Nutrição Vegetais

Como incluir a planta peixinho na sua dieta

Planta peixinho

O título desta matéria certamente causou alguma confusão, porque é óbvio que não existe um peixinho planta, o que é verdade, porque se trata de uma planta. Pois é, exatamente isso, apesar de apresentar o nome de um animal, esta plantinha consegue agradar até mesmo os adeptos do veganismo.

Certamente você não chegou a ver a planta peixinho na feira de rua, mas se você conhece um pouco de jardinagem e cuida de um jardim, é possível que esteja se perguntando como ela pode ser comestível, afinal, ela provavelmente só esteve como ornamento até então. Na realidade ela é uma PANC e justamente por isso acaba sendo usada no mundo gastronômico.

Veja também – Trevo é PANC? Posso comer? Saiba tudo sobre esse “matinho”!

Continue lendo para compreender melhor sobre essa pequena planta deliciosamente irresistível.

O que é uma PANC?

Bom, provavelmente você começou a se perguntar o que é uma PANC e como isso torna a planta peixinho comestível. De forma bem simples: refere-se a uma planta alimentícia não convencional, ou seja, não se encontra esse tipo de planta em um prato de salada cotidiano no seu restaurante favorito, só que isso não a torna menos comestível.

Sabendo temperar e preparar, uma PANC deixa de ser algo considerado estranho e pode te apresentar novas experiências culinárias, dê uma chance para a planta peixinho e descubra este novo sabor.

Afinal, o que é a planta peixinho?



Depois de explicar brevemente sobre uma PANCs, você deve estar curiosa para saber como inserir isso da melhor forma possível no seu cardápio, afinal, a planta peixinho só pode te trazer os melhores benefícios se utilizada corretamente.

Aparência e características principais

A planta peixinho não é de difícil identificação, pois é baixa e se reproduz com rapidez, enfeitando todo o seu jardim de um momento para o outro. Suas inúmeras folhas apresentam uma cor verde prateada, que fica um pouco brilhante e apresenta uma textura macia externamente.

Veja também – Como plantar e como consumir capuchinha

Por ser uma planta mais rústica, ela acaba sendo bastante resistente quanto a insetos, fungos e doenças que atacam os jardins.

Recuperação instantânea

Não se desespere caso perceba que as folhas da planta peixinho pareçam mais murchas em dias extremamente quentes, apesar de ser encontrada mais comumente em climas amenos, ela é bastante resistente e capaz de se recuperar sozinha depois de um dia bem úmido apenas com o frescor da noite.

Sabor

Apresenta um sabor amargo e característico, o que não significa que você vá se arrepender ou que é ruim, por ser bastante saborosa e pode servir inúmeros pratos bem preparados para todos os gostos. Muito mais conhecida pelos pratos empanados, ela pode ser servida à milanesa ou como um tira gosto, porém, o lado bom dessa plantinha é que ela não agrada somente aos chegados a fritura e pode ser colocada na salada sem maiores problemas.

Cuidados

Para plantar em seu jardim é só desmembrar as folhas de uma touceira e colocar no local desejado definitivamente, como já dito algumas vezes anteriormente, ela é bem resistente e por isso mesmo não exige cuidados específicos e apresenta um cheiro super agradável e cheiroso.

Benefícios da planta peixinho

Que a planta peixinho é saboroso e de fácil cultivo você já compreendeu, no entanto, nada entra na nossa dieta apenas por ser gostoso, sempre é bom que o alimento ofereça alguns benefícios à saúde e esta com toda certeza oferece vários. Confira uma pequena compilação a seguir:

  1. Previne inflamações na garganta;
  2. Apazigua a tosse;
  3. Tem efeito calmante na pele e outros tecidos do corpo;
  4. Ajuda a tratar problemas estomacais.

Contraindicações

O maior benefício desta planta é certamente o fato de que ela não apresenta nenhuma contraindicação ou qualquer efeito colateral ao paciente e como para o seu cuidado não é necessário nenhum agrotóxico pode ser mantida perto de animais e crianças tranquilamente.

Veja também – Serralha: como plantar, como é usada e seus benefícios

Deve-se apenas ter atenção quanto a reações alérgicas, todo e qualquer alimento pode causar problemas dependendo do organismo, sendo assim, procure um médico se encontrar problemas com essa planta, mas no geral elas não afetam quase ninguém.

Receitas de planta peixinho

Empanado

Ingredientes:

  1. Folhas de planta peixinho (quantidade a gosto)
  2. Fubá
  3. Ovos
  4. Sal
  5. Pimenta do reino.

Modo de preparo:

  • 1º passo: Lave e seque muito bem as folhas, reserve e comece a preparar o próximo passo;
  • 2º passo: Bata os ovos com sal e pimenta do reino e reserve o fubá em um prato a parte;
  • 3º passo: Mergulhe as folhas nos ovos e depois empane com o fubá antes de levar à frigideira;
  • 4º passo: Frite cada lado do peixinho empanado por cerca de 30 segundos e depois sirva com limão.

Dica de ouro: Para uma camada mais crocante de massa e ativar melhor o sabor da planta, opte por empanar duas vezes uma mesma folha antes de fritar.

Chá para indigestão

Ingredientes:

  1. 2 gramas de folhas
  2. 150 mL de água em temperatura ambiente

Modo de preparo:

  • 1º passo: Lave muito bem as folhas em água corrente, seque e corte em pequenos pedaços;
  • 2º passo: Coloque a água para ferver e adicione as folhas, deixe no fogo por pelo menos 15 minutos ou até que a água comece a formar bolhas na superfície;
  • 3º passo: Desligue o fogo e coe a mistura;
  • 4º passo: Deixe esfriar bastante antes de se deliciar e tratar os problemas estomacais.

Salada

Ingredientes:

  1. Folhas de planta peixinho
  2. Alface
  3. Rúcula
  4. 1 limão
  5. Sal

Modo de preparo:

Lave bem todas as folhas, seque,  junte tudo em um recipiente de vidro e depois faça suco de um limão para temperar junto com o sal.

Agora que você já entendeu exatamente o que é a planta peixinho e seus benefícios medicinais e alimentícios, provavelmente está curiosa para experimentar essa iguaria saborosa e de fácil cultivo.

Antes de começar a plantar em seu jardim, compre algumas folhas em um mercado ou procure um restaurante especializado em PANCs e descubra se realmente gosta do sabor. Muito provavelmente o resultado será positivo e você logo irá querer esta plantinha maravilhosa no seu cardápio semanal.

Comenta aí sua experiência e compartilhe mais dicas de como preparar esta delícia.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */