Especiarias

Pimenta tabasco: saiba mais sobre essa espécie originária do México

A pimenta tabasco é uma das mais conhecidas no mundo por ser matéria-prima do famoso molho Tabasco. Quer saber tudo sobre ela? Acompanhe o artigo e boa ardência!

A pimenta tabasco, uma variedade da Capsicum frutescens, segundo os botânicos, é originária da América Central, onde hoje se localiza o Panamá. Levada ao Golfo do México por pré-colombianos, adaptou-se muito bem no estado de Tabasco, no México.

Conhecida como Red Amazon, a pimenta tabasco é comparada à pimenta malagueta por sua pungência, que é entre 30.000 a 50.000 Scoville Heat Units (SHU).

Matéria-prima do mundialmente conhecido molho de pimentas Tabasco, dificilmente o fruto pode ser encontrado in natura, por se deteriorar rapidamente e sua produção ser praticamente toda destinada à fabricação dos molhos.

Características da pimenta tabasco

Característico das Capsicum frutescens, a planta possui formato arbustivo, pode medir até 120 cm de altura e prefere clima úmido e quente.

As folhas, em formato oval, são alongadas e verde-escuras, medindo 18 x 10 cm. Apresenta uma flor em cada nó, de pedicelo ereto na antese, com anteras azuladas e corola branco-esverdeada sem manchas na base dos lóbulos.

Os frutos são alongados, cilíndricos, de posição ereta desde a sua formação e terminam em um ápice afilado, com 2,5 a 3,2 cm de comprimento por 0,56 a 1 cm de diâmetro.



Possui em média 34 sementes de cor palha que germinam entre 8 e 10 dias e que podem ser colhidos após 120 dias. A planta, quando em condições adequadas, pode produzir milhares de frutos por safra.

Quando ainda não está madura, a pimenta tabasco possui uma coloração verde clara, passando por tonalidades amarelas e laranjas, até amadurecer completamente e atingir o vermelho característico.

A pimenta tabasco possui uma polpa muito macia e aquosa, o que acaba encurtando a sua conservação. Por esse motivo, deve haver um cuidado todo especial para colhê-la.

O fruto, quando maduro, se solta facilmente do pé. O ideal é que seja colhido com o pedicelo, que é bastante resistente, com o auxilio de uma tesoura. Desta maneira, o seu tempo de conservação pode ser aumentado.

Entendendo a pungência da pimenta tabasco

Podemos dizer que a pimenta tabasco é bem ardida! Sua pungência é de 30.000 a 50.000 SHU! Mas o que isso significa?

A ardência característica de cada pimenta é consequência da quantidade de capsaicina presente em cada uma delas. Quanto maior o nível de capsaicina, maior será a sua ardência.

A escala que classifica essa ardência, criada em 1912 por Wilbur L. Scoville, de nome Scoville Heat Units, analisa a relação de quantas medidas de água + açúcar são necessárias para diluir uma medida de pimenta até que elimine totalmente a ardência.

Assim, uma unidade Scoville significa que, para uma medida de pimenta, são necessárias 1.000 medidas da solução água + açúcar.

Para ter uma noção de ardência, o pimentão ocupa o marco zero dessa escala, enquanto a pimenta tabasco pode chegar a 50.000!

Mas existem bem piores que ela! Algumas alcançam 15 milhões de unidades Scoville! É fogo puro!

Da colheita para as fábricas

E lá se vai a pimenta tabasco, da América Central para Avery Island, sul do estado de Louisiana. As sementes da pimenta tabasco, por volta do ano de 1848, foram levadas por soldados que retornaram da guerra com o México, onde então passaram a ser cultivadas.

O banqueiro Edmund McIlhenny, de New Orleans, após ver a sua casa destruída e sua plantação arrasada pela Guerra Civil americana, resolveu plantar as sementes da pimenta tabasco que havia recebido de presente de um amigo, no ano de 1868. Nos fundos de sua própria casa, Edmund macerou as pimentas com vinagre e sal e deixou por alguns meses.

Pronto! O molho de pimenta Tabasco, conhecido mundialmente como sinônimo de molho de pimenta de qualidade e que está presente nos melhores restaurantes em todos os continentes, havia sido criado.

Em 1870, Edmund McIlhenny patenteou a marca Tabasco. Dizem os estudiosos que essa é uma palavra indígena da América Central que significa “terra onde o solo é quente e úmido”.

Na realidade, Tabasco foi a segunda opção de nome que seria dado ao molho. Inicialmente, McIlhenny pretendia dar o nome de “Petit Anse”, em homenagem a ilha pertencente à família, porém, nem todos concordaram.

Pimenta tabasco e a fabricação do molho

O cultivo da pimenta para a fabricação do molho, em 1960, era totalmente feito em Avery Island. Mas atualmente cerca de 90% da plantação da pimenta tabasco está concentrada em países tropicais como Colômbia, Honduras, Venezuela e República Dominicana.

A pimenta tabasco é processada no mesmo dia logo após a colheita e encaminhada para exportação.

O processo de fabricação do molho de pimenta tabasco é relativamente simples: a pimenta macerada é fermentada em uma solução de vinagre e sal, e envelhecida durante três anos em barris de carvalho branco. A sua inspeção é rigorosa e feita pessoalmente por membros da família.

Variedades do molho de pimenta tabasco

Com o passar dos anos, a família McIlhenny investiu em outros molhos tendo como base a pimenta tabasco.

Alguns molhos ganharam muito destaque, mas especialistas apontam como o molho de pimenta tabasco original insuperável, uma vez que ele não altera o sabor dos pratos, mas acentua o sabor da comida.

Conheça alguns molhos que tem como base a pimenta tabasco, prima da brasileiríssima malagueta!

Tabasco

A original, considerada o mais puro dos molhos de pimenta, combina com todos os pratos e é a preferida de especialistas.

Green Pepper Sauce

Inicialmente chamado de Jalapeño Sauce, o molho continha pimenta tabasco e jalapeño, que conferia a ele uma coloração verde clara e era bastante azedo. Mas a empresa alterou sua formulação acrescentando um mix de pimentas verdes que o tornou mais escuro e menos azedo, sendo comercializado hoje como Green Pepper Sauce.

Garlic Pepper Sauce

Considerado como um dos molhos menos picantes da linha, o Garlic é uma mistura de pimenta tabasco, pimenta caiena e jalapeño com um toque de alho.

Sweet & Spicy

Considerado um molho versátil que acompanha vários pratos, é elaborado a partir da mistura de pimenta tabasco com condimentos da culinária asiática, o que proporciona um sabor agridoce.

Habanero Sauce

O Habanero Sauce é realmente um molho para quem aprecia uma pungência alta! Produzido com pimenta tabasco, habanero, frutas e especiarias, o molho apresenta um estilo jamaicano frutado e um toque de ardor caribenho.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */