Especiarias Receitas

Pimenta malagueta: seu paladar aguenta? Saiba mais aqui!

O sabor da pimenta malagueta é bem característico e ela carrega diversos benefícios para a saúde. Quem está querendo emagrecer pode experimentar seus efeitos nesse processo de perda de peso. Conheça mais sobre essa especiaria e o quanto ela faz bem para a saúde. Experimente-a e prepare pratos incríveis!

Saber escolher os alimentos que serão ingeridos é fundamental para que a saúde seja preservada e as doenças não apareçam tão cedo no corpo. Alguns desses alimentos podem ser tanto benéficos como prejudiciais.

A pimenta malagueta é um desses alimentos considerados benéficos, pois proporciona a manutenção da saúde. Logicamente, se consumida em excesso, causa problemas como qualquer outro alimento.

A Universidade da Califórnia publicou recentemente que esse tipo de pimenta é excelente para aumentar a libido, além de aumentar a longevidade. Quem come pimenta vive mais e melhor, segundo a pesquisa.

Essas informações são excelentes para estimular o seu consumo. Existem, inclusive, diferentes receitas com essa especiaria. Para quem gosta de cozinhar, ela é excelente para testar seus dotes culinários.

Conheça mais sobre a pimenta malagueta

A pimenta malagueta é uma pimenta da espécie de Capsicum frutescens, é chamada também de gindungo, maguita-tuá-tuá, nedungo e piri-piri.

Tem origem em toda a região da América por causa do clima tropical bastante encontrado.



Aqui no Brasil ela recebe o nome também de malaguetinha-caipira e possui baixas concentrações de piperina e altas concentrações de capsaicina, o que garante efeitos benéficos ao corpo.

É preciso ficar atento quando for comprar esse tipo de pimenta, pois ela ainda é confundida com a pimenta-café.

Conheça 9 benefícios da pimenta malagueta

Existem alguns benefícios muito significativos da pimenta malagueta no corpo. Além de aumentar a longevidade, ela é um excelente estimulante para o sistema circulatório.

De acordo com as pesquisas feitas sobre ela, chegou-se a conclusão de que o efeito benéfico para o corpo está relacionado as diminuições nas sensações de dor.

A pimenta malagueta age como um anestésico natural diminuindo consideravelmente as sensações de dor que o corpo pode ser acometido. Segundo especialistas, diminuindo as sensações de dor o corpo consegue viver por mais tempo.

O elemento responsável por essas sensações de diminuição das dores é a capsaicina, que além disso também contribui para o estímulo da digestão, alívio das congestões nasais e redução do crescimento das células de gordura.

Ela é rica em vitaminas do complexo B, C e E, além de minerais importantes como o manganês, magnésio, potássio e flavonoides.

Confira a seguir os principais benefícios dessa pimenta:

1 – Contribui para melhorar a digestão

O consumo adequado da pimenta malagueta ajuda na produção de saliva pelas glândulas salivares. Quanto mais saliva você produz melhor serão digeridos os alimentos que você consumiu.

Além desse estímulo na produção de saliva, ela também aumenta a produção de suco gástrico importantíssimo para os processos de metabolização das toxinas e dos alimentos.

2 – Melhoria do hálito

Muitas pessoas reclamam de terem mau hálito, uma das principais causas está na falta de produção de saliva. A boca seca é um ambiente ótimo para a proliferação de bactérias.

Como nós dissemos, a pimenta malagueta é uma excelente estimuladora na produção de saliva, por isso, quem consome esse tipo de condimento dificilmente fica com mau hálito.

3 – Alimento hipoglicêmico

Isso significa que esse tipo de pimenta é excelente para quem tem diabetes. Com uma baixa carga glicêmica, o corpo não precisa produzir insulina em excesso para realizar a sua digestão.

Quem possui diabetes precisa ficar atento apenas a quantidade de cada porção, pois se consumida em excesso pode se tornar prejudicial.

4 – Melhora da enxaqueca

Só quem sofre de enxaqueca sabe as dores que ela causa no corpo. Dependendo do grau as dores se estendem por todo o corpo.

A pimenta malagueta possui um efeito anestésico natural, fazendo com que as dores se tornem mais amenas.

5 – Alívio das dores articulares

Ao consumir esse tipo de pimenta, os elementos químicos responsáveis por levar a mensagem de dor para o cérebro são bloqueados.

O cérebro por sua vez não replica essa informação, então as dores acabam ficando anestesiadas.

6 – Aumento do sistema imunológico

Rica em vitamina C, a pimenta malagueta acaba sendo uma antioxidante natural, diminuindo os níveis de elementos nocivos no corpo.

Isso ajuda no aumento do sistema imunológico, prevenindo o surgimento de doenças e inflamações.

Quem está muito estressado e nervoso pode experimentar consumir esse tipo de pimenta e verificar os efeitos que ela provoca no corpo.

7 – Eficiente no combate ao câncer

A capsaicina presente em grande quantidade na pimenta malagueta é totalmente eficaz no combate ao câncer.

Segundo uma pesquisa feita em 2006 na Escola de Medicina da UCLA, essa substância possui um efeito antiproliferativo, ou seja, é eficaz no combate a proliferação das células cancerígenas.

8 – Melhora do sistema circulatório

Acredita-se que a capsaicina é extremamente eficaz também na diminuição do colesterol. Isso faz com que exista uma diminuição na contração das artérias e no aparecimento das doenças coronarianas.

Fazendo com que o sangue flua livremente pelas veias e artérias, o aparecimento de doenças coronarianas é muito baixo.

O consumo dessa pimenta favorece a boa saúde do seu coração, inclua ela na sua dieta!

9 – Ajuda no emagrecimento

Sua ação é muito eficaz na aceleração do metabolismo e na queima de gordura. Existe também uma diminuição do apetite de quem faz uso dessa pimenta.

Quem está querendo perder peso, deve incluir esse tipo de alimento na sua dieta. Alimentos termogênicos são excelentes na perda de gordura corporal.

Quais são as melhores formas de consumir a pimenta malagueta?

A pimenta malagueta pode ser consumida de diferentes formas. Além do uso tradicional nas preparações culinárias, é possível também utiliza-las para fins medicinais.

Abaixo você pode aprender a fazer uma conserva de pimenta malagueta que é um arraso e você vai amar. Acompanhe:

Ingredientes

  • 1 Kg de pimenta malagueta fresca;
  • Meia xícara de chá de cachaça;
  • 1 colher e meia de sopa (rasa) de sal;
  • 1 colher de café de açúcar;
  • ½ copo de azeite de oliva.

Modo de preparo

Lave e higienize todas as pimentas, escorra para deixa-las bem secas. Em seguida, pegue 1 garrafa ou um recipiente de vidro e coloque-as dentro com o resto dos ingredientes.

Misture bem, chacoalhando a garrafa. Espere 1 mês para consumi-la.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */