Maternidade

Tudo sobre a gravidez: como se preparar para o parto?

O momento do parto é, sem dúvidas, um dos mais esperados, não só pela gestante, como também pelo pai, familiares e amigos. É muita ansiedade para administrar e a melhor coisa a se fazer é se informar e procurar se preparar da melhor maneira possível.

Neste artigo, daremos várias dicas de como se preparar para o trabalho de parto, quais exercícios podem ser praticados para se fortalecer e como saber o que esperar desse momento que é realmente transformador.

Dicas para se preparar para o parto normal:

O parto normal é um processo que leva tempo, nada mais justo, afinal, seu corpo tem que passar por várias transformações, que envolvem adaptações físicas, muita produção hormonal, e claro, muita energia.

O parto normal possui, basicamente, quatro fases principais:

  • fase latente: quando as contrações se iniciam, geralmente durando até 60 segundos, mas ainda não estão doloridas o suficiente para impedir que você faça outras coisas;
  • fase ativa: as contrações podem durar mais de 1 minuto e você começa a ficar mais ritmadas, com intervalos de 5 minutos ou menos;
  • fase expulsiva: é quando o bebê começa a sair, as contrações são mais longas, com mais de 1 minuto e meio e os intervalos são bem curtos;
  • dequitação da placenta: após o nascimento do bebê, ainda há algumas contrações para expelir a placenta.

Para entender mais sobre o trabalho de parto, este artigo pode ajudar você: Prepare-se: quais são as fases do trabalho de parto.

E também temos um artigo muito útil para você saber quando está realmente iniciando o trabalho de parto: Está na hora? Saiba quando começa o trabalho de parto.

Prepare o corpo:

É inegável que o parto normal exige muito do corpo da mulher. O processo todo pode durar muitas horas, são contrações que se iniciam mais brandas e vão ficando cada vez mais longas, a dilatação exige que o períneo esteja fortalecido e seja flexível, e alguns exercícios podem auxiliar a gestante a se preparar para essa que é quase uma prova de resistência física.



Confira: Exercícios de relaxamento para a gravidez.

Exercícios de Kegel:

Os exercícios de Kegel são úteis para fortalecer o períneo, que é a estrutura muscular do canal vaginal. Eles auxiliam as mulheres que desejam sentir mais prazer durante o sexo, além de facilitar a dilatação durante  trabalho de parto.

Uma vantagem incrível desses exercícios é que você pode praticar em qualquer lugar sem que ninguém note, porque você pratica contraindo os músculos da vagina como se estivesse segurando o xixi.

Para se exercitar, basta fazer séries de 10 contrações, aguardar alguns minutos e reiniciar os movimentos. Conforme se sentir mais fortalecida, aumente progressivamente o número de contrações da série.

Você vai precisar de braços fortes:

Bem, esse exercício, além de auxiliar a gestante a manter a mobilidade até o final do período, ainda ajuda no pós-parto. Pois é, nunca contaram para você que as mamães de primeira viagem sentem muitas dores nos braços? Sim, e isso acontece porque nem sempre estamos acostumadas a levar crianças no colo.

É essencial que você procure um profissional para orientar os exercícios, porque não é recomendável fazer muito esforço durante a gestação. Também converse com o seu médico sobre isso, ok?

Veja mais dicas sobre exercícios de fortalecimento para mamães aqui.

A boa e velha caminhada:

Também essencial para manter a mobilidade, ativar a circulação, a boa e velha caminhada também auxilia no condicionamento físico para o parto. Porém, procure não exagerar no ritmo e na duração do exercício! Caminhe tranquilamente durante meia hora por dia pela manhã ou no fim da tarde.

Prepare a mente:

Não é apenas o corpo que deve estar preparado. A mente tranquila, a segurança e paciência são tão importantes quanto um períneo bem sarado.

Para isso, é preciso entender como funciona o parto normal, conversar com mulheres que o fizeram e também assistir a vídeos de parto.

Também existem diversas publicações sobre o assunto, escritos por profissionais da área e que podem tirar várias dúvidas, ajudando você a lidar com suas inseguranças.

Veja aqui 9 lindos vídeos de parto normal.

Dicas para se preparar para a cesariana:

A cesariana é uma cirurgia que intervém antes ou durante o trabalho de parto, retirando o bebê de dentro do útero da mãe através de uma incisão no abdome. Antes de decidir sobre a cesariana, é importante refletir sobre porque você está optando por essa cirurgia de grande porte: é por medo da dor? é por medo do parto normal dar errado? é porque a cesariana parece mais prática?

A cesariana possui um período de recuperação mais delicado e demorado do que o parto normal, além de não ser a via de nascimento mais indicada pela Organização Mundial da Saúde. Saiba mais sobre o assunto e converse com seu médico.

Informe-se sobre as indicações de cesárea:

Existem algumas situações nas quais a cesárea é a única forma de salvar a vida do bebê e da mãe, no entanto, sabe-se que no Brasil ela acaba sendo indicada sem necessidade real por conveniência médica, insegurança e desinformação da gestante.

Saiba 5 situações em que a cesária é inevitável.

Saiba como acontece a cirurgia:

Converse com seu médico e leia sobre como é feita a cirurgia para a retirada do bebê, como acontece a recuperação e avalie os prós e contras desse procedimento antes de decidir. Seu bebê e seu corpo agradecem!

Como lidar com o medo?

Muitas mulheres desistem do parto normal porque têm medo. Medo da dor, medo de alguma coisa dar errado, medo por sua vida e pela vida do bebê. Isso é muito comum e é sinal de que essa gestante precisa se fortalecer.

Existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Aprenda a filtrar os comentários:

É normal as pessoas comentarem que a mulher que quer parir normalmente é “corajosa”, como se o parto fosse uma proeza impossível de realizar. O parto normal é difícil sim, mas com preparação e perseverança ele pode ser uma experiência transformadora, então, aprenda a filtrar esses comentários, eles não vão ajudar você a conseguir ter seu filho de maneira natural.

Conheça o tesouro da gestante: os relatos de parto

Ninguém melhor para dizer como é um parto normal do que a gestante que o viveu, não é? E para a gestante que está buscando saber mais sobre o trabalho de parto, eles são muito informativos e, dependendo do momento em que você está, esses relatos também podem ser muito comoventes e encorajadores. 

Veja aqui 6 relatos emocionantes sobre parto normal.

Um refúgio para as horas de insegurança: grupos de apoio online e presenciais

Se ler relatos pode mudar a maneira como você vê o parto, os grupos de discussão e apoio, então, podem fazer você mudar a maneira como vê toda a gestação, o parto e também a maternidade. Existem vários grupos no Facebook, nos quais várias mulheres postam suas dúvidas, trocam experiências e se apoiam. Aproveite para pesquisar se há grupos presenciais na sua cidade.

 

E aí, você se sente mais preparada? Esperamos que esse artigo tenha apontado um caminho para você conhecer mais sobre esse que é o momento mais encantador da gestação: o nascimento do seu pequeno.

Quer saber mais sobre as contrações que ocorrem durante o trabalho de parto? Veja esse artigo!

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */