Quem é que não gosta de convidar os amigos para fazer aquela maratona de filmes em casa, não é verdade? Para isso, o que não pode faltar é uma pipoca quentinha, saindo direto do fogo, para deixar a galera ainda mais animada. Se for doce, então… Melhor ainda!
Veja também – Como fazer pipoca de leite Ninho
Sabendo disso, nós separamos a seguir 8 receitas saborosas e fáceis de fazer para você começar a se deliciar agora mesmo com uma pipoca igualzinha ao do pipoqueiro, sem gastar muito dinheiro ou tempo. Quer ver?
1 – Pipoca doce caramelada
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de óleo;
- 4 colheres (sopa) de milho de pipoca;
- 4 colheres (sopa) de açúcar;
- 4 colheres (sopa) de água.
Como fazer:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e misture-os até formar uma calda caramelada envolvendo os grãos de milho. Espere até a pipoca começar a explodir e, quando isso acontecer, tampe a panela. Enquanto isso, dê umas leves sacudidas no recipiente para ajudar na incorporação da calda com a pipoca. Aguarde por cerca de 15 minutos e pronto! Pode servir à vontade.
2 – Pipoca doce de groselha
Ingredientes:
- 100 gramas de açúcar cristal;
- 1 xícara (chá) de milho para pipoca;
- 1 ½ de xícara de groselha;
- 1 xícara (café) de óleo.
Como fazer:
Pegue uma panela e coloque o óleo para esquentar. Estoure a pipoca normalmente e reserve. Enquanto isso, prepare uma calda com groselha e açúcar. Misture os dois ingredientes e vá mexendo até atingir o ponto de fio. Quando a calda estiver pronta, despeje-a ainda quente sobre a pipoca e misture. Está pronta! Pode servir à vontade.
3 – Pipoca doce de chocolate
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de achocolatado em pó;
- 1 xícara de milho de pipoca;
- ½ xícara (chá) de açúcar;
- ½ xícara de óleo;
- ½ xícara (chá) de água.
Como fazer:
Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo alto e vá misturando com uma colher de pau até virar uma calda. Assim que a pipoca começar a estourar, tampe a panela, abaixe o fogo e dê umas leves sacudidas para que o chocolate incorpore melhor na pipoca. Para finalizar, coloque a pipoca na assadeira e espere até ela secar e ficar crocante. Está pronta! Pode servir à vontade.
4 – Pipoca doce colorida
Ingredientes:
- 200 gramas de óleo de canola;
- 200 gramas de açúcar cristal colorido;
- 150 gramas de milho para pipoca.
Como fazer:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes, misture-os e, em seguida, leve-os ao fogo médio. Vá mexendo até o óleo começar a esquentar e tampe a panela. Durante este tempo, dê umas leves sacudidas na panela para que a pipoca desgrude do fundo da panela e não queime.
Veja também – Como fazer arroz doce: aprenda uma receita tradicional e fácil
Assim que o milho parar de estourar, desligue o fogo. Está pronta! No caso de quem pretende preparar a pipoca colorida com duas ou mais cores, a dica é comprar diferentes tons de açúcar cristal e prepará-los separadamente.
5 – Pipoca doce com corante
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de corante vermelho em pó;
- 1 xícara (chá) de milho para pipoca;
- 10 colheres (sopa) e açúcar;
- 2 colheres (sopa) de manteiga.
Como fazer:
Misture o corante, a manteiga e o açúcar em uma panela grande e leve ao fogo médio por cerca de 4 minutos ou até formar uma calda. Em seguida, adicione o milho de pipoca e mexa novamente. Quando a pipoca começar a estourar, tampe a panela. Lembre-se de desligar o fogo apenas quando o intervalo entre o barulho dos estouros for maior que 4 segundos.
6 – Pipoca doce com leite Ninho
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de leite Ninho;
- 3 colheres (sopa) de óleo;
- 100 ml de água;
- ½ colher de manteiga;
- 210 gramas de açúcar branco refinado;
- 3 colheres (sopa) de milho de pipoca.
Como fazer:
Em uma panela, coloque o óleo, a manteiga e o milho de pipoca e leve ao fogo médio até a pipoca estourar. Reserve. Enquanto isso, faça a calda de açúcar, levando o ingrediente para caramelizar junto com água em uma panela separada. Evite mexer e espere até engrossar.
Veja também – Receitas fitness com banana: Doces dicas para você não sair da dieta
Feito isso, desligue o fogo e despeje a calda sobre as pipocas prontas na outra panela, mexendo bem até que elas se incorporem. Para finalizar, salpique o leite Ninho por cima. Está pronta! Pode servir à vontade.
7 – Pipoca doce com laranja
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de açúcar;
- 3 colheres de óleo;
- Suco de 3 laranjas;
- ½ colher de manteiga;
- ½ xícara de milho de pipoca.
Como fazer:
Em uma panela, coloque o óleo, a manteiga e o milho de pipoca e leve ao fogo médio até a pipoca estourar. Reserve. Enquanto isso, faça a calda com o suco de laranja e açúcar, levando os ingredientes para ferver em outra panela.
Assim que a calda diminuir o volume e ficar com consistência pegajosa, desligue o fogo e despeje-as sobre as pipocas, mexendo bem até que elas se incorporem. Está pronta! Pode servir à vontade.
8 – Pipoca doce light
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de achocolatado diet;
- 4 colheres (sopa) de óleo de soja;
- 140 gramas de milho de pipoca;
- 5 colheres (sopa) de água;
- 1 xícara (chá) de frutose.
Como fazer:
Em uma panela grande, coloque a água, a frutose e o achocolatado e mexa bem, levando ao fogo médio até a mistura começar a ferver. Quando isso acontecer, acrescente o milho de pipoca e mexa por cerca de 1 minuto, em fogo baixo. Em seguida, tampe a panela e espere até a pipoca começar a estourar. Está pronta! Pode servir à vontade.
História da pipoca
A origem da pipoca ainda é bastante incerta. No entanto, acredita-se que a especiaria tenha nascido na América, há milhares de anos, como um alimento dos índios do Peru e do estado de Utah, nos Estados Unidos.
Veja também – Doce de leite Ninho: aprenda 6 receitas saborosas
A pipoca apareceu nos primeiros relatos dos europeus que chegaram ao continente recém-descoberto e teria alimentado os povos americanos por longos anos.
Desde então, ganhou várias receitas. No entanto, o que todas elas mantêm em comum é o seu princípio de preparo: fazer o milho estourar e virar os deliciosos floquinhos brancos que todo mundo ama!