Nutrição Saúde

Pimenta dedo de moça e seus benefícios para a saúde

Bastante ardida, com uma coloração avermelhada profunda próxima a de um carro italiano que faz a cabeça de muita gente. Esta é a pimenta dedo de moça, também conhecida simplesmente como pimenta vermelha.

Quando se fala em pimenta, quase todo mundo já pensa na Índia e China, pois foram estas especiarias que incentivaram o período das grandes navegações, entre os séculos XIII e XV, que levaram portugueses e espanhóis a percorrerem o mundo e a grandes descobertas.

A dedo de moça, entretanto, é daqui mesmo das Américas. Surpreendeu Cristóvão Colombo em 1493, quando aqui chegou pela primeira vez, pois na Europa conhecia-se apenas a pimenta preta.

Os Maias a utilizavam como remédio

Ela já era utilizada pelos indígenas que habitavam a América e, inclusive, há indícios claros de que os Maias a utilizavam como medicamento. Um século depois, a pimenta dedo de moça já era conhecida em todo mundo, depois de espalhar-se pela Europa.

Encontrada hoje facilmente em supermercados ou lojas especializadas, trata-se de condimento alimentar que pode vir sob a forma de conserva, moída, líquida, desidratada ou até mesmo em fruta fresca.

E os Maias tinham alguma razão em sua medicina rudimentar. Rica em diversas vitaminas, como A, B6 e C, a pimenta dedo de moça ainda possui minerais importantes, como ferro, magnésio e potássio, além de carboidratos e fibras alimentares.



A Capsaicina faz arder, mas também cura

Isso significa que, além de prover o organismo de substâncias indispensáveis à uma boa saúde, ainda funciona como preventiva a diversos micro organismos que nos atacam no dia a dia. Um dos importantes elementos de prevenção que ela traz consigo é a Capsaicina, que dá aquele sabor ardido, mas, também, em pesquisa mostrou-se eficaz no combate ao câncer de próstata.

Bastam o consumo de 3g diárias da dedo de moça para um homem adulto ingerir todos esses benefícios. Também não é calórica: em 100g consumidas, são fornecidas apenas 40 calorias.

Alguns dos benefícios da dedo de moça

De forma resumida, vamos ver alguns dos principais benefícios da pimenta dedo de moça para o organismo humano.

  1. Ao facilitar a digestão, ela acelera o metabolismo e ajuda a prevenir o excesso de gordura no abdômen
  2. Como eleva a temperatura do corpo, por ser termogênica, ajuda no processo de emagrecimento
  3. Suas vitaminas oferecem maior vitalidade ao organismo, estimulando a libido
  4. Auxilia no processo contra enxaquecas e contribui para o alívio de dores musculares
  5. É anestésica em determinados processos e, também, é anti-inflamatória
  6. Suas vitaminas também contribuem para manter a boa visão
  7. Ao auxiliar no controle dos triglicerídeos e do colesterol, também atua em benefício do coração, evitando ataques cardíacos e AVC
  8. Suas vitaminas são também auxiliares importantes para manter unhas e cabelos saudáveis e vistosos
  9. A capsaicina, como já dito, é importante no combate ao câncer da próstata, entre outros benefícios
  10. Como antioxidante, é também preventiva ao envelhecimento precoce

Importante contra o câncer da próstata

Vários destes benefícios vêm sendo estudados pela ciência, devido sua importância. Destes, os dois últimos itens vêm recebendo especial atenção. Já sabe-se que a capsaicina atua para destruir as células cancerosas junto à próstata, conservando as células saudáveis. Ela atua para reduzir o nível de PSA, um dos principais causadores dessa terrível doença.

Outros estudos têm apontado que, devido à presença de vitamina A, a pimenta dedo de moça trabalha para manter a mucosa saudável, agindo como importante presença anti-infecção, melhorando também o sistema digestivo. Ao estimular a secreção do muco, também atua no descongestionamento e contra o nariz entupido.

Consumo de 3g por dia já bastam

É claro que seu consumo deve ser moderado e ninguém pode exagerar neste condimento junto à comida, porque também pode provocar males quando consumido em excesso. Quem tem problemas gástricos, por exemplo, precisa ter cautela no consumo de qualquer pimenta e com a dedo de moça não é diferente.

Repita-se: basta o consumo de 3g diariamente para que qualquer ser humano adulto usufrua de todos os benefícios da pimenta dedo de moça. Outro benefício da capsaicina é atuar para restringir algumas doenças, como a artrite.

Melhora o fluxo de sangue nas veias

É na melhoria de doenças do coração que esta milagrosa frutinha vem chamando a atenção. E outra vez pela presença da capsaicina e outras potentes vitaminas e anti-inflamatórios.

As pesquisas já revelaram que os capsaicinoides presentes na dedo de moça ajudam a eliminar o colesterol do sangue, atuando a favor do coração. Ao quebrar o colesterol, estes capsaicinoides atuam bloqueando um gene que cria dificuldades para o fluxo do sangue nas veias. Trata-se do ciclooxigenase-2, que faz a contração dos músculos junto aos vasos sanguíneos, criando dificuldades circulatórias.

Estimula a produção de saliva e a digestão

Os próprios pesquisadores são quase unânimes em afirmar que ainda há muito o que estudar acerca desta pequena frutinha vermelha, capaz de operar maravilhas nas cozinhas comuns como nas de grandes mestres da culinária.

Uma de suas grandes vantagens é a alta concentração de elementos benéficos ao organismo numa frutinha tão pequena. Surpreendeu a pesquisadores, por exemplo, verificar que a capsaicina estimula a produção da saliva e, com isso, é importante para a desintegração dos alimentos ingeridos, atuando com isso para melhorar a digestão.

Melhor ainda: é assim que ela ajuda na redução da gordura, pois acelera a digestão e torna-se auxiliar no processo de emagrecimento.

Importante auxiliar da cozinha e da saúde

Em países como México e Tailândia, onde é grande o consumo da pimenta dedo de moça, pesquisas identificaram menor incidência de doenças relacionadas à coagulação do sangue.

Ou seja, por tudo isso já há médicos e pesquisadores afirmando que a dedo de moça – e a sua capsaicina – devem receber o título de heroína do organismo humano. Pequenina, mas, cumpridora de importantes funções regenerativas e curativas.

Mas, nunca é demais repetir outra vez: seu consumo deve ser moderado, pois ela também pode atacar órgãos importantes, pois é realmente muito forte. Consumida com moderação, entretanto, a pimenta dedo de moça é, sem dúvida alguma, um dos mais importantes alimentos do ser humano. Ou, um importante auxiliar da cozinha e da sua saúde.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */