Especiarias Infográficos

Pimenta preta e seus 8 principais benefícios para a nossa saúde

Apesar de pouco comentada entre os consumidores, a pimenta preta é um dos alimentos que mais possuem nutrientes essenciais ao corpo. Consumir este produto trará ganhos notáveis em sua qualidade de vida, tanto no aspecto físico quanto mental.

Esta iguaria é apreciada em diversos restaurantes no Brasil e no mundo. Além de possuir um sabor forte e único, ela também se destaca por ser rica em vitamina C, K, ferro, potássio e magnésio.

Veja também – Como plantar e cultivar pimenta

A pimenta também se destaca por possuir um cheiro diferente das demais, extremamente atraente e aromático. Substâncias como a piperina fazem com que este alimento se torne ainda mais picante e útil para a saúde. Isso também faz com que o sabor possa ser notado até mesmo após a diluição em água.

A pimenta preta é excelente realçar o sabor dos componentes de um prato especial. Por muito tempo, também acompanhou ervas medicinais em receitas. Confira as principais contribuições deste alimento para a nossa saúde.

8 principais benefícios oferecidos pela pimenta preta

Pimenta Preta: 8 benefícios para a saúde [Infográfico]

Pimenta Preta: 8 benefícios para a saúde [Infográfico]

Combate a depressão

Ao consumir a pimenta preta, você está ingerindo um alimento que trabalha da mesma forma que um antidepressivo natural. A piperina, presente na composição, age como um estimulante para o sistema central. O movimento constante do sistema afasta os pensamentos negativos.

O efeito da pimenta também reflete em ganhos na capacidade cognitiva, o que vai deixar o seu dia com ainda mais disposição e energia. Vale destacar que esta proeza do alimento já foi constatada por cientistas.

Luta contra o câncer

Como você já deve ter notado, a piperina tem poderes incríveis dentro do nosso corpo. E a ciência também já tratou de descobrir mais uma contribuição impressionante da substância ao ser humano: o combate contra algumas células cancerígenas.

Ingerindo a pimenta preta regularmente, é possível evitar a formação de tumores na mama, no colo do útero e na pele. Por isso, é importante que as mulheres, principalmente, conheçam os benefícios do produto e comecem a introduzi-lo no dia a dia.

O combate ao câncer pode ser potencializado se você combinar esta pimenta com o açafrão. Estes alimentos combatem os radicais livres nocivos de forma incisiva, evitando qualquer tipo de mal estar na sequência da alimentação.

Benefícios da Pimenta Preta

Evita doenças gastrointestinais

Por facilitar o processo de digestão, esta pimenta é extremamente importante para deixar o estômago ainda mais forte. Ela libera uma secreção de ácido clorídrico, que funciona como um “aviso” ao corpo de que os alimentos estão chegando.

Desta forma, órgãos como o intestino já ficam devidamente preparados para a ação. Porém, ingerir a pimenta em grandes quantidades pode trazer problemas como mal estar, dores e diarreia.

Outro ponto forte da pimenta é o combate a retenção de gases. Consumindo este alimento, será mais difícil que estas substâncias se formem em seu abdômen. Será mais fácil viver sem o incômodo das dores e a constante flatulência.

Aceleração do metabolismo

Para quem deseja emagrecer, a presença da pimenta preta torna-se uma grande aliada durante o processo. Este alimento contém substâncias que tornam o metabolismo mais rápido, fazendo com que mais gordura seja queimada em um menor espaço de tempo.

Este alimento também é eficaz no combate ao inchaço, tornando a região do abdômen livre de excessos. Tudo isso evitando qualquer tipo de problema estomacal que possa ser causado pela sua dieta. A ingestão da pimenta é extremamente indicada para pessoas que sofrem com a obesidade.

Também há outro efeito muito interessante causado pelo produto. Ao aumentar o ritmo do metabolismo, a fome irá acompanhar este crescimento. Portanto, a pimenta pode auxiliar pessoas que passam por transtornos alimentares, como, por exemplo, a anorexia.

Proteção contra gripes e resfriados

Com a presença desta pimenta em sua alimentação, será difícil ver uma simples gripe deixar você de cama. O consumo fará com que a congestão nasal não permaneça no corpo, também auxiliando no combate contra a tosse e os resfriados.

Este alimento conta com diversas substâncias antibacterianas, que trabalham com muita eficiência na resolução deste tipo de incômodo. E uma dica importante: você, que sofre horrores com a enxaqueca, também pode consumir a pimenta preta para deixar este problema de lado.

Óleo para gota e artrite

Para você que sofre muito com as dores físicas causadas pela gota e pela artrite, aconselhamos a não só fazer a ingestão da pimenta nos alimentos. Também vale preparar um óleo baseado neste produto, aplicando com frequência aos pontos que estão te atrapalhando.

O uso do óleo fará com que a circulação sanguínea apresente melhoras significativas. O alívio das dores também será notado, pois as toxinas serão eliminadas rapidamente. Desta forma, ficará muito mais confortável cuidar da saúde e se manter firme por mais tempo. Também gera uma série de benefícios para a sua pele!

Reduz doenças respiratórias

Você também pode usar a pimenta preta para combater crises de tosse, catarro e asma. Para isso, você também vai precisar de ervas medicinais. Um óleo pode ser preparado utilizando 10 grãos de pimenta em um recipiente, misturando-se a 8 folhas de bétele e pulverizado.

Basta adicionar uma colher de chá de óleo de eucalipto na combinação. Depois de agitar bastante, você pode passar este óleo diretamente nas regiões afetadas, como o peito e o pescoço.

Usada como pomada, a pimenta também aparece como solução diante de cortes e inchaços. Basta polvilhar o alimento e aplicar sobre a ferida. Desta forma, a cicatrização acontecerá de forma mais rápida, assim como o término da dor.

Benefícios da Pimenta Preta

Resistência sexual

Assim como diversos outros afrodisíacos, a pimenta preta vai te auxiliar na hora da relação sexual. As substâncias ingeridas vão trabalhar diretamente com o óxido nítrico, um dos organismos que estimulam o desejo, nas camadas dos vasos sanguíneos.

Este efeito gerado pela pimenta é notado pelas mulheres, mas geram um efeito ainda mais impactante nos homens. Será possível ver a ereção durar por mais tempo durante a relação sexual.

Para alcançar este objetivo, recomenda-se aplicar a pimenta em alimentos cozidos ou bebidas. Podem estar acompanhadas de outros elementos vitais para este ganho de vitalidade, como o ginseng, o gengibre e o café.

Gostou dos benefícios? Agora é a hora de procurar a melhor forma de incluir a pimenta preta em sua alimentação. A dica é procurar formas de aplicar aos seus alimentos favoritos, evitando qualquer estranheza inicial. Aos poucos, você sentirá o impacto desta atitude em sua qualidade de vida!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.