topicamente para tratar dores nas articulações, contusões e mialgia (dores musculares);
  • Juntamente com outras ervas, alivia problemas de indigestão;
  • É utilizada na forma de cataplasma para tratar o reumatismo;
  • O extrato da pimenta da Jamaica é utilizado para o tratamento da neuralgia;
  • É utilizada nos banhos para aliviar as dores musculares.

Óleo essencial de pimenta da Jamaica

O óleo de pimenta da Jamaica é um poderoso analgésico natural. Quando aplicado diretamente sobre a área dolorida, como, por exemplo, sobre um dente, traz alívio quase que imediato. Por seu aroma reconfortante é utilizado para o tratamento de enxaqueca, estresse, depressão e fadiga. Para uso na aromaterapia, combina muito bem com gengibre e lavanda.

Na cosmética, o óleo essencial de pimenta da Jamaica é utilizado na fabricação perfumes e águas-de-colônia, principalmente para os homens, desodorantes e em alguns produtos para a higiene bucal. Ele também pode ser encontrado em alguns óleos de banho e massagem e são ideais para aliviar a dor das cãibras.

Benefícios da pimenta da Jamaica

Quer conhecer mais alguns benefícios da pimenta da Jamaica? Confira!

Combate o envelhecimento precoce

A pimenta da Jamaica é rica em cobre, que atua como um antioxidante natural que combate os radicais livres. Além disso, ele estimula a produção de colágeno, atenuando as rugas de expressão, linhas finas e manchas da pele.

Combate à anemia

Além de cobre, a pimenta da Jamaica contém ferro, o que auxilia na formação de novas células e na produção de glóbulos vermelhos na medula óssea. Assim, ela previne e combate a anemia, fadiga e fraqueza muscular.

Melhora as funções cerebrais

Rica em vitaminas A e B9 (folato), riboflavina e magnésio, a pimenta protege e melhora o funcionamento cerebral, evitando a perda de memória e o declínio cognitivo que ocorrem à medida que envelhecemos.

Previne doenças cardiovasculares

O extrato da pimenta da Jamaica tem um efeito hipotensor e reduz a pressão arterial, atuando como um vasodilatador, aumentando o fluxo sanguíneo por todo o corpo, o que reduz o risco de AVCs e problemas cardíacos.

Melhora a saúde bucal

A pimenta da Jamaica sempre foi utilizada em procedimentos dentários por conter eugenol, que possui propriedades analgésicas locais. Além disso, possui propriedade antimicrobiana, protegendo a gengiva e a língua. Para usufruir desses benefícios basta fazer gargarejos diários com água + grãos de pimenta.

Combate infecções bacterianas e fúngicas

A pimenta da Jamaica, além de destruir, inibe o crescimento de bactérias e fungos nos alimentos. Utilizar a pimenta para o preparo de alimentos e em conservas previne o desenvolvimento de bactérias como a Salmonella entérica, Listeria monocytogenes, entre outras.

Fortalece os ossos

A pimenta da Jamaica é rica em magnésio, que previne e combate a osteoporose e outras doenças ósseas, reduz as dores da coluna e torna os ossos mais fortes e saudáveis.

Previne a queda de cabelo

O óleo essencial de pimenta da Jamaica quando utilizado em massagens no couro cabeludo, auxilia na prevenção da queda de cabelo. O óleo auxilia no desbloqueio dos poros capilares, favorecendo o ritmo de seu crescimento.

Sem dúvida nenhuma a pimenta da Jamaica traz inúmeros benefícios para a saúde. Quer uma dica de como utilizar a pimenta para a melhoria da saúde, e na culinária, para transformar carnes como frango e costelinhas de porco em pratos deliciosos? Aprenda, então, como preparar o “Jamaican Jerk”, o tradicional molho jamaicano!

Jamaican Jerk

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de pimenta da Jamaica moída;
  • 6 dentes de alho;
  • ½ xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 2 pimentas scotch bonnet;
  • ½ colher de chá de noz moscada moída;
  • 1 colher de sopa de tomilho moído;
  • 2 colheres de sopa de molho de soja;
  • Sal a gosto;
  • 2 ramos de cebolinha.

Dica: para um aroma e sabor mais intensos, utilize a pimenta da Jamaica em grãos, moída na hora.

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes em um processador até formar uma pasta;
  • Mantenha o molho na geladeira e sua durabilidade será infinita!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.