Recomendados para você
Maquiagem

6 dicas de como preparar a pele para a maquiagem

Quer saber como preparar a pele para a maquiagem? Fique atenta a essas 6 dicas e descubra como é importante preparar a cútis para receber a make!

Existe no mercado uma infinidade de produtos para maquiagem que promete resultados incríveis: lábios mais carnudos e coloridos por mais tempo, pele perfeita, olhar sedutor, cílios longos e poderosos.

No entanto, para que todos esses produtos surtam o resultado esperado, a pele deve estar preparada para recebê-los.

Conheça 6 dicas valiosas de como preparar a pele para a maquiagem!

6 dicas de como preparar a pele para a maquiagem

1. Limpeza

Para iniciar o processo de como preparar a pele para a maquiagem, a limpeza da pele é fundamental para que o resultado final seja o melhor possível.

  1. Lave bem o rosto e pescoço com sabonete específico para essa região e apropriado para o tipo de pele;
  2. Após lavá-los bem, passe um adstringente ou tônico específico para o tipo de pele.

2. A importância do protetor solar

O rosto e pescoço são as partes do corpo que ficam mais expostas aos raios UV. Sem protetor solar adequado e com a exposição frequente a esses raios, a pele acaba sendo danificada, ocasionando o envelhecimento precoce.

Essa é uma dica importante para as mulheres que usam maquiagem no dia-a-dia e ficam expostas aos raios UV por maior tempo.

Alguns produtos de maquiagem contêm fator de proteção solar, o que os torna bem mais práticos. No entanto, esses produtos, geralmente, não substituem o protetor solar convencional. Portanto, não abra mão do protetor solar antes de iniciar a maquiagem.

Logo após a limpeza da pele, aplique o protetor solar fator acima de 30 e aguarde por 5 minutos antes de dar prosseguimento à maquiagem.

Como opção para peles mistas a oleosas, o protetor solar em gel é bem adequado. Já para as peles normais à secas, o uso de protetor cremoso e líquido é ideal.

3. Maquiagem perfeita e duradoura requer poros fechados

Um fator importante de como preparar a pele para a maquiagem está em usar um produto específico para fechar os poros: o primer. O uso do primer garantirá uma maquiagem mais duradoura.

O mercado de cosméticos oferece primers específicos para cada região do rosto. Confira os benefícios que cada um oferece para cada área:

  • Rosto: suaviza marcas de expressão e deixa a pela mais aveludada;
  • Olhos: diminui marcas de expressão e auxilia na fixação da sombra, do lápis e do delineador;
  • Lábios: proporciona hidratação para os lábios, garantindo maior durabilidade ao batom.

A maneira mais correta de passar o primer no rosto é colocando uma quantidade do produto nas mãos e ir espalhando pelo rosto com a ponta dos dedos, do centro para as extremidades.

Lembre-se de que a concentração do primer deverá ser maior nas áreas do rosto mais oleosas.

4. Corretivo

Chegou a hora do corretivo. Ele auxilia a encobrir imperfeições específicas da pele como olheiras profundas, manchas, acnes e leves cicatrizes.

Você pode optar em usar corretivos coloridos que são potentes para encobrir imperfeições mais acentuadas ou os tradicionais corretivos que mais se aproximem do seu tom de pele.

Para aplicar o corretivo, você poderá usar um pincel adequado ou ainda os dedos em formato de pequenas bolinhas, em forma de triângulo invertido, abaixo dos olhos, finalizando dando leves batidinhas.

5. Base

Para que a pele fique perfeitamente uniforme, é necessário o uso de base. Use uma base de cor mais próxima possível da cor da pele.

Uma dica importante de quando for adquirir a base é não fazer o teste nas costas da mão, mas sim no próprio rosto. Siga esses passos para a aplicação perfeita da base:

  1. A base pode ser aplicada com a ponta dos dedos, com um pincel específico ou com uma esponjinha;
  2. Para espalhar uniformemente a base, faça movimentos suaves de dentro para fora do rosto;
  3. Aplique a base na testa, queixo, maçãs do rosto, nariz e abaixo dos olhos. Não se esqueça de aplicar também no maxilar e pescoço para não haver divisão de tonalidades;
  4. Use sempre o bom senso aplicando a base sem exageros para que a pele não fique sobrecarregada e com efeito grosseiro.

6. Pó compacto

A aplicação do pó compacto é o último item de como preparar a pele para maquiagem. Após a sua aplicação, a pele estará pronta para os próximos passos da maquiagem.

Adquirir o pó compacto com a fórmula adequada para o tipo de pele é de suma importância.

A pele oleosa requer um pó que contenha talco em sua formulação. Isso garantirá um efeito matte perfeito para esse tipo de pele.

Se a pele for seca, optar por um pó compacto com ácido hailurônico, que possui propriedades umectantes, é o ideal.

Mulheres com pele mista podem optar por pó compacto que contenha dióxido de silício em sua formulação.

As mulheres com pele seca também fazem bastante uso do pó compacto com dióxido de silício por ele proporcionar um melhor deslizamento do pó sobre a pele. Entretanto, as mulheres com pele oleosa tendem a evitá-lo por ser um pouco gorduroso.

Como aplicar o pó compacto?

Para evitar um rosto com aspecto pesado, carregado de maquiagem, o ideal é usar pouquíssimo pó compacto.

Utilize um pincel apropriado dando leves e suaves pinceladas, sempre de dentro do rosto para fora. O foco principal para a aplicação do pó compacto concentra-se na zona T, nariz-testa-queixo, que costuma ser mais oleosa.

Para criar um efeito natural, de pele saudável e aveludada, é importante retirar o excesso de pó com o auxílio de um pincel. E não se esqueça de aplicar o pó também no pescoço, para evitar o efeito de divisão de tonalidades.

Próximos passos para finalizar a maquiagem

Agora que já conheça as 6 dicas de como preparar a pele para a maquiagem, acompanhe os próximos passos para finalizar a make e arrasar!

  • A aplicação de blush é um complemento perfeito para dar aquele ar saudável;
  • O iluminador cria luminosidade para alguns pontos do rosto, garantindo naturalidade, e é ideal para festas noturnas;
  • Capriche na maquiagem dos olhos e dos lábios e pronto!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */