Maquiagem

Pó translúcido: 5 formas de utilizar na make

Para os amantes da maquiagem, o pó translúcido é um produto indispensável para o kit essencial de make! Mas o que será que ele pode fazer?

A verdade é que, além de fixar a maquiagem, o pó translúcido também pode ser utilizado em outros truques para deixar sua maquiagem impecável!

Se você é uma grande amante da maquiagem ou está só começando e precisa de dicas valiosas, continue lendo e entenda como o pó translúcido pode ser o melhor amigo da sua maquiagem!

O que é o pó translúcido?

O pó é um produto utilizado para dar um acabamento à maquiagem, geralmente com uma finalização mais sequinha e matte.

O uso do pó na finalização da maquiagem a ajuda a durar mais tempo e se manter no lugar sem borrar ou transferir.

Ele pode ser retocado durante o dia, principalmente para disfarçar a oleosidade da pele, trazendo um toque de maquiagem recém finalizada mesmo no fim do dia.



Existem diferentes tipos de pós: translúcido, compacto, mineral e solto. Eles exercem, basicamente, a mesma função, mas possuem particularidades que podem se encaixar melhor na sua rotina de maquiagem. Saiba mais!

Pó translúcido

É conhecido por não possuir uma tonalidade expressiva, podendo ser utilizado em diferentes tons de pele. Ele costuma ter uma textura extremamente fina e se adapta facilmente a todos tipos de pele.

O pó translúcido é um grande queridinho das amantes da make por ser um coringa e conseguir se adaptar facilmente para diferentes peles e situações.

Pó compacto

O pó compacto é tão versátil quanto o pó translúcido, entretanto, ele costuma ser embalado como um produto pressionado, assim como as sombras para olho, enquanto o pó translúcido é solto.

Além disso, o pó compacto pode ter ou não coloração. Sendo assim, é preciso tomar cuidado antes de comprar o seu e verificar se o tom está de acordo com sua pele.

Pó solto

O pó solto possui uma textura mais fina do que o pó compacto e é embalado de forma solta, precisando ser aplicado com pincel e esponja, ao contrário do compacto que é aplicado com uma esponja suave.

Assim como o compacto, o pó solto pode ter coloração ou ser translúcido, sendo assim, é importante prestar atenção.

Pó mineral

Sem coloração e com textura fina, o pó mineral é utilizado para finalizar a maquiagem com um visual mais natural.

Além disso, o pó mineral oferece um tratamento para a pele, já que possui uma fórmula mais natural e menos prejudicial à pele.

Truques com o pó translúcido

Como mencionamos anteriormente, o pó translúcido trazer mais benefícios a sua maquiagem do que você pode imaginar!

Nós reunimos 5 truques práticas para transformar o pó translúcido no produto mais versátil da sua necessaire.

Transformar um batom cremoso em matte

Sabe aquele tom de batom que você ama, mas nunca encontra com acabamento matte? Agora, basta utilizar o pó translúcido para transformar o acabamento do seu visual.

Primeiramente, aplique o batom normalmente, seja com pincel ou não. Depois, aplique o pó translúcido cuidadosamente sobre o batom.

Além de matificar a textura do batom, o pó também ajuda o produto a durar mais tempo nos lábios e também evita que a maquiagem borre.

Reduzir a oleosidade da pele

Se você tem a pele oleosa e percebe que sua maquiagem nunca dura muito tempo sem começar a brilhar ou até mesmo sair, o pó translúcido chegou para resolver seus problemas!

É recomendado aplicar o pó depois da preparação da pele com a base. É interessante utilizar uma esponja e pressionar o pó na pele, de forma que ele fixa a base na pele.

Além disso, é possível retocar o pó a longo do dia, de acordo com as necessidades da sua pele. Neste caso, não é preciso aplicar o pó pressionando, basta utilizar um pincel ou esponja e passar o pó nas áreas que reuniram oleosidade excessiva.

Retirar o excesso de sombra

Não é nada pior do que fazer uma base perfeita e vê-la arruinada com os pigmentos da sombra que acabam caindo no lugar errado, não é?

Para evitar este problema, basta aplicar uma camada generosa de pó na área inferior do olho ou em qualquer área em que você acredite que a sombra pode cair.

Quando finalizar a esfumação da sua sombra colorida, basta retirar o excesso de pó cuidadosamente com um pincel. O excesso de produto acaba levando junto a sombra que cai na área, evitando que o pigmento borre a maquiagem.

Aumentar a duração da maquiagem

Você já ouviu falar no baking? Em português, o termo significa “assar” e é praticamente isso que acontece nessa técnica de maquiagem.

Basicamente, o baking consiste em aplicar uma camada generosa de pó translúcido nas áreas do rosto que costumam reunir mais oleosidade ou até se desfazem mais rapidamente, como a zona T, por exemplo.

Após a aplicação, é preciso esperar alguns minutos para o baking entrar em ação. Enquanto você faz o resto da sua maquiagem, pode observar que a oleosidade dos poros começa a ser absorvida pelo pó, como se realmente estivesse cozinhando.

Depois de alguns minutos, é só remover o excesso de pó com um pincel bem fofo e está pronto o baking! Você perceberá que a maquiagem durará por mais tempo e a oleosidade também será reduzida na pele.

Mais volume nos cílios

Já imaginou aplicar pó translúcido nos cílios? A ideia pode parecer um pouco estranha, mas garante um visual digno de tapete vermelho!

Basta aplicar um pouco de pó nos cílios antes do rímel. Com isso, uma película é criada nos pêlos e, em contato com o rímel, ela acaba se tornando mais grossa, o que dá resulta em cílios mais volumosos e cheios.

É um ótimo truque para quem não se dá bem cílios postiços, mas ainda assim deseja dar um toque especial no olhar!

Agora que você aprendeu diversos truques de beleza com o pó translúcido, está pronta para transformar a forma como se relaciona com o produto? Compartilhe suas dúvidas, opiniões ou mais dicas nos comentários!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */