Maquiagem

Como preparar a pele antes da maquiagem: as melhores dicas estão aqui!

Muitas pessoas acreditam que uma determinada make não ficou boa porque os produtos não eram caros ou de marcas renomadas. Um ledo engano. Na verdade, além de usar um produto de boa qualidade, para a maquiagem ficar boa é necessário saber como preparar a pele antes da maquiagem.

Sim, tudo começa ante da aplicação do primeiro produto. Como? Fazendo um bom preparo da região que receberá a make, pois ela deve estar limpa e hidratada antes de qualquer coisa.

Isso evita que sofra agressão dos produtos que serão depositados. E esse é só o começo. Veja a seguir algumas dicas de como preparar a pele antes da maquiagem para compor um visual digno de diva.

Elimine as impurezas

Caso esteja com maquiagem na pele, o mais indicado é primeiro aplicar um bom demaquilante no rosto. O objetivo é retirar quaisquer resquícios de produtos da pele. Em seguida o passo é lavar o rosto com sabonete de limpeza profunda. Se estiver sem maquiagem, use apenas o sabonete.

Tonifique

Depois de realizar a limpeza da pele eliminando todas as impurezas e resíduos de maquiagem, aplique um tônico no rosto. Escolha o mais adequado para o seu tipo de pele.

O tônico vai ajudar a fechar os poros, deixando-os mais saudáveis e joviais. Além disso, ele ainda ajuda a pele a recuperar algumas vitaminas perdidas, deixando-a ainda menos oleosa por mais tempo.

Hidrate a pele

Após limpar e tonificar a pele, o próximo passo é a hidratação. O hidrante ajuda a sua pele a ter de volta a água perdida ao longo do dia. Com a pele hidratada ela ficará bonita por mais tempo, tendo como resultado uma make duradoura, que também não vai craquelar.

Ela deve ser hidratada antes de ser maquiada, assim ganha uma proteção contra a ação dos produtos que serão depositados. O hidratante pode ser aplicado tranquilamente com os dedos, por meio de pequenos movimentos circulares. Isso ajuda ativar a circulação sanguínea no rosto.

No caso de pele oleosa ou mista, o ideal é usar gel ou loção de hidratação. Enquanto isso, para mulheres com pele seca, o mais indicado é o uso de hidratantes.

Hidrate seus lábios

É quase impossível ter um bom resultado com batom se os lábios estiverem ressecados. A regra vale principalmente no caso de batom mate. Para que seus lábios fiquem lisinhos e o batom dure mais tempo, portanto, é importante fazer uma esfoliação nos lábios, eliminando assim aquelas pelinhas secas e soltas. Depois basta passar um hidrante labial.

Passe o hidratante durante a preparação de pele e quando terminar a make e finalizar com batom verá a diferença, tanto na aplicação como no resultado.

Use primer

O primer tem a ação de fechar ainda mais os poros da pele, além de manter prolongar a duração da maquiagem. Ele também ajuda a controlar a oleosidade da pele e deixa com uma textura mais macia, evitando que a maquiagem escorra ou fique borrada ao longo do dia.

É possível encontrar primer para a área do rosto, boca e olhos. É ótima opção para quem precisa ficar maquiada por muito tempo.

Creme para área dos olhos

Você percebe que a área dos olhos estão ressecadas quando ela passa a sugar toda propriedade hidratante dos produtos. O resultado disso é que a base e o corretivo ficam craquelados nessa região, se acumulando nas dobras do olho e deixando com ar de cansaço.

Nesse caso, o uso de um hidrate específico para área dos olhos fará toda diferença na sua make, uma vez que vai evitar o problema e manter tudo em seu devido lugar. Vale destacar que é importante aplicar o creme para aérea do olho primeiro, ou seja, após a preparação da pele, mas antes da maquiagem.

Como preparar a pele antes da maquiagem da noite

Embora não existam grandes diferenças no conceito de preparação da pele, o fato é que o processo de make para a noite pode apresentar algumas variações importantes na prática. Isso porque a noite a maquiagem tende a ser mais pesada. Dito isso, vamos ao complemento das dicas.

Pele limpa

Da mesma forma que a preparação para pele durante o dia, é importante que a pele seja limpa. O objetivo também é eliminar as impurezas e resíduos de maquiagem, por isso não abra mão de um bom sabonete indicado para seu tipo de pele.

Máscara de argila

Aqui temos um passo importante que não havíamos mencionado antes. Para preparar a máscara de argila o ideal é usar uma colher de sopa de água para cada colher de sopa de argila.

Você pode escolher qualquer argila de sua preferência, porém o indicado é a argila vermelha, pois ela além de tratar a pele, a deixa purificada e mais bonita. Caso não tenha a mãos uma argila, essa etapa pode ser substituída por esfoliação, pois ela também ajuda a deixar a pele lisinha e eliminar células mortas.

Hidratação

Na hora de hidratar para a make da noite, dê preferência ao hidrante sem óleo, e que não obstrui os poros. No caso de usar algum tipo de creme anti-idade ou indicado para algum cuidado específico do rosto, é bom que o mesmo seja aplicado antes da maquiagem. Isso evita que sua make fique comprometida.

Primer

Como dito antes, existem primers indicado para cada área do rosto. Quando aplicado, ele deixa as marcas de expressões mais suaves, preparando a pele e a deixando mais macia e jovial.

Para aplicar o primer para a make noturna basta usar as pontas dos dedos se concentrando mais na zona T do rosto, que inclui testa, nariz e queixo, sendo estas as partes mas oleosas. Quando o primer é aplicado na boca, também mantêm a hidratação dos lábios, aumentando a fixação do batom.

Agora aqui vai uma dica de ouro: se não tiver um primer em casa, é possível obter um resultado similar com uso de pedrinhas de gelo e um lenço. Enrole o gelo no lenço e aplique no rosto, com cuidado para não causar queimaduras nem deixar a pele vermelha. Isso também ajuda a fechar os poros.

Conte pra gente o que achou dessas dicas de como preparar a pele antes da maquiagem.

/* ]]> */