Relacionamento

Por que os casais se divorciam? Veja os 3 principais motivos!

Entenda os principais motivos que fazem com que casais se divorciem hoje em dia e tentem salvar seu casamento!


São inúmeros os motivos que podem levar à separação de um casal, mesmo depois de jurarem votos eternos de amor. Variam desde simples “desculpinhas” a razões convincentes, mas uma coisa sempre é certa: quando um não quer mais, dois não ficam juntos mesmo! Durante a pandemia, com os casais juntos 24 horas por dia no mesmo espaço, o número de divórcios aumentou enormemente, fazendo com que tenham batido um verdadeiro recorde. E no artigo a seguir vamos elucidar quais seriam os top 3 dos principais motivos que levam os casais à separação!

3 principais motivos dos divórcios hoje em dia

Obviamente existem mais motivos, mas esses abaixo são os que mais aparecem nas audiências de divórcio nas varas de família.

Diferenças na convivência

A convivência pode apresentar ao casal muitas diferenças que existem entre os dois, desde um simples gosto diferente de sorvete a um sonho não compartilhado, por exemplo. Cada um é de um jeito, cada um tem seus próprios sonhos, e nem sempre o parceiro vai compartilhar dos mesmos desejos (tanto emocionais quanto so desejos físicos do corpo) ou apoiá-los.

Ser diferente do parceiro é normal, todos temos sonhos pessoais além dos sonhos compartilhados, porém quando as ambições são contrárias ou representam destinos diferentes, fica difícil tolerar e isso atrapalha de verdade o bem-estar de muitos relacionamentos, o que vem a ser um grande motivo para os términos. Além disso, em alguns casos, as diferenças acabam culminando com a falta de respeito, que também mina a relação.

Infidelidade

Traição confirmada ou simplesmente os sinais podem ser grandes pesos na maioria dos relacionamentos. Traição significa quebra de acordo, o qual na maioria das vezes determina que um pertencerá somente ao outro, tanto no sentido sexual quanto sentimental; então quando há a quebra ou somente a suspeita, o relacionamento sofre um abalo pesado.

Ao contrário do que é muito dito por aí, infidelidade não é apenas “insatisfação com o que tem dentro de casa”, como também pode ser falta de diálogo, de sintonia ou simplesmente um momento em que a pessoa errou feio e escolher por desperdiçar uma vida inteira de amor. Todo mundo pode trair, homem ou mulher. O erro é humano, mas o perdão é divino. E é raro o casal que sabe lidar bem com isso sem envolver separação.

Por incrível que possa parecer, a simples falta do hábito de conversar com seu parceiro pode causar o fim do relacionamento. É muito mais do que perguntar como foi o dia da pessoa, e sim compartilhar problemas, apontar algo que incomoda você na relação, tirar dúvidas sobre determinado assunto, e qualquer outro tipo de diálogo. Existem pessoas que fazem totalmente o contrário, fugindo do diálogo toda vez que algum assunto “chato” vem a tona e ao invés de debater, “varrem para debaixo do tapete” e as coisas apenas se acumulam.

A comunicação entre o casal é sinal de harmonia e sintonia entre ambos! É na hora da conversa que são compartilhadas conquistas, experiências, casos do dia a dia e até mesmo suas ambições. E conversar pode evitar problemas mais sérios no relacionamento. Sendo assim, não faça como muitos outros casais imaturos que fogem de algum problema ao invés de conversar sobre ele a dois. Conversar faz bem e pode remediar a maioria dos problemas no relacionamento!

Considerações Finais

Viu só o que acontece? É sim possível salvar um casamento simplesmente por entender as diferenças entre ambos, sendo fiéis um ao outro e mantendo o diálogo em dia. Mas se você está cansado de lutar por algo que não vale a pena e sua vontade é de se separar mesmo e, principalmente, de forma tranquila e amigável., sem stress e ataques desnecessários ao outro.

Mas por outro lado, se o casal realmente pretende ficar junto, uma terapia de casais, ou cada um frequentando sua terapia em separado, pode ser algo que realmente ajude., existem muitos casos de relacionamentos que estavam na berlinda e conseguiram remediar dessa forma.

Por fim, já falamos aqui em outro artigo sobre brinquedos eróticos para o casal, que também podem ajudar a apimentar a relação.

Sugestões de novos artigos, deixem nos comentários!

Veja também:

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes