Emagrecimento Frutas Nutrição

Pimenta rosa emagrece? Conheça os seus benefícios

Há quem diga que dar uma apimentada na vida de vez em quando pode trazer inúmeros benefícios à saúde. E pode mesmo! Como assim? Vou explicar… Apesar de muitas de vocês terem pensado em apimentar a vida em outros sentidos, o que também faz muito bem à mente e ao corpo, estou falando mesmo é da deliciosa pimenta rosa.

Apesar de não ser muito comum na mesa dos brasileiros, esse tipo de pimenta é um dos alimentos mais nutritivos da categoria e pode ser usado, inclusive, para emagrecer. Também conhecida como pimenta peruana, a pimenta rosa é, na verdade, uma fruta de uma árvore chamada aroeira, proveniente da América do Sul.

Por ser uma fruta, ela possui um sabor mais leve e adocicado, sem muita ardência. No entanto, ela foi considerada como pimenta devido ao seu ardor delicado e aroma semelhante ao dos alimentos da categoria.

Rica em fibras, niacina, ferro, caroteno, cálcio, tiamina, vitaminas A, B1, B2, E e antioxidantes, entre outros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, a pimenta rosa é considerada uma poderosa emagrecedora e agente no combate e prevenção de diversos tipos de doenças, além de auxiliar nos cuidados com a beleza.

Por este motivo, e também por ser bastante versátil, ela costuma ser introduzida na alimentação de diversas maneiras, seja em pratos salgados, com carnes, alguns grelhados e queijos, ou em sobremesas, misturada ao chocolate preto ou branco.

Se você quer perder peso de forma rápida e saudável, manter a boa forma e, de quebra, ainda ficar com a saúde em dia, continue lendo esse artigo até o final e saiba como introduzir a pimenta rosa na sua alimentação.

Pimenta rosa ajuda mesmo a emagrecer?

emagrecer-de-vez

Sim. De acordo com especialistas, a pimenta rosa contém uma alta concentração de nutrientes e minerais essenciais para ajudar no emagrecimento. Rica em fibras, apenas um colher de pimenta rosa por dia junto à principal refeição pode aumentar a sensação de saciedade no estômago, fazendo com que se coma menos e, portanto, perca alguns quilinhos na balança.

Além disso, devido ao seu ardor, a pimenta funciona como um termogênico natural no organismo, aumentando a temperatura corporal e ajudando na aceleração do metabolismo e, portanto, na queima de gorduras de forma mais rápida.

Sendo assim, o alimento é recomendado por médicos como um excelente emagrecedor, que proporciona a perda de peso de forma natural e saudável. Se o seu objetivo é melhorar a silhueta, comece agora a introduzir a pimenta rosa em sua dieta.

Benefícios

pimenta-rosa

Além de ajudar a manter a boa forma, a pimenta rosa também traz outros importantes benefícios para a saúde. Confira, a seguir, alguns deles:

1 – Previne o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes, a pimenta rosa atua como uma grande aliada da beleza nos cuidados com a pele. O alimento ajuda a combater os radicais livres que interferem na renovação celular e provocam o envelhecimento precoce da derma. Por isso, ao inserir a pimenta em sua rotina alimentar, os efeitos são de uma pele mais jovem, bonita e saudável.

2 – Combate o câncer

Ainda pela presença dos antioxidantes em sua composição, a pimenta rosa é considerada um poderoso agente no combate e prevenção do câncer. Ela atua na eliminação de células com mutações que possam se transformar em tumores cancerosos no corpo.

3 – Trata gripes e resfriados

Por conter uma alta concentração de vitamina C em sua composição, bem maior, inclusive, que a encontrada na laranja, a pimenta rosa ajuda a trata e prevenir o desenvolvimento do vírus da gripe no organismo.

Além disso, o alimento também possui vitaminas A, B1, B2 e E entre os seus nutrientes principais, que também são excelentes no combate a resfriados e gripes.

4 – Fortalece os ossos

Com alto teor de cálcio em sua composição nutricional, a pimenta rosa pode ajudar de forma eficiente na saúde óssea, contribuindo para a manutenção de ossos mais fortes e resistentes às fraturas e algumas doenças, como a osteoporose.

5 – Melhora a circulação sanguínea

Ainda por conta do cálcio presente na pimenta rosa, o alimento também serve como um vasodilatador natural, que auxilia na formação de coágulos no sangue e dilata as veias, contribuindo para uma melhor circulação do sangue no corpo.

6 – Previne doenças inflamatórias

A pimenta rosa é um excelente alimento para quem sofre em inflamações no corpo, como a artrite. Isso porque ela possui propriedades anti-inflamatórias e anestésicas, que aliviam a dor e melhoram o quadro das inflamações.

7 – Previne doenças cardiovasculares

Devido à presença dos antioxidantes e do cálcio em sua composição, a pimenta rosa também ajuda a melhorar a frequência cardíaca, prevenindo doenças relacionadas ao coração, como a hipertensão.

8 – Previne o Mal de Alzheimer

Esse foi o principal motivo que levou especialistas a aprofundarem os estudos acerca dos benefícios da pimenta rosa para a nossa saúde. Os antioxidantes presentes no alimento, além de outros nutrientes e substâncias específicas dele, podem atuar na prevenção de doenças, como o Mal de Alzheimer e o diabetes.

Contraindicações

Apesar de benéfica à saúde, a pimenta rosa não pode ser consumida por pessoas com hipertensão ou com problemas gastrointestinais, como hemorroidas, gastrite, úlcera, fissuras ou qualquer lesão. Isso porque o alimento possui uma substância chamada capsaicina em sua composição nutricional, que atua como um agente agressor das mucosas, podendo agravar esses problemas.

Efeitos colaterais

O consumo excessivo da pimenta rosa pode causar alterações no paladar. Isso porque a capsaicina presente no alimento, quando em quantidades exageradas, pode destruir os sensores da língua e das mucosas, causando sensibilidade e, portanto, afetar os sentidos dos sabores durante as refeições.

Sobre o autor

Raiane