Maternidade

Pode usar secador na gravidez? Respondemos aqui

A gestação é um período importante no qual surgem muitas dúvidas, entre elas se pode usar secador na gravidez. Como muitas questões que envolvem a saúde da grávida e do bebê, existem muitos boatos e teorias, não comprovadas, que ajudam a espalhar o medo e a desinformação. Recorrer à informações corretas é a melhor maneira de ter uma gravidez tranquila, feliz e segura.

Relacionamos as principais informações que você precisa saber para entender, de uma vez por todas, como o seu cuidado com os cabelos pode influenciar na sua gravidez. Assim, você poderá desfilar por aí linda, confiante e capaz de orientar outras grávidas sobre estas dúvidas.

Compreenda como o secador age sobre os fios de cabelo, descubra se a grávida pode utilizar outros recursos como chapinha e entenda os principais perigos, envolvendo a estética capilar que oferecem riscos para a saúde da gestante. Veja também, como você pode utilizar o secador para produzir penteados lindos que aumentarão a sua autoestima e ganharão muitos aplausos.

Como o secador age nos cabelos

É comum grávidas se questionarem se pode usar o secador na gravidez? A resposta é sim, e para entender a resposta devemos compreender como o secador age sobre os fios de cabelo.

Para retirar a umidade dos fios e auxiliarem no efeito de alisamento os secadores de cabelo utilizam o calor como principal recurso. Basicamente o funcionamento do secador de cabelos se dá através do acionamento de um motor interno, que gira uma espécie de ventilador que empurra ar para uma resistência, ela aquece o ar antes que ele chegue a saída do aparelho. Ou seja, todo o processo é mecânico e ocorre sem a presença de produtos química.

O calor, além de secar os cabelos, altera as proteínas presentes na estrutura capilar e em excesso pode danificar os fios, porém estes efeitos restringem-se apenas aos fios não acarretando riscos ao bebê.

Por não envolver produtos químicos durante o procedimento, o uso de secador de cabelos, não oferece riscos à mamãe e nem ao bebê. O que se orienta é que evite o uso exagerado desde recurso para não expor os cabelos ao excesso de calor que pode prejudicar a estrutura dos fios.



Existem diversos modelos de secadores que auxiliam na produção de lindos penteados que irão deixar a grávida feliz e orgulhosa de seu visual. Secadores com íons negativos, com turmalina e que contém cerâmica oferecem diferentes benefícios como a prevenção de ressecamento e o fechamento da cutícula dos fios.

O uso excessivo do secador ou a exposição prologada dos fios a temperaturas elevadas pode danificar a estrutura dos fios de cabelos provocando vários problemas como ressecamento, pontas duplas, reduzindo o brilho e provocando o efeito quebradiço.

Grávida pode usar chapinha de cabelo?

Assim como os secadores, as chapinhas de cabelo não envolvem a utilização de produtos químicos, seu principal recurso é a utilização do calor para alterar a umidade e o formato dos fios. Este processo consiste em usar o calor para desidratar, amolecer e alongar as células de queratina e proteína que formam os fios.

Por fechar as escamas que revestem os fios, chamadas de cutícula, o calor da chapinha também provoca o efeito de brilho no cabelo. Portanto, da mesma forma que se pode usar o secador na gravidez, o uso da chapinha (ou prancha) de cabelo também está liberada.

O perigo está nos tratamentos químicos

Respondida à pergunta se pode usar o secador na gravidez, é importante dar atenção para outros procedimentos estéticos que realmente podem oferecer riscos à saúde da gestante e do bebê. Estamos falando dos tratamentos com produtos químicos tão populares entre as mulheres.

Produtos alisantes representam os maiores perigos para a gestação. Ao utilizar produtos como alisantes e tinturas a mulher está se expondo a inúmeros riscos a sua saúde, a formação do feto e até a amamentação. Os principais produtos utilizados nos processos de alisamento e tintura chegam a possuir dezenas de substâncias que podem prejudicar a gravidez.

Colorações, escovas progressivas e outros processos de alisamentos são os procedimentos mais nocivos neste momento tão importante para a mulher. Os principais perigos referem-se aos produtos que contenham substâncias como formol, amônia, cânfora, iodo, benzeno, ureia, chumbo e metais pesados, entre outras substâncias nocivas, em sua formulação.

Alergias, risco de aborto, alterações na formação do feto, problemas na amamentação e até leucemia, são apenas alguns dos problemas que podem ser causados em decorrência da utilização deste tipo de produtos químicos por grávidas e lactantes.

Como utilizar o secador para cuidar dos cabelos durante a gravidez

Ao se questionar se pode usar o secador na gravidez a mulher demonstra que quer cuidar de sua gravidez sem abrir mão de sua vaidade. Não é porque está gravida que a mulher deve-se descuidar e deixar seus cabelos malcuidados. Mesmo sem recorrer à produtos químicos é possível cuidar dos cabelos utilizando secador e produzindo lindos penteados.

Fazer uma escova com a utilização de um secador, além de não ser prejudicial à gravidez, é uma estratégia poderosa para você se sentir linda e segura. É possível evitar as pontas duplas e o efeito arrepiado com a utilização de secadores dotados de íons negativos e escova térmica.

A utilização de babyliss para enrolar as mechas em conjunto com o secador também produz um visual bonito que deixa a gestante linda sem precisar recorrer à produtos químicos.

Finalizadores também são um recurso poderoso que auxiliam o secador nos cuidados e na beleza dos cabelos. Eles protegem os fios do calor causado pelo secador e a chapinha, dão um aspecto de naturalidade aos fios e diminuem o efeito frizz. Existem diferentes tipos de finalizadores para todos os tipos de cabelos e finalidades.

Este momento pode representar também a oportunidade de experimentar novas possibilidades no seu visual. Muitas mulheres aproveitam a gravidez para adotarem os cabelos encaracolados e se surpreendem com os resultados. Ao gostarem do novo look e depois de muitos elogios conquistados muitas grávidas decidem adotar o novo visual junto com a nova fase da vida. Permita-se a experimentar todas as possibilidades deste momento único e inesquecível.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */