Receitas

Pimenta jalapeño tem origem mexicana e é uma das mais fortes

Muito escolhida para compor comidas quentes, a pimenta jalapeño também é reconhecida por ser rica em vitamina A e vitamina C, que são nutrientes importantíssimos para a saúde.

A origem da pimenta é controversa, alguns afirmam que ela surgiu no México e depois se espalhou pelo continente, já outros concluem que ela é originaria da Amazônia Brasileira. Ela é considerada mexicana por estar presente em muitos pratos da culinária local e possuir registros mais antigos de sua localização e utilização. O fato é que a pimenta jalapeño, que cientificamente é conhecida como Capsicum annuum, é muito popular em diferentes países principalmente nas Américas por suas muitas qualidades.

Em uma pequena porção de 100g de pimenta jalapeño são encontrados 4k calorias, 0,09g de gordura, 0,83g de carboidratos, 0,19g de proteínas 118,5 mg de vitamina C, além de outros nutrientes como cálcio, sódio, fibras, potássio, proteínas, ferro, fósforo, vitamina A, vitamina B6, magnésio, zinco, cobre e manganês.

Características da pimenta jalapeño

Picante é a primeira coisa que vem à cabeça quando lembramos da pimenta jalapeño que acompanha diversos tipos de pratos mexicanos, mas que vem ganhando o gosto e o cardápio de diferentes países.


A forte sensação picante é outra característica desta pimenta. Por apresentar uma forte ardência ela é a preferida para a composição de muitos pratos, especialmente aqueles de origem mexicana.

As cores fortes, verde ou vermelho, e suas dimensões, de duas a quatro polegadas, são outras características que ajudam o reconhecimento desta famosa pimenta. O sabor e a ardência podem variar dependendo do estágio da pimenta. Quando está madura sua cor é um forte vermelho e antes de chegar neste estágio a cor predominante é o verde.

Como outros tipos de pimenta a japapeño oferece diversos tipos de benefícios à saúde que levam a sua popularidade aumentar a cada dia. Vitamina A e C, fibras, açucares são alguns nutrientes que auxiliam na proteção de órgão importantes como coração, dentes e pele além de combater o stress, aumentar a imunidade e até prevenir o envelhecimento precoce.


Principais benefícios para saúde

A pimenta jalapeño é reconhecida por possuir muitos nutrientes que são importantes para tratar doenças e ajudar a evitar a ocorrência infecções e até diminuir a sensação de estresse. Dentre os inúmeros benefícios que o consumo moderado desta pimenta pode trazer podemos destacar:

Fonte de analgésico natural – um dos principais componentes da pimenta jalapeño é a capsaicina que tem a propriedade de inibir os neurotransmissores que enviam a informação da ocorrência de dores, como a enxaqueca, até o cérebro.

  • Auxílio no sistema imunológico – o sistema de defesa do organismo é reforçado com a presença da vitamina C que é um dos componentes desta pimenta.
  • Efeitos vasodilatador e anti-inflamatório – capsaicina, presente na pimenta, também auxilia na movimentação do sangue pelas veias e estimula o sistema anti-inflamatório do organismo.
  • Preserva a saúde da pele e dos olhos – a vitamina A, outro componente da pimenta jalapeño, é responsável por preservar a retina dos olhos e atuar como antioxidante ajudando no combate ao envelhecimento da pele.
  • Diminui os riscos de ataque cardíaco – a presença da vitamina C ajuda a evitar que as artérias do coração engrossem e dificultem a circulação do sangue.
  • Diminuição do estresse – A vitamina C auxilia na redução do nível de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, permitindo que o organismo volte à normalidade mais rapidamente.
  • Auxilio na cicatrização de feridas – a elasticidade da pele, responsável por recompor o tecido de pele danificado, será favorecida pelo consumo da vitamina C presente na pimenta jalapeño.
  • Redução na presença de acne na pele – causada pelo excesso na produção de gordura na pele a acne é combatida com a presença de vitamina A na pimenta.
  • Ajuda no processo de emagrecimento – a pimenta possui muita fibras o que favorece a sensação de saciedade fazendo com que a pessoa consuma menos alimento.

Pratos que utilizam a pimenta jalapeño

Por suas características este tipo de pimenta é bastante utilizado na culinária de diferentes países seja na aplicação o que a torna muito admirada pelos fãs da boa gastronomia. Podendo ser consumida fresca ou desidratada a pimenta jalapeño também aparece em forma de molhos.

A internet é uma fonte incrível de receitas de todos os tipos. Pratos que são feitos com a pimenta jalapeño também são facilmente encontrados na rede. No youtube é possível assistir à preparação de várias receitas com a pimenta.

Cada vez mais popular a pimenta jalapeño também é facilmente encontrada em supermercados, mercados municipais e casas de especiarias, porém se você não encontra próximo a sua casa, na internet também é possível encontrar fornecedores que vendem este tipo de pimenta.

Macarrão com frutos do mar, pratos com legumes e vegetais, quesadillas, nachos, burritos e tacos, e até bebidas e geleia são ótimos exemplos de toda a versatilidade desta pimenta que agrada diversos tipos de paladares.

Acompanhamentos como molhos e maioneses a base de pimenta jalapeño são outras maneiras de usar este ingrediente de maneira a dar um toque especial aos pratos.

Conserva de pimenta jalapeño

Para fazer uma conserva serão necessários os seguintes ingredientes: 6 pimentas jalapeños, ½ xícara de vinagre; ½ xícara de água; ½ colher de chá de pimenta; ½ colher de chá de coentro; 1 folha de louro; Água; 1 dente de alho bem batido; ½ colher de chá de sal; 1 colher de chá de mel.

Comece misturando todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo até ferver, em seguida diminua o fogo e cozinhe por mais quatro ou cinco minutos antes de passar as pimentas para um pote de vidro com tampa. A água que ferveu as pimentas deverá ser jogada sobre elas dentro do pote, mas deixando um espaço de 3 centímetros vazios até a tampa.

O pote, bem fechado, deve ser fervido por cerca de 10 minutos em uma panela em água que cubra todo recipiente durante a fervura. O próximo passo é retirar o pote e deixa-lo por cinco dias em um local ventilado e escuro para que a pimenta possa curtir.

A última etapa consiste em abrir o pote e levar para refrigerar na geladeira. É importante lembrar que após aberta a conserva deve ser consumida em um prazo de até 15 dias.

Cuidados ao consumir a pimenta jalapeño

Apesar dos inúmeros benefícios encontrados na pimenta jalapeño é muito importante tomar cuidado com problemas que podem ser causados pelo excesso de consumo ou pelas características da pimenta.

A forte sensação de ardência na boca e de queimação é a principal queixa de quem consome uma boa quantidade desta pimenta. Estes sintomas podem ser aliviados ao tomar bastante água e comer algo como pão ou outro alimento que “absorva” a pimenta. Comer muito desta espécie de pimenta também pode causar azia e refluxo gástrico, portanto moderação é o melhor conselho para apreciar o sabor e a sensação picante desta espécie.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.