Gosta de uma comida apimentada? É apaixonado por pimenta? Então acompanhe este artigo e saiba tudo sobre a pimenta habanero, considerada uma das mais picantes do mundo!
Se você é fã de pimentas com certeza já deve ter ouvido falar, ou até mesmo experimentado, a pimenta habanero e algumas de suas variedades. Neste artigo vamos falar mais sobre sua origem, como cultivá-la e muito mais.
Pimenta habanero
A pimenta habanero, uma das mais picantes do mundo, alcançando mais de 350.000 na escala Scoville, pertence à espécie Capsicum chinense e é originária da América Central, onde é muito utilizada.
A planta é de pequeno porte, podendo chegar a 80 cm de altura, mas altamente produtiva. Seus frutos são em formato de lampião e com uma média de 5 cm de comprimento.
Saborosa, aromática e suculenta, a pimenta habanero apresenta algumas variações.
Gostaria de conhecer as mais populares? Então, dê só uma olhada como suas variedades são fantásticas!
Pimenta habanero chocolate
Originária da Jamaica, a pimenta habanero chocolate não é para qualquer um! Realmente ela é muito, muito picante, atingindo 580.000 SHU na escala Scoville. Conhecida também como Congo Black Habanero, a chocolate habanero pode ser cultivada facilmente em vasos e jardineiras.
A pimenteira pode atingir até 90 cm de altura por 60 cm de largura. Suas folhas são grandes e ovais (24 x 15 cm), de cor verde escura brilhante. Apresenta de 2 a 4 flores por nó, com corola branco-esverdeada e anteras roxas, sem manchas na base dos lóbulos.
Seus frutos são em formato de lanterna, medindo entre 3,5 a 6,4 cm de comprimento e 2,5 a 5 cm de diâmetro, verdes quando imaturos e marrom chocolate quando maduros, lembrando realmente um bombom.
A pimenta habanero chocolate germina entre 10 a 14 dias após a semeadura e seus frutos podem ser colhidos depois de 110 dias. Em condições ideais, a pimenteira produz de 70 a 100 frutos por safra.
O sabor da chocolate habanero é extremamente frutado, sendo que a primeira sensação ao mastiga-la é de estar comendo uma fruta, porém muito, muito ardida!
Ela é muito utilizada, em especial no Caribe, para a preparação de molhos como o barbecue, conservas e marinados, utilizada seca ou defumada (para a preparação de molhos mais exóticos). Também pode ser consumida in natura pelos mais corajosos!
Que tal plantar e cultivar essa exótica, bela, deliciosa e ardida pimenteira em sua casa? Veja como é simples!
- Pode ser cultivada em vasos com no mínimo capacidade para 3 litros e com uma profundidade de 30 cm;
- O solo dever ser fértil, profundo, leve e enriquecido com matéria orgânica;
- Deve ser cultivada sob o sol pleno ou à meia-sombra;
- A rega deve ser feita duas vezes por semana;
- Deve ser adubada semanalmente durante o crescimento e a floração, e quinzenalmente durante a frutificação;
- Alguns cuidados devem ser tomados, como: não encharcar o solo, não submetê-la ao frio e geadas, tampouco à estiagem.
Habanero Red savina
Considerada por mais de 20 anos a pimenta mais ardida do mundo, a Red savina é de origem desconhecida, mas especialistas acreditam que ela tenha sido criada a partir de um método de seleção das estirpes mais picantes já conhecidas.
A Red savina é cerca de 50 vezes mais ardida que a jalapeño, chegando a atingir 577.000 na escala Scoville, sendo um dos principais ingredientes utilizados na fabricação do famoso spray de pimenta, usado por forças policiais ao redor do mundo.
A pimenteira não atinge uma grande estatura, alcançando por volta de 60 cm, e produz em torno de 50 pimentas. Seus frutos são em formato de lampião, de cor vermelho escuro brilhante e enrugado, germinam entre 8 a 10 dias após a semeadura e podem ser colhidos depois de 100 dias.
As regras para o cultivo da Red savina são as mesmas que para a chocolate habanero, porém, deve se ter um cuidado todo especial ao tocar nas pimentas pois elas podem causar bolhas na pele. Fica a dica!
Habanero White
A pimenta habanero White, também conhecida como “Habanero branca peruana”, é uma das variedades de habanero mais belas e fascinantes. Originária do Peru, sua pungência atinge 300.000 na escala Scoville. A planta atinge uma altura média de 50 cm de altura e é altamente produtiva.
Seus frutos, pequenos e em formato de feijão mais alongado, são verdes limão, passando ao amarelo mais claro e, finalmente quando maduros, a uma linda cor branca, com cerca de 2 a 3 cm de comprimento. Suas flores brancas são de uma delicadeza incomparável!
Vale a pena cultivar a habanero white por sua beleza e por seu distinto sabor defumado. Mas há que se ter paciência para cultivá-la. O cultivo deve ser feito em sementeiras e a germinação pode demorar até um mês depois de seu plantio.
Após a germinação, ela deverá permanecer no seu berçário de 6 a 8 semanas antes de ser transplantada para o local definitivo. Seus frutos podem ser colhidos após 90 a 120 dias depois de plantados.
Habanero Orange
A habanero Orange é uma pimenta aromática, com leve sabor de damasco e bem “quente”: sua pungência atinge 300.000 na escala Scoville.
Alguns especialistas apontam com sendo o México seu país de origem, mais precisamente Yucatán. A planta é de porte médio, ultrapassando 120 cm, e bastante produtiva. Seus frutos, em formato de lampião, de cor laranja brilhante e ligeiramente enrugados, podem chegar a 4 cm de comprimento.
A habanero Orange é muito utilizada no preparo de chutneys, molhos e in natura para acompanhar assados, sopas, peixes, grelhados, frutas tropicais (como o abacate) e no preparo de coquetéis à base de tequila. Quando seco, é triturado e utilizado no preparo de chilli.
O seu cultivo pode ser feito em vasos, jardineiras ou solo da mesma forma e com os mesmos cuidados da pimenta habanero chocolate. Depois de semeada, a germinação ocorre dentro de 10 a 15 dias e seus frutos podem ser colhidos entre 130 a 150 dias após o plantio.
Molho de pimenta habanero
O que achou em conhecer um pouco sobre a pimenta habanero? Decidiu cultiva-la ou alguma de suas variedades? Então, aproveite a sua colheita e prepare uma deliciosa receita de Molho de pimenta habanero!
Ingredientes
- 12 pimentas habanero;
- 2 cebolas grandes descascadas e cortadas em quatro;
- 4 dentes de alhos descascados;
- 250 ml de vinagre branco;
- Sal a gosto;
- Azeite.
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 200°C;
- Forre uma assadeira com papel alumínio e intercale camadas de pimenta, cebola e alho;
- Regue com azeite e leve ao forno por aproximadamente 30 min ou até que fiquem bem assados;
- Depois de assados, coloque-os no liquidificar e bata até a consistência de purê;
- Adicione o vinagre e tempere com sal.
Bom apetite!