Beleza Cabelos

Pré-poo: proteja seus cabelos do ressecamento do shampoo

Você está sentindo o seu cabelo muito ressecado ultimamente? Talvez, esse seja o pesadelo pelo qual a maioria das mulheres passa no dia a dia, mesmo com todos os cuidados e tratamentos necessários para ter fios saudáveis e bonitos.

E, por mais que os fatores externos sejam os principais causadores disso, como o mar, sol, piscina, umidade, poluição, etc., além do secador, chapinha e babyliss que nunca faltam na rotina, temos que admitir que todo esse ressecamento também pode estar relacionado à hora do banho.

Isso mesmo! Principalmente no caso dos cabelos cacheados, se você costuma lavar as suas madeixas em água quente ou usar muito shampoo, esses hábitos também podem estar contribuindo para a desidratação dos seus fios. Isso porque esses produtos são ricos em sulfatos e, por isso, mesmo os mais fracos, costumam deixar a fibra capilar ressecada e, portanto, quebradiça.

Por este motivo, uma nova técnica de lavagem capilar está fazendo o maior sucesso entre as vaidosas, principalmente as cacheadas e crespas: o pré-poo. Traduzindo do inglês para o português, o pré-poo significa “antes do shampoo” e pode ser uma excelente alternativa, tal como o no-poo, low-poo e co-wash, que você já aprendeu como fazer aqui no blog, para evitar o ressecamento das madeixas.

Quer saber o que é o pré-poo e como fazer nos seus cabelos? Então, continue lendo esse post até o final e saiba tudo sobre a técnica.

O que é o pré-poo e para que serve?

O pré-poo nada mais é do que uma técnica de lavagem capilar que ajuda a evitar o ressecamento dos cabelos, geralmente causado pelo uso de shampoos, que possuem, em sua maioria, alto teor de sulfatos, substâncias que prejudicam a saúde da fibra capilar.



Em tradução para o português, pré-poo significa “antes do shampoo”. Ou seja, trata-se de um tipo de pré-lavagem, que é feita, é claro, antes de lavar os cabelos durante o banho. A técnica serve para evitar que o shampoo, na hora de limpar a sujeira dos fios, leve também a oleosidade natural que vem do couro cabeludo até o comprimento do cabelo.

Neste caso, deve-se aplicar um produto hidratante e com alta proteção, seja um óleo, máscara leve ou condicionador, que deverá formar uma capa protetora ao redor dos fios e protegê-los dos sulfatos presentes nas fórmulas dos shampoos, evitando, assim, o ressecamento e posterior quebra dos fios.

O pré-poo é ideal para ser feito em cabelos cacheados e crespos, uma vez que estes são os tipos capilares que mais sofrem com o ressecamento por conta do formato dos fios (espiral), que dificultam a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo até o comprimento e pontas dos fios. Com ele, os seus cachos podem ficar muito mais hidratados e não sofrerem com as agressões dos shampoos durante as lavagens.

Veja também: Como lavar os cabelos: Veja os 8 erros mais cometidos [Infográfico]

Além disso, mulheres que usam muito secador, chapinha e babyliss, além de produtos e procedimentos químicos nos fios, também podem obter vários benefícios ao fazer o pré-poo nas madeixas. Neste caso, a pré-lavagem servirá para proteger os fios quimicamente tratados de danos maiores, que podem ser potencializados com o uso de shampoos.

No decorrer desse artigo, você vai aprender como fazer o pré-poo nos seus cabelos.

Como fazer? Veja o passo a passo

Agora que você já sabe o que é e para que serve o pré-poo, chegou a gora de aprender como aplicar a técnica nos seus cabelos. Para isso, você deverá escolher primeiro um produto hidratante e protetor, como uma máscara, óleo ou condicionador, e umedeça os cabelos moderadamente. Não exagere, pois com o cabelo muito molhado, a técnica não funciona.

Feito isso, basta seguir o passo a passo a seguir para fazer o seu pré-poo e manter os cabelos hidratados por mais tempo, mesmo após a lavagem com o shampoo.

Passo 1: Primeiro, aplique a máscara, o óleo ou condicionador, de sua preferência, no comprimento até as pontas dos cabelos e aguarde cerca de três minutinhos até o produto agir nos cabelos e garantir a proteção dos fios.

Passo 2: Em seguida, aplique o shampoo no couro cabeludo, sem precisar remover o produto que você escolheu para fazer o pré-poo. Massageie a raiz do cabelo, focando na limpeza apenas nessa região, sem esfregar o comprimento ou pontas, para eliminar apenas a oleosidade excessiva no couro cabeludo e não no restante dos cabelos.

Passo 3: Feito isso, enxágue o shampoo, deixando a espuma cair sobre o comprimento e pontas dos cabelos, o que será o suficiente para limpar essas partes e remover o produto usado para fazer o pré-poo, mantendo a oleosidade natural que deixa os fios hidratados e evitando, assim, o ressecamento.

Dicas importantes

  • Você pode fazer o pré-poo no seu cabelo quando sentir que ele está ressecado, danificado ou poroso. Um tempo ideal é de aplicação da técnica a cada dois dias, mas isso vai depender de cabelo para cabelo.
  • Você também pode usar o condicionador/máscara com o óleo ao mesmo tempo, caso sinta necessidade. Para isso, basta pingar algumas gotas do óleo em um dos produtos e seguir o passo a passo anterior normalmente.
  • Os resultados do pré-poo podem ser vistos com o tempo, após cada lavagem. Por não ser exatamente um tratamento, você não deverá esperar por resultados altamente hidratantes, mas apenas de proteção dos seus fios das agressões dos shampoos.
  • Uma boa dica para quem está com os cabelos muito danificados é colocar um pouquinho de mel no óleo que irá utilizar para fazer o pré-poo. O poder de hidratação e proteção dos fios será muito maior. Para isso, basta misturar mel e o óleo e levar para aquecer no microondas por 15 ou 20 segundos e aplicar como ensinamos no passo a passo acima.
  • Evite usar máscaras potentes ou caras, já que você vai meio que desperdiçar o produto fazendo a técnica. Além disso, uma boa ideia é não usar produtos com parafina e óleo mineral em sua composição, pois eles ressecam o cabelo da mesma forma que os sulfatos presentes nos shampoos.

Mais dicas e inspirações para suas madeixas:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */